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MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS

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Apresentação em tema: "MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS"— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS
Prof. Claudio benossi Aula 04

2 Ambientes de Marketing
É constituído por agentes/participantes do mercado e forças externas a ele, que afetam a habilidade da administração de marketing da empresa em desenvolver e manter transações bem-sucedidas com seus consumidores-alvo. *Macroambiente *Microambiente (Variáveis incontroláveis) (Variáveis controláveis)

3 Análise Ambiental É a prática de rastrear as mudanças no ambiente que possam afetar a organização e seus mercados.

4 A Empresa e seu Ambiente
Microambiente Macroambiente Ambiente interno Alta administração Finanças P & D Compras Produção Contabilidade demográfico econômico natural tecnológico político cultural Intermediários de marketing Clientes Concorrentes Públicos

5 Microambiente São as forças próximas à empresa, os canais de marketing, mercados consumidores, os concorrentes e o público em geral.

6 Microambiente Empresa Público Concorrentes Intermediários Clientes
Fornecedores Forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes Concorrentes Intermediários Clientes

7 Ambiente Demográfico O ambiente social de Marketing é constituído pelas pessoas de uma sociedade e seus valores, crenças e comportamentos. Mudanças no ambiente podem apresentar novas oportunidades e desafios.

8 Ambiente Demográfico Crescimento da População Mundial

9 Ambiente Demográfico Composição Etária da População

10 Ambiente Demográfico Mercados Étnicos

11 Ambiente Demográfico Níveis de Instrução

12 Ambiente Demográfico Padrões de Moradia

13 Ambiente Demográfico Movimentação Geográfica da População

14 Ambiente Demográfico Mudanças de um Mercado de Massa para Micromercados.

15 Ambiente Econômico Os mercados exigem que exista poder de compra além de pessoas. O poder de compra existente em uma economia depende da renda atual, salários, preços, poupanças...

16 Ambiente Econômico Distribuição de Renda Poupança, Endividamento, Disponibilidade de Crédito

17 Ambiente Natural Envolve os recursos naturais disponíveis para a organização ou afetados por ela.

18 Ambiente Natural A capacidade de fornecer bens ou serviços pode ser influenciada também pelo clima.

19 Ambiente Natural As atividades da organização podem gastar ou repor recursos, aumentar ou diminuir a poluição.

20 Marketing Verde = necessário e lucrativo.
Ambiente Natural Marketing Verde = necessário e lucrativo. São atividades de marketing destinadas a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar sua qualidade.

21 Ambiente Tecnológico As novas tecnologias que proporcionam valor superior na satisfação de necessidades estimula os investimentos e a atividade econômica.

22 Ambiente Tecnológico A nova tecnologia gera importantes consequências a longo prazo, nem sempre previsíveis.

23 Ambiente Tecnológico Aceleração no ritmo das mudanças tecnológicas.

24 Ambiente Tecnológico Oportunidades ilimitadas para a inovação.

25 Ambiente Tecnológico Variações dos orçamentos de pesquisas e desenvolvimento.

26 Ambiente Tecnológico Regulamentação mais rigorosa.

27 Ambiente Político-Legal
É composto por leis, órgãos governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos na sociedade.

28 Promoção da Concorrência Leal - Proibe
Limitar ou impedir acesso de novas empresas no mercado.

29 Promoção da Concorrência Leal - Proibe
Combinar preços previamente.

30 Promoção da Concorrência Leal - Proibe
Interromper ou reduzir em grande escala a produção sem justa causa comprovada.

31 Promoção da Concorrência Leal - Proibe
Subordinar a venda de um bem à aquisição de outro ou à utilização de um serviço.

32 Leis que limitam estratégias de Produtos
Os rótulos devem trazer advertências

33 Leis que limitam estratégias de Produtos
Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição.

34 Leis que limitam estratégias de Produtos
É proibido enviar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto ou fornecer qualquer serviço.

35 Leis que limitam estratégias de Preços
É proibido elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços.

36 Leis que limitam estratégias de Preços
O fornecedor deverá informar prévia e adequadamente sobre preço em moeda corrente nacional, montante de juros, taxas, acréscimos, prestações...

37 Leis que limitam estratégias de Preços
É proibido aplicar fórmulas ou índices de reajuste diverso do legal ou já contratado.

38 Leis que limitam estratégias de Distribuição
Letras cujo tamanho ou cor dificultem a percepção de informações sobre o produto ou qualquer eventualidade que cause enganos, dúvidas...

39 Leis que limitam estratégias de Distribuição
Transações por telefone exigem legislação específica. O consumidor pode devolver o produto no intervalo de 7 dias sem nenhum prejuízo.

40 Leis que limitam estratégias de Distribuição
São impróprios produtos com prazos de validade vencidos, deteriorados, alterados, adulterados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou saúde...

41 Leis que limitam estratégias de Distribuição
O fornecedor do produto ou serviço é solidariamente responsável pelos atos de seus representantes autônomos.

42 Leis que limitam estratégias de Promoção
Quanto à propaganda de produtos fumígeros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias, não sugerir consumo exagerado ou irresponsável.

43 Leis que limitam estratégias de Promoção
Não fazer associações cívicas ou religiosas; utilizar de êxito sexual; não incluir sons ou imagens com participação de crianças ou dirigidas a eles.

44 Leis que limitam estratégias de Promoção
A propaganda de bebidas alcóolicas só é permitida das 21 às 6 hs.

45 Leis que limitam estratégias de Promoção
A propaganda de medicamentos não pode conter afirmações sem confirmações científicas, nem utilizar de depoimentos profissionais sem qualificação.

46 Leis que limitam estratégias de Promoção
Propaganda discriminatória de qualquer natureza.

47 Ambiente Sócio-Cultural
A sociedade em que as pessoas se desenvolvem molda suas crenças, valores e normas.

48 Ambiente Sócio-Cultural
Visões de Si Próprio Visões de Outras pessoas Visões das Organizações Visões da Sociedade Visões da Natureza Visões do Universo

49 Ambiente Sócio-Cultural
Persistência dos Valores culturais centrais

50 Ambiente Sócio-Cultural
Existência de Subculturas

51 Ambiente Sócio-Cultural
Mudanças dos valores culturais secundários ao longo do tempo

52 Ambiente Competitivo É raro que uma empresa seja a única fornecedora de um determinado produto ou serviço.

53 Ambiente Competitivo O objetivo é desenvolver uma vantagem competitiva. (capacidade de ter um desempenho melhor do que o dos concorrentes na oferta de algo que o mercado valorize).

54 Forças Competitivas - Porter
Rivalidade entre concorrentes já existentes; Ameaça de novos entrantes; Ameaça de produtos substitutos; Poder de barganha dos fornecedores; Poder de barganha dos compradores.

55 Tendências Moda = passageira, imprevisível, tem vida curta e não é significativa em termos sociais, econômicos e políticos.

56 Tendências Tendências = são mais previsíveis e duradouras, revelando a configuração do futuro.

57 Tendências Megatendências = podem estar prevendo mudanças importantíssimas no Mercado.

58 Conceitos do Marketing
Dúvidas?


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