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REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

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Apresentação em tema: "REVOLUÇÃO INDUSTRIAL."— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

2 CONTEXTO • Inglaterra ∟ Séc. XVIII ∟ Desenvolvimento econômico ∟ Cercamentos ∟ Potência naval ∟ Comércio ultramarino ∟ Elisabeth I ∟ Oliver Cromwell ∟ Burguesia forte

3 CONTEXTO • Revolução gloriosa ∟ estado liberal ∟ poderia mercantil ∟ lucro ∟ Domínio do comércio mundial ∟ Manufatura de tecidos Obs: Portugal ajuda a Inglaterra a se enriquecer

4 FONTE DE ENERGIA • Carvão mineral x vegetal ∟ + energia ∟ + ferro ∟ máquinas à vapor

5 RESULTADO • Aumento da produção ∟ Indústria ∟ Capitalismo industrial • Fábrica ∟ Fim ∟ artesãos ∟ aprendizes ∟ conhecimento social e técnico da Idade média • Uso técnico da ciência

6 OBSERVAÇÃO • BURGUESIA X PROLETARIADO • Salário ∟ tempo de trabalho

7 Revolução industrial capital Mão-de-obra Revolução científica
Forte mercado interno Revolução industrial

8 ANTES • Sistema doméstico ∟ séc. XV ∟ Artesãos ∟ Produção ∟ Meios ∟ Fases ∟ Produção caseira ∟ Ritmo do artesão ∟ Familiar

9 ANTES • Manufatura ∟ Séc XV ∟ Homens de negócio ∟ Alta burguesia
∟ Patrões ∟ Donos dos meios ∟ Vários artesãos ∟ Salário ∟ Galpões ∟ Diferentes etapas ∟ Especializações ∟ Máquinas simples

10 MAQUINOFATURA • Motores a vapor • + velocidade • + produção • Barateamento ∟- tempo de produção ∟ “Time is money” ∟ + vendas • Baixa qualidade • Trabalhador ∟ auxílio da máquina

11 CONSEQUÊNCIAS Artesãos ∟ donos do tempo? ∟ donos dos meios? ∟ processo produtivo? ∟especializações ∟ trabalho assalariado

12 CIDADES E AS FÁBRICAS • Cercamentos ∟ Crescimento das cidades ∟ Grandes galpões ∟ máquinas ∟ operários ∟ Fim das tradições

13 TEMPO Natureza Fábrica ∟ sol ∟ atividade rurais ∟ relógio
∟ disciplina o trabalhador ∟ horários ∟ longas jornadas ∟ luz artificial

14 ASSOCIAÇÕES TRABALHISTAS
• Início do XVIII d.C. • Trade Unions • 14-16h de trabalho ∟ em pé ∟ almoço rápido ∟ ambiente de trabalho

15 O GOVERNO • Observa • Espiona • Reprime

16 LIBERDADE DE PROTESTO? • Proibição ∟ 1799-1800 ∟ Clandestinidade
∟ 1824 ∟ 1871 – Legalizados ∟ Força do movimento operário inglês ∟ Influenciador ∟ Benefício

17 MOVIMENTOS • Ludismo (1811-1812) OBS: Inimigo é a máquina
∟Protestos com bases jurídicas ∟ Ned Ludd ∟ Não são ouvidos ∟ Quebra das máquinas OBS: Inimigo é a máquina ∟ Desemprego ∟ Produz + ∟ - Qualidade

18 MOVIMENTOS • Distritos industriais • Cartismo (1837-1850)
∟ Ñ-participação política • Cartismo ( ) ∟ 1ª Carta do Povo ∟Voto secreto ∟ Sufrágio universal masculino ∟ parlamento anual ∟ de assinaturas

19 MOVIMENTOS • Cartismo (1837-1850) ∟ 2ª Carta do Povo ∟ mesmas petições
∟ aumento de salário ∟ redução da jornada ∟ assinaturas!

