A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assembleia Diocesana de Catequistas 26 de março de 2017

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assembleia Diocesana de Catequistas 26 de março de 2017"— Transcrição da apresentação:

1 Assembleia Diocesana de Catequistas 26 de março de 2017
Rezar em Família Assembleia Diocesana de Catequistas 26 de março de 2017

2 Qual o papel da Família na Fé?
AL – 287 A educação dos filhos deve estar marcada por um percurso de transmissão da fé, que se vê dificultado pelo estilo de vida atual (horários, exigências, complexidade, ritmo frenético). Apesar disso, a família deve continuar a ser lugar onde se ensina a perceber as razões e a beleza da fé, a rezar e a servir o próximo. A fé é dom de Deus, recebido no baptismo, e não o resultado duma ação humana; mas os pais são instrumentos de Deus para a sua maturação e desenvolvimento. Por isso, «é bonito quando as mães ensinam os filhos pequenos a enviar um beijo a Jesus ou a Nossa Senhora. Quanta ternura há nisto! Naquele momento, o coração das crianças transforma-se em lugar de oração».

3 Qual o papel da Família na Fé?
A transmissão da fé pressupõe que os pais vivam a experiência real de confiar em Deus, de O procurar, de precisar d’Ele AL – 287-A educação na fé sabe adaptar-se a cada filho, porque os recursos aprendidos ou as receitas às vezes não funcionam. As crianças precisam de símbolos, gestos, narrações. Os adolescentes habitualmente entram em crise com a autoridade e com as normas, pelo que é conveniente estimular as suas experiências pessoais de fé e oferecer-lhes testemunhos luminosos que se imponham simplesmente pela sua beleza. Os pais, que querem acompanhar a fé dos seus filhos, estão atentos às suas mudanças, porque sabem que a experiência espiritual não se impõe, mas propõe-se à sua liberdade.

4 Qual o papel da Família na Fé?
É fundamental que os filhos vejam de maneira concreta que, para os seus pais, a oração é realmente importante. Por isso, os momentos de oração em família e as expressões da piedade popular podem ter mais força evangelizadora do que todas as catequeses e todos os discursos. AL – 290 «A família torna-se sujeito da ação pastoral, através do anúncio explícito do Evangelho e do legado de múltiplas formas de testemunho, nomeadamente a solidariedade com os pobres(…)

5 Qual o papel da Família na Fé?
“Isto deve ser feito no contexto da convição mais preciosa dos cristãos: o amor do Pai que nos sustenta e faz crescer, manifestado no dom total de Jesus Cristo, vivo no meio de nós, que nos torna capazes de enfrentar, unidos, todas as tempestades e todas as etapas da vida. Só a partir desta experiência é que a pastoral familiar poderá conseguir que as famílias sejam simultaneamente igrejas domésticas e fermento evangelizador na sociedade.”

6 O que é rezar? A oração, segundo o catecismo, é a “elevação do espírito e do coração para Deus”. O espírito pensa, questiona, planifica, inquieta-se, imagina. O coração conhece, ama. Grande parte do que aprendemos sobre a oração limita-se ao nível mental. Em criança, ensinam-nos a proferir orações, a pedir a Deus aquilo que necessitamos para nós e para os outros. Isto é apenas uma parte do mistério da oração…

7 O que é rezar? A outra parte é a oração do coração. Nesta oração não procuramos pensar em Deus, nem falar-lhe, nem mesmo pedir-lhe o que quer que seja. Estamos pura e simplesmente com Deus, que habita em nós, no Espírito Santo que Jesus nos deu. A oração do coração é a nossa união com a oração de Jesus no Espírito. “Nós não sabemos como rezar, mas o próprio Espírito reza em nós.” Rom 8,26

8 O que é rezar? A oração é essencial para uma vida humana em plenitude. Se não rezamos, vivemos apenas pela metade e a nossa fé desenvolve-se apenas pela metade. Rezamos de diversas maneiras, em momentos diferentes, segundo aquilo que sentimos. A oração é, antes de mais, para fortalecer a nossa confiança que Deus nos conhece e cuida de nós. Sem uma fé profunda e esclarecida, a evolução da nossa oração pode ficar seriamente comprometida e permanecer estática.

9 Bendizer e Adorar Petição Intercessão Ação de Graças Louvor
Louvar a Deus e reconhecer que dependemos d’Ele Petição Pedir bens físicos e espirituais Intercessão Pedir a Deus por outras pessoas Ação de Graças Agradecemos a Deus pelos bens recebidos Louvor Expressamos o nosso Amor a Deus

10 O que é rezar?

11 O que é rezar?

12 O que é rezar? A oração é a forma mais sublime que temos para falar com Deus e ensinar isso aos nossos filhos é o melhor que temos para lhes dar. Quando falamos com Deus, há Alguém que nos escuta, que ouve os nossos pedidos. Alguém que está sempre disponível para nós. Como podemos levar as crianças a fazer o mesmo?

13 As propostas deverão ser adaptadas
Em função do grupo de catequese e da realidade que temos Da idade Da situação familiar dos pais São só sugestões, cada um deverá ver como adaptar à sua realidade. Enquanto catequistas devemos ter o cuidado de explicar aos pais que não temos que fazer todos do mesmo modo….

14 Enquanto catequistas o que podemos propor para fomentar este espírito de oração?
Fazer uma atividade prática que possa levar a oração a casa. Ex: Fazer dezenas. Ter uma Sagrada Família que circule pelas famílias das várias crianças.

15 Espaços de oração

16 Momentos de oração I Vivência dos Sacramentos (EUCARISTIA)

17 Momentos de oração II Manhã/Noite

18 Momentos de oração III Refeição

19 Momentos de oração IV Tempos fortes – Advento Natal Quaresma Páscoa

20 Momentos de oração V Dia especial (Ex. Domingo)

21 Oração | Músicas Sites com músicas para crianças - CD’s

22 Oração | Livros Livros para crianças

23 Oração | Histórias de Santos
Exemplos de vida

24 Proposta Prática

25 Momento de oração «Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.  Porém, todo aquele que escuta estas minhas palavras e não as põe em prática poderá comparar-se ao insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se, e grande foi a sua ruína.»

26 Momento de oração Escrever uma prece


Carregar ppt "Assembleia Diocesana de Catequistas 26 de março de 2017"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google