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Yaquelennis Suárez Bonilla Orientador: Ethieli Rodrigues Da Silveira

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Apresentação em tema: "Yaquelennis Suárez Bonilla Orientador: Ethieli Rodrigues Da Silveira"— Transcrição da apresentação:

1 Yaquelennis Suárez Bonilla Orientador: Ethieli Rodrigues Da Silveira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção à saúde da pessoa com hipertensão arterial sistêmica e/ou com diabetes mellitus na UBS Campo Santo, Macaíba/RN Yaquelennis Suárez Bonilla  Orientador: Ethieli Rodrigues Da Silveira Pelotas, 2015

2 INTRODUÇÃO O DM e a HAS constituem a primeira causa de mortalidade e hospitalização no Sistema Único de Saúde (SUS); São doenças com alta incidência, alta morbimortalidade em todo o mundo, e aqui no Brasil, tem-se alta incidência e prevalência destas doenças, aumentando a demanda de pessoas para consultas; A HAS é fator de risco para doenças decorrentes de aterosclerose e trombose.

3 CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO
Macaiba é um municipio do estado do Rio Grande do Norte, com uma população de habitantes, atendidos em 22 UBS. UBS Campo Santo, urbana. O modelo de atenção é Equipe de saúde da família. Tem uma população de 5348 habitantes, sendo homens e 2882 mulheres. Esta UBS tem só uma equipe de saúde.

4 OBJETIVO GERAL Melhorar a atenção à saúde da pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou diabetes mellitus na ESF Campo Santo, Macaíba, RN.

5 METODOLOGIA As ações foram desenvolvidas nos seguintes eixos:
Monitoramento e avaliação. Organização e gestão do serviço. Engajamento público. Qualificação da prática clínica.

6 METODOLOGIA / AÇÃO Intervenção de 4 meses.
População alvo: Estimativa de 813 com HAS e 201 DM. Cadastro da população alvo. Atendimento individual na UBS e visita domiciliar. Capacitação/treinamento da equipe

7 LOGÍSTICA Manual do Ministério da Saúde, 2013.
Prontuários, ficha espelho. Registros do programa Caderno de Atenção Básica nº 36 Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus; Caderno de Atenção Básica nº 37 Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: HAS do MS, 2013.

8 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 1. Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos Meta 1.1 Cadastrar 90% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde Meta 1.2 Cadastrar 75% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Mês 1: 94 (11,6%), Mês 2: 144 (17,7%), Mês 3: 218 (26,8%), Mês 4: 259 (31,9%) Mês 1: 29 (14,4%), Mês 2: 47 (23,4%), Mês 3: 71(35,3%), Mês 4 84 (41,8%) Figura 1: Proporção de Hipertensos cadastrados na UBS Campo Santo, Fonte: Planilha de Coleta de Dados, 2015. Figura 2: Proporção de Diabéticos cadastrados na UBS Campo Santo, Fonte: Planilha de Coleta de Dados, 2015.

9 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.1. Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos. Meta 2.2. Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos. Mês 1: 85 (90,4%), Mês 2: 135 (93,8%), Mês 3: 206 (94,5%), Mês 4: 246 (95%) Mês 1: 26 (89,7%), Mês 2: 44 (93,6%), Mês 3: 67 (94,4%), Mês 4: 80 (95,2%) Figura 4: Proporção de Diabéticos com exame clínico em dia na Unidade Básica de Saúde Campo Santo, Fonte: Planilha de Coleta de Dados, 2015. Figura 3: Proporção de Hipertensos com exame clínico em dia na Unidade Básica de Saúde Campo Santo, Fonte: Planilha de Coleta de Dados, 2015.

10 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.3. Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 2.4. Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Figura 6: Proporção de Diabéticos com exames complementares em dia na Unidade Básica de Saúde Campo Santo, Fonte: Planilha de Coleta de Dados, 2015. Figura 5: Proporção de Hipertensos com exames complementares em dia na Unidade Básica de Saúde Campo Santo , Fonte: Planilha de Coleta de Dados, 2015.

11 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.5. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 2.6. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Mês 1: 94 (100%), Mês 1: 144 (100%), Mês 3: 218 (100%), Mês (100%) Mês 1: 29 (100%), Mês 1: 47 (100%), Mês 3: 71(100%), Mês 4 84 (100%)

12 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.7. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. Meta 2.8. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos. Mês 1: 18 (62,1%), Mês 2: 30 (63,8%), Mês 3: 42 (59,2%), Mês 4 53(63,1%) Mês 1: 66 (70,2%), Mês 2: 94 (65,3%), Mês 3: 136 (62,4%), Mês (67,2%) Figura 8: Proporção de Diabéticos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico na Unidade Básica de Saúde Campo Santo , 2015. Figura 7: Proporção de Hipertensos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico na Unidade Básica de Saúde Campo Santo, 2015.

