A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução Industrial Prof. Dalton Jr..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução Industrial Prof. Dalton Jr.."— Transcrição da apresentação:

1 Revolução Industrial Prof. Dalton Jr.

2 O que é Revolução Industrial?
Denomina-se Revolução Industrial um conjunto de transformações iniciadas na Inglaterra, no final do XVIII. Essas transformações foram: Econômicas Sociais Tecnológicas Ainda podemos afirmar que foi a consolidação do capitalismo e da burguesia.

3 Fases da Rev. Industrial
1ª Fase – Iniciada na Inglaterra, se propagou por alguns países da Europa. Se caracterizou pelo desenvolvimento da indústria têxtil, energia a vapor (carvão), criação de locomotivas e navios a vapor e siderúrgicas (ferro). 2ª fase – Principal característica é o motor a combustão (petróleo), aço e energia elétrica.

4 Fatores que possibilitaram :
Grande quantidade de capital acumulado pela Burguesia, desde o período Mercantil. Cercamentos (enclousures) – Expulsou a população rural das terras comunais, forçando-os a morar nos centros urbanos, gerando farta mão de obra. Matéria prima abundante.

5 Inovações Técnicas

6 Consequências da Rev. Industrial
Surgimento da Indústria, o que promoveu a produção em massa, tornando o meio urbano mais importante economicamente que o rural. Destaque da burguesia, que passa a ser detentora dos meios de produção (máquinas) Desenvolvimento do capitalismo, que passa a ser industrial.

7 Crescimento demográfico, principalmente nos centros urbanos, devido aos cercamentos.
Agravamento dos problemas sociais, e surgimento do proletariado, massa de pessoas que vende sua força de trabalho para sobreviver. Péssimas condições de trabalho (no começo não existiam leis que regulamentassem o trabalho), moradia e saneamento básico.

8 Revoltas sociais Devido as péssimas condições de vida, esse período também foi marcado por algumas revoltas: Ludismo – Movimento liderado por Ned Ludd, seu principal objetivo era a destruição das máquinas, já que elas substituíam o trabalhador. Cartismo – Lutas pelo inserção política do proletariado no Parlamento.

9 Socialismo Além das revoltas, vários pensadores desenvolveram modelos de sociedade baseados no socialismo, onde a burguesia não iria deter o poder econômico, deixando esse poder a cargo do Estado, que iria distribuir a renda ao proletariado. Socialismo científico Socialismo Utópico Socialismo Cristão

10 Questões UFSC

11 UFSC 2010 Sobre a industrialização no mundo, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. Na tentativa de solucionar os problemas sociais, gerados pela Revolução Industrial, alguns pensadores desenvolveram teorias como o socialismo utópico, o socialismo científico e o socialismo cristão. 02. O rápido desenvolvimento industrial trouxe a melhoria das condições de vida de um número representativo de trabalhadores. Porém, as greves e a destruição de máquinas, que reuniam número significativo de baderneiros e comunistas, convenceram os capitalistas das vantagens do socialismo. 04. Os sindicatos, as leis de amparo aos trabalhadores, a limitação das horas de trabalho, a fixação de salários mínimos e a proibição do trabalho das crianças foram medidas que eliminaram os problemas sociais gerados pela industrialização na Europa. 08. A Revolução Industrial na Inglaterra, inspirada nos princípios do Liberalismo Econômico, permitiu a instalação de um modelo econômico justo e democrático, no qual as relações entre patrões e operários, coordenadas pelos sindicatos, se tornaram harmoniosas. 16. Nas regiões que vivenciaram os efeitos da Revolução Industrial houve deslocamento de camponeses para as cidades. Surgia assim o grupo social denominado proletariado, que nas cidades encontraria condições de vida adequadas para viver e educar seus filhos. 32. No Brasil a industrialização somente ocorreu no século XX, através de um processo de substituição de importações. A procura de produtos industrializados era maior que a oferta e a indústria nacional foi incentivada a aumentar a produção a fim de atender o mercado interno.

12 UFSC 2008 O processo histórico que levou à substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial. ARRUDA, José Jobson; PILETTI, Nelson. Toda a História – História Geral e do Brasil. São Paulo: Ed. Ática, p Sobre a Revolução Industrial, é CORRETO afirmar que: 01. teve início na Inglaterra, a “oficina do mundo”, com a indústria têxtil e a energia a vapor. 02. iniciou de forma simultânea na França e na Alemanha por volta de 1850, utilizando-se da energia elétrica e da queima de derivados de petróleo. 04. consolidou o sistema capitalista, humanizando o trabalho nas fábricas e possibilitando a participação dos operários nos lucros, o que aumentava a produção. 08. criou uma demanda crescente por energia. Considerando que a maior fonte energética era o carvão, a Revolução Industrial iniciou a poluição em grande escala, a qual hoje se manifesta no aquecimento global. 16. o crescimento rápido e desordenado das cidades foi uma conseqüência direta da Revolução Industrial, a qual gerou um grande contingente de trabalhadores miseráveis, o proletariado.

13 UFSC O significado de Revolução industrial é consideravelmente amplo e designa as modificações ocorridas na Inglaterra a partir de (...) As transformações econômicas, sociais e políticas provocadas pelas industrialização foram tão profundas na Europa que podem ser denominadas revolucionárias; porém, nme sempre promoveram a justiça social. Sobre a Revolução Industrial, é correto afirmar que: 01. O aperfeiçoamento dos teares e das máquinas de fiar, na segunda metade do século XVIII, proporcionou condições para a concentração dos operários nos arredores das fábricas, em ótimas condições de moradia, curtas jornadas de trabalho e boas condições sanitárias. 02.Na Inglaterra, considerada berço da Revolução Industrial, as condições de trabalho nas fábricas permitiam que as crianças dedicassem seu tempo exclusivamente aos estudos e às brincadeiras, isto é, inexistia o trabalho infantil. 04. Na Inglaterra, a aglomeração de trabalhadores provocadas pela industrialização, sem condições sanitárias satisfatórias, provocou, com frequência, o surgimento de epidemias. 08. Na Inglaterra as crianças foram usadas como mão de obra, em quase todos os ramos de manufatura do Reino. 16. A utilização das máquinas nas fábricas inglesas provocou a reação de artesãos que perceberam o perigo do desemprego. Alguns grupos foram organizados com o objetivo de destruí-las 32. Uma das consequências mais significativas da Revolução Industrial foi a concentração demográfica nas cidades.


Carregar ppt "Revolução Industrial Prof. Dalton Jr.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google