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Estudo de Mercado Previsão de demanda.

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Apresentação em tema: "Estudo de Mercado Previsão de demanda."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo de Mercado Previsão de demanda

2 Previsão de demanda A previsão de demanda é a atividade inicial do planejamento das atividades de uma empresa e de grande importância para as demais atividades subsequentes. Através dela é possível identificar os produtos mais procurados pelos clientes e também quantidade estimada de consumo por período. O conhecimento de como a demanda irá variar permite que o lojista mantenha a correta quantidade de estoque disponível para satisfazê-la. Se a previsão for subestimada, as vendas podem ser perdidas devido à falta de produto em estoque e, se a demanda for superestimada, o lojista fica com um excedente que poderá ficar encalhado ou comprometer desnecessariamente os recursos financeiros. Entender a demanda é um diferencial vital para manter a empresa mais competitiva no mercado.

3 O estudo do mercado e a demanda
Para estimar a demanda do mercado é necessário levantar algumas informações sobre o comportamento passado do mercado. Confrontar essas informações com as tendências atuais e assim fazer uma estimativa para o futuro. Projetar o comportamento do mercado para o futuro Filtrar e comparar informações Levantar dados atuais do mercado Levantar dados históricos do mercado Durante o estudo do mercado é importante considerar: O histórico de demanda do produto; A tendência do mercado (crescimento, estabilidade, queda ou sazonalidade); A quantidade de concorrentes; Outras informações que possam afetar a demanda.

4 O histórico de demanda A quantidade de vendas nos anos anteriores é uma informação muito útil para auxiliar na previsão da demanda, mas é importante considerar que quanto mais recente for o período considerado mais confiável serão as informações coletadas.

5 A tendência da demanda A tendência da demanda nos períodos anteriores é fundamental para auxiliar na previsão da demanda. Normalmente os consumidores tem comportamentos cíclicos que tendem a ser semelhantes entre períodos de poucos anos.

6 Eventos que alteram o mercado
Eventos políticos, econômicos e sazonais entre outros, podem alterar significativamente a demanda e devem ser considerados nos cálculos de previsão de demanda. Viagens

7 Os concorrentes A quantidade de concorrentes tem uma influência direta sobre a demanda pois mercados com muitos concorrentes tendem a diminuir as margens de lucro.

8 Como estimar a demanda Para estimar a demanda de um mercado é necessário obter algumas informações que embasem de forma segura a estimativa. Uma das principais dificuldades na estimativa da demanda é a falta de informações confiáveis. Dependendo do tamanho do mercado, obter essas informações poderá gerar grandes custos com pesquisa. A associação com sindicatos ou instituições semelhantes pode ser um caminho menos custoso para a obtenção de informações sobre o mercado, pois essas entidades tem contato com várias empresas de segmentos semelhantes de forma a viabilizar pesquisas de melhor qualidade em função da diluição de custos.

9 Como estimar a demanda Após a empresa obter as informações sobre o mercado é necessário uma filtragem das informações, a fim de estabelecer a base da demanda. Exemplo: Mercado = Produto x com 7 tipos diferentes Consumo por cliente últimos 3 anos = 1 unidade em média População do mercado = aproximadamente de pessoas Percentual de clientes potenciais = 26% Demanda base = x 26% Demanda base = clientes potenciais x 1 unidade por cliente Demanda base = unidades a cada três anos ou por ano

10 Como estimar a demanda Demanda base = unidades por ano Quantidade de empresas (concorrentes) = 59 Demanda média por empresa por ano = / 59 = unidades Demanda média por empresa por mês = / 12 meses = 367 unidades 367 unidades é a demanda base para o primeiro período Essa demanda base deve ser distribuída pelos 7 tipos de produtos com base no percentual de consumo por classe social, ajustada com base na variação da demanda ao longo do ano e ajustada pela média ponderada (ou método equivalente) após cada período.

11 ∑ x 367 = Como estimar a demanda
Percentual de consumo de produtos por classe social Somatória dos percentuais Demanda base por produto Tipo de produto Classe A Classe B Classe C Classe D Classe E Produto x1 3,79% 4,44% 2,42% 0,81% 2,02% Produto x2 1,01% 6,06% 1,62% 2,58% Produto x3 3,03% 3,64% 2,27% 3,05% Produto x4 1,21% Produto x5 2,22% Produto x6 3,48% 4,04% Produto x7 6,67% Somatória 13,48% 12,28% 14,01% 13,74% 14,94% 14,79% 16,76% Demanda Base 50 45 51 55 54 62 x 367 =

12 Como estimar a demanda Projeção da demanda ajustada com base no histórico de variação da demanda do último ano Variação da demanda em percentual Variação em unidades por tipo de produto Produtos Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 Mês 7 Mês 8 Mês 9 Mês 10 Mês 11 Mês 12 Produto x1 50 75 80 90 85 65 115 135 145 165 200 Produto x2 45 68 72 81 77 59 104 122 131 149 180 Produto x3 51 82 92 87 66 117 138 148 168 204 Produto x4 Produto x5 55 83 88 99 94 127 160 182 220 Produto x6 54 86 97 70 124 146 157 178 216 Produto x7 62 93 112 105 143 167 205 248

13 Ajuste da demanda prevista x demanda real
As previsões sempre são aproximadas e necessitam de ajustes constantes para evitar compras e contratações desnecessárias. Ex.: Se a demanda projetada para o primeiro mês do produto x1 foi de 50 unidades e a demanda real foi de 45 unidades é provável que a demanda dos períodos seguintes tenha uma redução na mesma proporção, dessa forma a previsão pode ser ajustada para menos ou para mais conforme a tendência de redução ou aumento se confirme.

14 Bom trabalho a todos!


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