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XADREZ E. M. Professor Antonio Lopes Lins
Professora: Ednice dias dos Santos PCTE: Olidia Maria Lescano de Souza 4º anos A,B,C,D,E,F XADREZ
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JUSTIFICATIVA Um dos jogos mais antigos e populares do mundo, o xadrez pode ser aproveitado em vários aspectos pedagógicos. A partir dele, é possível estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.
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Objetivos • Desenvolver cálculos matemáticos através dos
movimentos das peças no tabuleiro; • Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão; • Além do aprendizado do esporte, criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo; • Criar um momento lúdico e ao mesmo tempo aprender desenvolvendo o raciocínio lógico; • Identificar as peças e seus movimentos, valores relativos, regulamento do jogo e notações utilizadas; • Utilizar-se das respectivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula; • Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças.
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SITUAÇÃO DIDÁTICA CRONOGRAMA
Em sala de informática foi trabalhado o projeto xadrez livre do MEC, disponibilizado nos micros com o sistema operacional linux. Também foi utilizado xadrez online através do acesso por internet. Em sala de aula foi confeccionado o tabuleiro de xadrez. CRONOGRAMA O presente projeto foi desenvolvido nos meses de abril e maio de 2011, podendo ser estendido para o 2º semestre/11.
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