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Prof. José Paulo Hernandes

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Apresentação em tema: "Prof. José Paulo Hernandes"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. José Paulo Hernandes
EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: CAMPO PROCESSAMENTO Prof. José Paulo Hernandes

2 Etapas do Processo de Pesquisa
1. Estabelecer a necessidade de informação 2. Especificar os objetivos da pesquisa 3. Determinar as fontes de dados 4. Escolher a abordagem de pesquisa (tipologias) 5. Definir o Projeto de Pesquisa (metodologia/design) 6. Projetar a amostra 8. Planejar logística de campo 7. Desenvolver instrumentos de coleta de dados 9. Coletar os dados 10. Elaborar Plano de Processamento e Análise 11. Preparar os dados 12. Processar os dados 13. Consolidar Informações - Preparar Quadros e Tabelas 14. Analisar os dados 15. Elaborar Relatórios e Apresentações Etapas do Processo de Pesquisa Pesquisa Quantitativa Ad Hoc 16. Apresentar os resultados 17. Acompanhar os resultados

3 Etapas do Processo de Pesquisa
8. Planejar logística de campo Todo o trabalho de logística de campo deve ser planejado: recrutamento, seleção e treinamento de entrevistadores/seleção de fornecedores; infra-estrutura: física/ transporte/ comunicação etc.; material de escritório/ apoio/ identificação etc. Deve-se definir cronograma, custos, mobilização e controles. 9. Coletar os dados Envolve a aplicação do instrumento de coleta de dados junto à amostra definida. O acompanhamento do campo bem como os procedimentos de checagem e verificação de realização e consistência devem ser realizados de forma estrita. A presença física bem como a elaboração de relatórios de produção pode ser uma exigência do cliente.

4 Logística de Campo Coletar Dados
Entrevistadores - recrutar - selecionar - treinar - apresentação dos objetivos e características da pesquisa - apresentação do questionário - discussão sobre o manual do entrevistador - aplicação monitorada do questionário Infraestrutura - Local - Material de escritório - Material de campo - controle amostral - questionários e cartões - identificação - Material de informática Controle no Campo - Verificação do questionários em : - consistência - realização - Tipo de erro - não intencional - intencional Logística - acesso à amostra - transporte - alimentação - estadia - comunicação

5 Etapas do Processo de Pesquisa
10. Elaborar Plano de Processamento e Análise Esta fase visa integrar as necessidades de informação e os objetivos da pesquisa com as questões do instrumento de coleta e as potencialidades do processamento e análise estatística. Nesta fase, deve ser elaborado um roteiro exaustivo de como se instrumentalizará a análise dos resultados

6 PLANO DE ANÁLISE Definição de: - Variáveis e suas características
- Técnicas a serem utilizadas: - descrição - inferência - Relação entre variáveis e técnicas aplicadas / hipóteses Técnicas estatísticas - frequências - tabelas de contingência - testes bivariados - paramétricos F, t, etc - não paramétricos - multivariadas Regressão Múltipla Discriminante Fatorial Cluster Multidimensional Scaling Conjoint Correlação Canônica etc

7 Etapas do Processo de Pesquisa
11. Preparar os dados Os dados colhidos nos instrumentos de coleta devem ser tratados (verificados, codificados, digitados, consistidos). Eventualmente procedimentos de inserção de informações secundárias na base de dados primária podem ser executados, bem como o trabalho de ponderação. 12. Processar os dados Os dados devem ter suas informações agregadas através do processamento com pacotes estatísticos, utilizando uma série de técnicas, visando gerar informação de descrição e inferência estatística que sejam relevantes para a análise.

8 PREPARAR DADOS PROCESSAR DADOS - Verificação - Codificação - manual de codificação - Digitação - Pré processamento - Consistência e Verificação final - Utilização de pacotes estatísticos - SPSS - SAS - STATISTICA - etc - Geração das listagens com os resultados do processamento

9 Etapas do Processo de Pesquisa
13. Consolidar Informações - Preparar Quadros e Tabelas Os dados obtidos do processamento devem ser agregados e combinados em formatos que possibilitem a visualização e compreensão adequadas para análise, através da preparação de quadros, tabelas e gráficos que trabalhem a contextualização dos números obtidos. 14. Analisar os dados Os dados devem ser analisados visualizando as necessidades de informação e os objetivos da pesquisa. O material básico para análise – tabelas, gráficos e quadros – serão incorporados ao relatório junto com as análises realizadas. Para suporte à análise utiliza-se também, quando necessário, das tabelas de processamento e de processamentos específicos da base de dados original.

10 Etapas do Processo de Pesquisa
15. Elaborar Relatórios e Apresentações Os relatórios devem ser montados dentro de um procedimento lógico de organização das informações, vinculados com a necessidade do cliente e objetivos da pesquisa. Podemos apresentar um relatório de resultados, cobrindo todo o escopo do projeto, e um relatório executivo, mais sucinto, com as informações e recomendações mais relevantes. Relatórios - Executivo - Descritivo - Divulgação Conteúdo: Objetivos do estudo, Metodologia Resultados Conclusões Recomendações

11 Etapas do Processo de Pesquisa
16. Apresentar os resultados A apresentação dos resultados deve comunicar de modo visual, escrito e/ou oral os aspectos relevantes do estudo. A realização de reuniões de discussão e trabalho sobre os resultados é fundamental para o adequado aprofundamento e aproveitamento das informações. . Reuniões preliminares - grupo de pesquisa - grupo gestor / estratégico Apresentação Final - executiva - geral ou segmentada Work Shop - Discussão dos resultados e sinergia - aprofundamento das conclusões e implicações

12 Etapas do Processo de Pesquisa
17. Acompanhar os resultados A integração da equipe de pesquisa junto ao cliente para a interpretação e utilização da informação tanto no planejamento de ações quanto na avaliação da implementação dos planos e programas é uma tendência, e necessidade, do mercado.


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