20

21 Em 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

22 TRABALHO INFANTIL • Crianças ∟ Início ∟ orfanatos ∟ Baixos salários

23 TRABALHO INFANTIL • Antes ∟ No campo ∟ Adulto pequeno
∟ Diferentes tarefas ∟ Família unida ∟ Conversas ∟ Festivais ∟ Diversão ∟ Encontro

24 TRABALHO INFANTIL • Agora ∟ Na Cidade ∟ Convívio familiar
∟ Adulto pequeno ∟ Convívio familiar ∟ Conversas? ∟ Festas? ∟ Contato com a natureza ∟ Rios ∟ Subir em árvores

25 TRABALHO INFANTIL ∟ Trabalho repetitivo ∟ 14h de tralho ∟ Doenças ∟ Acidentes de trabalho ∟ Ruas sujas ∟ Casas apertadas ∟ Falta de higiene ∟ Céu escurecido

26 TRABALHO INFANTIL • Castigos ∟ Socos ∟ Cabeça para baixo na água ∟ Conversar no trabalho? ∟ Atraso? ∟ Polícia

27 UNESP 2013 No final do século XVIII, a Inglaterra mantinha relações comerciais regulares com várias regiões do continente africano. O interesse de ingleses nesse comércio derivava, entre outras coisas, da necessidade de (A) mercado consumidor para os tecidos, produzidos em escala industrial nas fábricas inglesas e francesas. (B) especiarias e sal, utilizados na conservação de alimentos consumidos nas grandes cidades europeias. (C) petróleo, utilizado como fonte principal de energia nas fábricas instaladas em torno das grandes cidades inglesas. (D) matérias-primas, como o algodão e os óleos vegetais, que eram utilizadas pelas fábricas inglesas. (E) mão de obra a ser empregada nas manufaturas e fábricas que proliferavam na Inglaterra e na França

28 UNESP 2013 Todo processo de industrialização é necessariamente doloroso, porque envolve a erosão de padrões de vida tradicionais. Contudo, na Grã-Bretanha, ele ocorreu com uma violência excepcional, e nunca foi acompanhado por um sentimento de participação nacional num esforço comum. Sua única ideologia foi a dos patrões. O que ocorreu, na realidade, foi uma violência contra a natureza humana. De acordo com uma certa perspectiva, esta violência pode ser considerada como o resultado da ânsia pelo lucro, numa época em que a cobiça dos proprietários dos meios de produção estava livre das antigas restrições e não tinha ainda sido limitada pelos novos instrumentos de controle social. Não foram nem a pobreza, nem a doença os responsáveis pelas mais neegras sombras que cobriram os anos da Revolução Industrial, mas sim o próprio trabalho. (Edward P. Thompson. A formação da classe operária inglesa, vol. 2, Adaptado.) O texto afirma que a Revolução Industrial (A) aumentou os lucros dos capitalistas e gerou a convicção de que era desnecessário criar mecanismos de defesa e proteção dos trabalhadores. (B) provocou forte crescimento da economia britânica e, devido a isso, contou com esforço e apoio plenos de todos os segmentos da população. (C) representou mudanças radicais nas condições de vida e trabalho dos operários e envolveu-os num duro processo de produção. (D) piorou as condições de vida e de trabalho dos operários, mas trouxe o benefício de consolidar a ideia de que o trabalho enobrece o homem. (E) preservou as formas tradicionais de sociabilidade operária, mas aprofundou a miséria e facilitou o alastramento de epidemias.

29 UNESP - 2012 Noite após noite, quando tudo está tranquilo
E a lua se esconde por trás da colina, Marchamos, marchamos para realizar nosso desejo. Com machado, lança e fuzil! Oh! meus valentes cortadores! Os que com golpes fortes As máquinas de cortar destroem. Oh! meus valentes cortadores! (...). (Canção popular inglesa do inicio do século XIX. Citada por: Luzia Margareth Rago e Eduardo F. P. Moreira. O lkkoié Taylorismo, 1986.) A canção menciona os “quebradores de maquinas”, que agiram em muitas cidades inglesas nas primeiras décadas da industrialização. Alguns historiadores os consideram “rebeldes ingênuos”, enquanto outros os veem como “revolucionários conscientes”. Justifique as duas interpretações acerca do movimento.


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