Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
RADIOATIVIDADE
2
A DESCOBERTA O fenômeno da radioatividade foi descoberto pelo físico francês Henri Becquerel, em 1896. Guardou sais de Urânio juntamente a chapas fotográficas Becquerel realizou diversos estudos e verificou que sais de urânio emitiam radiação e os chamou de raios-X por não saber do que se tratava, impressionando chapas fotográficas.
3
O que é radioatividade? Radioatividade é um fenômeno natural pelo qual os núcleos dos átomos de certos elementos emitem radiações espontaneamente de modo a adquiriram estabilidade. A Radioatividade provocará alterações no núcleo do átomo, fazendo-o com que se transforme em outros elementos e emita raios alfa, beta e gama.
4
Por que ocorre a radioatividade?
A radioatividade natural ocorre, geralmente, com os átomos de números atômicos maiores que 82. Os átomos radioativos tem uma instabilidade nuclear devido ao desbalanceamento ocorrido entre prótons e neutrons.
5
Radiação Alfa As partículas alfa são constituídas por 2 prótons e 2 nêutrons, isto é, o núcleo de um átomo de hélio (He). Quando o núcleo as emite, perde 2 prótons e 2 nêutrons. 2 prótons + 2 nêutrons
6
Radiação Beta – desintegração de um neutron
Quando o núcleo emite uma partícula β, seu número de massa permanece constante e seu número atômico aumenta 1 unidade. 1 elétron
7
Radiação Gama As partículas, possuem diferente poder de penetração. Uma partícula α pode penetrar até 0,05 cm na pele e uma β até 1,5 cm. A radiação γ, por sua vez, facilmente atravessa todo o nosso organismo.
8
A emissão de partículas alfa e beta é o modo encontrado pelo núcleo para aliviar a instabilidade.
As radiações alfa (α) e beta (β) são partículas que possuem massa, carga elétrica e velocidade. Os raios gama (γ) são ondas eletromagnéticas (não possuem massa), que são emitidas por núcleos instáveis logo em seguida à emissão de uma partícula alfa ou beta e se propagam com a velocidade de km/s.
10
Tempo de meia-vida
11
Por que enterrar o lixo radioativo?
Exatamente por causa do tempo de meia-vida, pois a maioria desses materiais tem tempo meia-vida muito longo emitindo tais radiações por um grande período. Uma grande quantidade de chumbo é utilizada para envolver tal material, pois impede a passagem das radiações.
12
Fissão nuclear Fissão Nuclear é a quebra do núcleo de um átomo instável em dois menores e mais leves, como por exemplo, após a colisão da partícula nêutron no mesmo. Esse processo pode ser rotineiramente observado em usinas nucleares e/ou em bombas atômicas.
13
Usinas nucleares: É uma fonte de energia limpa, porém o grande problema esta no lixo radioativo gerado. O tipo de reação ocorrida é de fissão nuclear.
14
Bomba atômica: é uma reação de fissão nuclear de vários núcleos.
15
Fusão nuclear Fusão Nuclear é o processo no qual dois ou mais núcleos atômicos se juntam e formam um outro núcleo de maior número atômico. A fusão nuclear requer muita energia para acontecer, e geralmente libera muito mais energia do que consome. O principal tipo de fusão ocorre no interior das estrelas é o de Hidrogênio em Hélio, onde dois prótons se fundem em uma partícula alfa (um núcleo de hélio), liberando dois pósitrons, dois neutrinos e energia.
16
Exercícios: 1. O iodo-125, variedade radioativa do iodo, com aplicações medicinais, tem meia-vida de 60 dias. Quantas gramas de iodo-125 restarão, após 6 meses, a partir de uma amostra contendo 2,00 gramas do radioisótopo? a) 1,50. b) 0,75. c) 0,25. d) 0,60. e) 0,10.
17
2. O átomo 92U238 emite uma partícula alfa, originando um átomo do elemento X; este, por sua vez, emite uma partícula beta, originando um átomo do elemento Y. Podemos concluir que: a) Y tem número 91 e 143 nêutrons b) Y é isóbaro do urânio inicial c) Y tem número atômico 89 e número de massa 234 d) X tem número atômico 94 e número de massa 242 e) X e Y são isômeros.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.