A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pérsia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pérsia."— Transcrição da apresentação:

1 pérsia

2 Localização- o Irã (nome atual da Pérsia) é um imenso planalto localizado na Ásia, a leste da Mesopotâmia, banhado ao norte pelo Mar Cáspio e ao Sul pelo Golfo Pérsico. História política- no início do século XVIII aC, o planalto do Irã foi invadido e conquistado pelos medos e persas.Os medos se fixaram ao norte e os persas ao sul do planalto. A princípio, medos e persas viviam sob o regime de comunidade primitiva. Mais tarde as comunidades passam por um processo de desagregação que deu origem ao Estado entre eles. A organização do Estado se deu entre os medos, ao norte, a partir de uma Monarquia Despótica.

3 Entre os persas, a unificação política e o aparecimento do estado se deu mais tarde e sob a liderança de *Ciro, que unificou as tribos persas e organizou o Estado. A necessidade de terras férteis , o aumento populacional e a decadência dos impérios vizinhos permitiram a Ciro pôr em prática uma política expansionista com o apoio dos grandes proprietários de terras e dos comerciantes locais.Durante seu governo conquistou o Reino da Média, a Mesopotâmia , a Palestina. **Vale destacar o tratamento dado por Ciro aos povos conquistados , permitindo a eles liberdade religiosa e relativa autonomia às classes dominantes das regiões submetidas ao domínio persa

4

5 Após a morte de Ciro o Império persa foi dirigido pelo seu filho Cambises que prosseguiu a política de expansão conquistando o Egito. A morte de Cambises e os conflitos internos ocorridos no Império fizeram com que o seu sucessor, Dario I, colocasse em prática uma política de repressão às lutas internas ( Revolução dos Magos) e às revoltas nas províncias.

6 *** Para reprimir as revoltas e facilitar a administração do Império Dario I estabeleceu uma reforma administrativa : dividiu o império em satrapias que passaram a ser governadas pelos sátrapas ( nomeados pelo imperador), por um general e um secretário. Sátrapas, generais e secretários eram fiscalizados por inspetores reais conhecidos como os “olhos e ouvidos do rei”. Para uma perfeita integração política e econômica do Império padronizou a moeda ( o dárico), criou uma vasta rede de estradas, fortaleceu o exército e deu continuidade à política expansionista.

7

8

9 A expansão em direção à Ásia Menor levou ao conflito com os gregos, conhecido como **Guerras Médicas. A derrota na luta contra os gregos, as revoltas dos povos conquistados, as lutas internas pelo poder levaram à decadência do Império persa que, durante o governo de Dario III, foi conquistado pelos macedônios.

10 Economia- A base da economia persa era a agricultura, além da pecuária e o comércio realizado com a Fenícia, Egito e Índia. Sociedade- Formada por uma elite privilegiada e por uma grande massa camponesa submetida ao regime de servidão coletiva. Política- Monarquia Teocrática *Religião- criada por Zoroastro ou Zaratustra foi a realização cultural mais original e duradoura dos persas.Era dualista, admitia a existência de duas divindades que regiam o mundo: Ahura-Mazda (bem) e Arimã(mal) , que viviam em eterna luta, disputando a supremacia do universo. Artes- nesse campo os persas não apresentaram originalidade, pois suas obras combinam elementos artísticos de povos diferentes.


Carregar ppt "Pérsia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google