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É mais que seguro, é proteção e tranquilidade.

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Apresentação em tema: "É mais que seguro, é proteção e tranquilidade."— Transcrição da apresentação:

1 É mais que seguro, é proteção e tranquilidade.

2 O papel do Líder na implantação da estratégia
Ricardo Salaro Neto Consultor - RPS

3 Objetivo Refletir sobre o papel do líder na implantação da estratégia como: Conhecedor Comunicador Guardião Multiplicador Garantidor de resultados

4 O Líder na Estratégia O Líder e a Administração
Mudança - como administrá-la Responsabilidades Éticas Postura - linguagem Formas de comportamento

5 O Líder e a Administração
O que é ? Maneira de fazer com que as coisas sejam feitas da melhor forma possível, através dos recursos disponíveis, a fim de atingir os objetivos. O que envolve ? A coordenação de recursos humanos, financeiros e materiais para o alcance destes objetivos. Para que ? Alcançar os objetivos Por meio de pessoas Através de técnicas Em uma organização

6 Mudança Adaptativa A sobrevivência das organizações dependem de mudanças adaptativas. E o sucesso, do que depende? O sucesso depende das mudanças “inovativas”, que são a garantia para a competitividade.

7 Mudança: como administrá-la?
Conhecimento Para embasar as ações e levar a organização a mudança Experiência Para antecipar e superar os obstáculos do processo Liderança Para conseguir adesão e apoio das pessoas envolvidas na mudança

8 Liderança Responsabilidades Éticas
Têm por base: Respeito Confiança Transparência Se caracterizam pelo: Domínio de sua especialidade Responsabilidade para com a organização Responsabilidade para com a cultura da organização

9 Postura do Líder LINGUAGEM DE MANDANTE LINGUAGEM DO LÍDER
Não posso fazer nada ! Vamos ver as alternativas ! Eu sou assim ! Posso adotar uma perspectiva diferente. Eles me atrapalham ! Eu controlo meus sentimentos ! Eles não vão permitir ! Posso criar uma apresentação efetiva ! Só eu posso fazer isto ! Vou ver quem é o melhor para fazer ! Faça isto ! Você teria tempo para fazer isto ! É uma idéia horrível ! A idéia é valida, mas posso sugerir algumas modificações ? Eu sou o chefe, portanto estou correto ! Todos têm opiniões validas. Vejamos a mais correta ! Eu primeiro ! Você primeiro ! Esse trabalho é urgente ! Mexa-se ! Vamos reanalisar as prioridades juntos. Não tenho tempo para falar com Você ! Vamos marcar uma hora conveniente para nós dois ! Ninguém me ajuda ! Todos podem participar !

10 Formas de Comportamento
O Líder precisa saber como as pessoas reagem, mais do que isto, entender porque reagem desta ou daquela maneira. Fundamentalmente reagimos através de comportamentos: Aprendidos Pensados Emotivos

11 Formas de Comportamento
Comportamento Aprendido Padrões e valores aprendidos com os pais e com o meio Daqui vem os pensamentos preconceituosos, críticos e educativos Valores, tradições, senso de autoridade, capacidade de criticar, de proteger etc. Comportamento Pensado Agimos de acordo com a razão, de forma lógica e objetiva Orientada para a realidade (somos capazes de agir sem nos deixar levar pelas influências do meio)

12 Formas de Comportamento
Comportamento Sentido Esta relacionado as emoções (afeto, raiva, medo, alegria e tristeza) É aqui que o homem mais se parece com os animais Aparecem os aspectos mais íntimos e profundos da personalidade É aqui que sentimos o que agrada e o que desagrada Por que o Líder precisa estar atento a isto? Simples, porque nossas decisões, consequentemente nossas ações se baseiam nestes comportamentos, que se usados na hora ou situação errada, causam sérias complicações.

13 Fazer diferente - um compromisso
Não basta planejar, é preciso acompanhar Acompanhar significa: Olhar durante a realização Avaliar as etapas, incentivando as “alavancas” e eliminando os “obstáculos” Antecipar-se, quando ainda há tempo, não deixando para agir no fim Conversar sobre as pessoas (equipe) Falar das novas necessidades

14 Buscar o resultado, fazer, não justificar
Manter-se no foco Ter claro quais são as prioridades Atenção para o orçamento Não perder de vista o negócio Ação integrada da Área sob sua responsabilidade com as demais Áreas Todo processo tem começo, meio e fim Não se vai do começo para o fim sem fazer o “meio” - é aqui que temos que olhar

15 Prestar Contas Apresentar o “resultado” do trabalho
Não só no final mas, durante sua realização Não deixe para falar que não deu na última hora Trate os obstáculos durante o processo

16 Cumprir Normas A AD tem a grande maioria de seus procedimentos documentados (IN e POP) É dever do Líder: Conhecer e/ou saber que existem Assegurar que sejam cumpridos Treinando, avaliando e corrigindo. Incentivar seu aperfeiçoamento e melhoria Dar exemplo

17 Olhar a produtividade, não a pessoa
Fique atento as responsabilidades (D&C) Avalie a entrega, considerando: Conformidade Prazo Qualidade Volume Tenha olhos para o CHA do Colaborador Tome como referência o melhor (na entrega)

18 Seja justo - olho nas pessoas
Diga o que é esperado (D&C) Seja assertivo - comunicação direta Dê feedback (ouça também!) Fale Você, não empurre para outro Diga o que esta bom e o que precisa melhorar Deixe claro onde Você pode ajudar Que fique claro onde a melhoria depende dele Reconheça o bom trabalho (resultado)

19 Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer.
(Molière)

20 O mais difícil não é cumprir o dever, é conhecê-lo.
(Bonald)

21 Não se pode ser bom pela metade.
(Tolstói)

22 Obrigado!

23 atendimento@ad.com.br www.ad.com.br
São Paulo (11) Bauru (14) Ribeirão Preto (16) Araçatuba (18)


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