13 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 3 Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa Meta 3.1. Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Meta 3.2. Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Mês 1: 18 (100%), Mês 2: 18 (100%), Mês 3: 23 (100%), Mês 4 26 (100%) Mês 1: 4 (100%), Mês 2: 5 (100%), Mês 3: 7 (100%), Mês 4 7 (100%)

14 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 4 Melhorar o registro das informações. Meta 4.1. Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 4.2. Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Mês 1: 94 (100%), Mês 2: 144 (100%), Mês 3: 218 (100%), Mês (100%) Mês 1: 29 (100%), Mês 2: 47 (100%), Mês 3: 71 (100%), Mês 4 84 (100%)

15 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 5 Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Meta 5.1. Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 5.2. Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Figura 9: Proporção de Hipertensos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia na Unidade Básica de Saúde Campo Santo, 2015. Figura 10: Proporção de Diabéticos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia na Unidade Básica de Saúde Campo Santo, 2015.

16 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 6 Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 6.1. Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos e diabéticos. Meta 6.2. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos. Meta 6.3. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos. Meta 6.4. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos. Resultado: 100% nos três meses da intervenção

17 A IMPORTÂNCIA PARA EQUIPE
Conseguimos a ampliar a cobertura da atenção aos hipertensos e diabéticos; Melhoria dos registros; Conseguimos melhorar a qualidade da atenção destes usuários.

18 A IMPORTÂNCIA PARA EQUIPE
Ampliação dos exames clínicos e avaliação do risco de ambos grupos, assim como oferecer-lhe a nossos usuários um atendimento de qualidade. Ajudo muito para melhorar e organizar nossos atendimentos aos usuários Hipertensos e Diabéticos, antes do início da intervenção as atividades de atenção a Hipertensão e Diabetes. Com o desenvolvimento da intervenção foi promovido o trabalho integrado da equipe ( a enfermeira, a técnica de enfermagem, os agentes de saúde, a equipe odontológica e eu como medica da Unidade).

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20 IMPORTÂNCIA PARA O SERVIÇO
A intervenção propiciou que cada membro da equipe tivesse suas atribuições garantindo assim a atenção a um maior número de pessoas. Melhoria do registro e o agendamento dos Hipertensos e Diabéticos Permitiu um melhor agendamento das demais ações programáticas

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22 IMPORTÂNCIA PARA A COMUNIDADE
Organização e melhora do atendimento; A maioria da população tem conhecimentos sobre a existência do Programa de Atenção à hipertensão e diabetes; Os usuários atendidos durante a intervenção e seus familiares estão satisfeitos com o acolhimento e o atendimento realizado pelos membros da equipe, assim como a prioridade nos atendimentos e realização de exames, aceitaram a prioridade dada a esta população alvo.

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25 INCORPORAÇÃO A ROTINA DA EQUIPE
Ampliar o trabalho de conscientização de nossa comunidade em relação à necessidade da atenção às pessoas com hipertensão e diabetes. Continuaremos monitorando todas as ações e aumentando a cobertura. Seguiremos melhorando nosso atendimento e fazendo uma avaliação integrada de nossos usuários.

26 Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem
Acredito que todo processo de aprendizagem, nos faz crescer como profissional, em todos os aspecto da vida; Interação com outros profissionais com experiências diferentes isso foi possível ao interagir nos fóruns com especializandos e orientadores, O curso de Especialização em Saúde da família foi de muita ajuda, ainda que eu já tive outra missão os protocolos de atendimentos são totalmente diferentes, pelo que na realidade precisavam ser estudados uma e outra vez com a finalidade de aprimorar nossos conhecimentos, Foi muito mais fácil compreender, os estudos da prática clinicas, os casos clínicos assim como os teste cognitivos realizados ao longo do curso de especialização foram uma ótima ajuda para enriquecer meus conhecimentos As experiências adquirida com esse curso foram uma fonte de apoio para meu crescimento profissional e para oferecer um atendimento com uma melhor qualidade a todos os usuários.

27 Conclusão Durante os 04 meses de intervenção, nossa equipe cadastrou 259 pessoas com hipertensão e 84 com diabetes. Cumprimos a maior parte das metas segundo o previsto ao inicio da intervenção e só algumas metas não foram atingidas 100%, mas, obtivemos resultado satisfatório. Continuaremos monitorando todas as ações e aumentando a cobertura, além de seguir melhorando nosso atendimento e fazendo uma avaliação integrada de nossos usuários diabéticos e hipertensos.

28 Referências BRASIL a. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, p. : il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 37) ________ b. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus. Brasília : Ministério da Saúde, p. : il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36. BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades [Internet]. Rio de Janeiro; 2010 a. Disponível em: < _______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de estrutura física das unidades básicas de saúde: saúde da família. 2.ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2008; 52 p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos) A Wikipédia possui o Portal do Rio Grande do Norte. Artigos sobre história, cultura, atrações, personalidades e geografia. ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO RESIDENTE NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS COM DATA DE REFERÊNCIA EM 1º DE JULHO DE 2012 (PDF) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (30 de agosto de 2011). Visitado em 31 de agosto de 2012.


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