A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS"— Transcrição da apresentação:

1 PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS
CIC/2017 – 2EM

2 A resolução normativa CONAMA 001/86 “impacto ambiental => qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: I. a saúde, a segurança e o bem-estar da população; II. as atividades sociais e econômicas; III. a biota; IV. as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; V. a qualidade dos recursos ambientais.” Imagem: Incêndio no Parque Nacional de Brasília; queimada e destruição ambiental. / Antonio Cruz, da Abr / Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil

3 Os principais problemas ambientais urbanos:
Poluição (ar, solo, visual, águas, sonora); Resíduos sólidos (lixo); Enchentes; Inversão térmica; Ilhas de calor; Chuva ácida.

4 As causas dos problemas ambientais urbanos:
Revolução industrial (industrialização); Capitalismo e globalização (Consumismo); Urbanização (crescimento desordenado das cidades); Aumento populacional (7,2 bilhões de habitantes no mundo); Ineficácia da política de Educação Ambiental.

5 O termo poluição deriva do latim POLLUERE, que significa “MANCHAR, SUJAR”.
poluição atmosférica =>presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As causas dessas emissões são a queima de combustíveis fósseis como: carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel) e também a poluição emitida pelas indústrias

6 Consequências Aceleração do processo de aquecimento global.
Doenças respiratórias como: bronquite, rinite alérgica, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos;irritação na pele, lacrimação exagerada, infecção nos olhos, ardência na mucosa da garganta e processos inflamatórios no sistema circulatório (quando os poluentes chegam à circulação); Ilhas de Calor ou microclimas; Chuva ácida; Inversão térmica; Efeito estufa local.

7 Geografia, 1º ano Problemas ambientais urbanos
Ilha de calor => ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo. Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha (climática)

8 Inversão térmica é um fenômeno natural que ocorre devido ao rápido aquecimento e resfriamento da superfície em alguns locais, e é agravado nos grandes centros urbanos devido à presença de poluentes como o gás carbônico.

9 Geografia, 1º ano Problemas ambientais urbanos
Chuva ácida Com a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e carvão mineral, e o aumento considerável do acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera (além do normal) fazem com que o pH da chuva caia para algo entre 5 e 2,2 e se torne extremamente nociva ao homem e à natureza.

10 ENCHENTES URBANAS Excesso de pluviosidade agravado pela impermeabilização do solo urbano e acúmulo de dejetos em áreas de escoamento pluvial.

11 EFEITO ESTUFA LOCAL Poluição atmosférica
CIDADES EM FUNDOS DE VALES = ÁREAS DE DEPRESSÃO DESMATAMENTO DAS ENCOSTAS POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA INSUFICIÊNCIA DE ÁREAS VERDES ELEVAÇÃO DA TEMPERATURA

12 POLUIÇÃO SOLO = LIXO URBANO (CHORUME);
SONORA = TRÂNSITO E CONSTRUÇÃO CIVIL; VISUAL = DESCARACTERIZAÇÃO DA PAISAGEM.


Carregar ppt "PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google