A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Pelotas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Pelotas"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Pelotas
Departamento de Medicina Social e Preventiva Especialização em Saúde da Família ATENÇÃO A SAÚDE DA MULHER: CONTROLE DOS CÂNCERES DE COLO DO ÚTERO E DE MAMA NA COMUNIDADE INDÍGENA PEDRA LISA, RESERVA DO GUARITA - MUNICÍPIO DE TENENTE PORTELA/RS Aluno: Fábio Reinaldo dos Reis Orientadora: Luísa Jardim Corrêa de Oliveira

2 INTRODUÇÃO “Os elevados índices de mortalidade por câncer do colo do útero e da mama no Brasil justificam a implantação de estratégias efetivas de controle dessas doenças que incluam ações de promoção à saúde, prevenção e detecção precoce, tratamento e de cuidados paliativos, quando esses se fizerem necessários”. (Caderno de atenção básica: Controle dos cânceres do colo do útero e da mama, MS 2006)

3 Município de Tenente Portela/RS
- Município localizado na região noroeste do RS; - Economia baseada na agricultura; - População de habitantes, sendo 2018 indígenas ; - Cobertura de 100% de ESF, sendo 2 equipes de EMSI.

4 Caracterização da saúde indígena em Tenente Portela/RS
- Duas equipes de EMSI e uma equipe de Saúde Bucal que atendem 3 setores; - Setor Pedra Lisa: um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um dentista, 2 ACDs, 2 AIS, um AISAN; – Atende 577 indígenas, na zona rural.

5 Situação da ação programática na EMSI antes da intervenção: - Número muito pequeno de mulheres que realizavam os exames preventivos de colo de útero e menor ainda de mamografia; - Poucas reuniões de equipe e capacitações para a equipe em relação ao tema;

6 Objetivo Geral -Melhorar a detecção de câncer de colo de útero e de mama nas mulheres com idade de 25 a 64 anos para preventivo de colo de útero e de 50 a 69 anos para mamografia no setor indígena Pedra Lisa

7 METODOLOGIA Ações realizadas: - Monitorar periodicamente a cobertura de detecção precoce de câncer de colo uterino e de mama. - Realizar cadastro das mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos (preventivo de colo uterino) e de 50 a 69 anos (mamografia). - Esclarecer a comunidade sobre a importância da realização e periodicidade dos exames de preventivo de colo de útero e mamografia;

8 Reuniões de capacitação da equipe; - Monitoramento e avaliação;
Busca ativa das mulheres faltosas conforme periodicidade preconizada para os exames; Apoio das lideranças indígenas para conscientização das mulheres e familiares;

9 - Avaliação de risco para câncer de colo de útero e de mamas;
- Ofertar semanalmente a coleta de exames preventivos de colo de útero e encaminhamentos para mamografia. - Melhorar os registros dos exames de preventivo de colo de útero e mamografia. - Avaliação de risco para câncer de colo de útero e de mamas; - Orientações em relação as DSTs;

10 LOGÍSTICA: Protocolo do Ministério da Saúde, Caderno de atenção básica: Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília, 2006 e 2013; Fotos, diário, planilha de consolidado de dados e ficha espelho; - Apresentação do projeto de intervenção para lideranças indígenas e equipe da EMSI; - Coletas feitas por uma enfermeira. Busca ativa da equipe.

11 Objetivos, Metas e Resultados

12 Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama
META 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 90%.

13 Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama
META 2: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 70%.

14 Objetivo 2: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia META 3: Aplicar a periodicidade de rastreamento através do exame citopatológico de colo uterino recomendada pelo Ministério da Saúde a 100% das mulheres de 25 a 64 anos.

15 Objetivo 2: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia META 4: Aplicar a periodicidade de rastreamento através da mamografia recomendada pelo Ministério da Saúde a 100% das mulheres de 50 a 69 anos.

16 Momento antes da coleta do exame, palpação de mamas e encaminhamento para mamografia

17 Objetivo 2: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia META 5: Buscar 70% das mulheres faltosas à realização dos exames conforme periodicidade recomendada. Indicador 5: Proporção de mulheres de mulheres faltosas e que receberam busca ativa Este indicador não foi coletado na planilha de acompanhamento da intervenção. Acreditamos que conseguimos atingir 100% de cobertura, pois todas as mulheres que faltaram as consultas agendadas foram contatadas através de visitas domiciliares.

18 Busca de faltosas: visitas domiciliares e conversa com familiares na sala de espera da UBS

19 Objetivo 3: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres para detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na UBS META 8: Capacitar 100% dos profissionais da equipe da UBS para a prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama de acordo com os protocolos adotados pela UBS. Todos os profissionais receberam capacitação em relação a prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama.

20 Capacitação da equipe

21 Objetivo 3: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres para detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na UBS META 9: Garantir referência e contra referência para100% das mulheres com exame citopatológico alterado.

22 Objetivo 3: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres para detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na UBS META 10: Garantir referência e contra referência para 100% das mulheres com mamografia alterada. Não tivemos nenhuma mulher que realizou a mamografia e teve que ser encaminhada para alguma referência.

23 Objetivo 4: Melhorar registros das informações
META 11: Manter 100% de registro atualizados.

24 Avaliação e monitoramento/ registrando resultados dos exames nas fichas espelho

25 Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama
META 12: Realizar avaliação de risco em 100% das mulheres que frequentam o serviço.

26 Objetivo 6: Promoção da saúde
META 13: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo uterino e mama.

27 Objetivo 6: Promoção da saúde
Meta 14: Orientar 100% das mulheres em relação a fatores de risco para câncer de colo de útero e mamas.

28 Reunião com a comunidade/ orientações
Palestra para as mulheres

29 Importância da intervenção para a equipe;
DISCUSSÃO Importância da intervenção para a equipe; - Importância da intervenção para o serviço; - Importância da intervenção para a comunidade; - Incorporação da intervenção na rotina do serviço; - Adaptações para atingir indicadores não atingidos.

30 Desenvolvimento do trabalho no curso e expectativas iniciais;
Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem e na implementação da intervenção Desenvolvimento do trabalho no curso e expectativas iniciais; Significado do curso para a prática profissional; Aprendizados mais relevantes

31 OBRIGADO!


Carregar ppt "Universidade Federal de Pelotas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google