A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais"— Transcrição da apresentação:

1 Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais

2 1. Oriente Médio: uma visão eurocêntrica
A expressão “Oriente Médio” designa a região da Península Arábica. Oriente Próximo: Turquia, Líbano e Síria. Extremo Oriente: países da Ásia Oriental (China, Japão, as Coreias, Indochina e a Insulíndia).

3 2. Localização geográfica
Localizado a sudoeste da Ásia. Ponte de ligação entre a Ásia, a Europa e a África. Compreende 16 Estados, além da Palestina. Países submetidos à dominação estrangeira. Formação recente, exceto o Irã (antiga Pérsia). Área total: km². Maior país: Arábia Saudita. Menor país: Barein.

4

5 3. Aspectos físicos Climas: Desértico, semiárido, mediterrâneo, frio e frio de montanha. Predominância dos climas desértico e semiárido que condicionam a vida humana, a distribuição da população pelo território e a prática da agricultura. Desertos: da Arábia, da Síria e do Irã. Nas áreas de clima mediterrâneo (sul da Turquia aos litorais da Síria, do Líbano e de Israel, prolongando-se até as terras iraquianas e iranianas): elevadas densidades demográficas. Planície da Mesopotâmia, formada pelos rios Tigre e Eufrates: DD média e alta.

6

7

8 Dificultam a fixação humana: as altas montanhas do Irã e na porção leste da Turquia e do Afeganistão. Clima frio e frio de alta montanha, com queda de neve. Nas áreas desérticas, a precipitação é praticamente nula. Amplitude térmica elevada. Aproveitamento agrícola só por meio de técnicas de irrigação. Só o Afeganistão e a Jordânia não tem saída para o mar. Golfo Pérsico concentra a maior produção de petróleo do mundo. Também chamado de “golfo do petróleo”.

9

10

11 4. População: traços políticos, étnicos e culturais
População aproximada de 310 milhões de habitantes. País mais populoso: 74,8 milhões de habitantes. País menos populoso: 800 mil habitantes.

12

13 Religião e etnias Religião predominante: islamismo. Israel segue o judaísmo. Idioma predominante: árabe. O Corão ou Alcorão ajudou. O árabe clássico – língua literária e religiosa. O árabe moderno – utilizado por professores, políticos, intelectuais, diplomatas etc. O povo usa, em geral, dialetos. Irã: persa. Afeganistão: árabe acrescido de alguns sinais. Israel: hebraico e árabe;

14 Abundância de petróleo e escassez de terras férteis e água
Calcula-se que o Oriente Médio concentre 60% das reservas mundiais de petróleo. Essa região convive com a escassez de água. Poucas áreas são favoráveis à agricultura. Limitação para o desenvolvimento agrícola. Produção de legumes e cereais através de técnicas de irrigação. Dependem da importação de alimentos. Arábia Saudita importa cerca de 90% dos alimentos que precisa.

15

16

17 Água: fonte de tensão permanente na região
Escassa. Usinas de dessalinização. Arábia Saudita e pequenos países do Golfo Pérsico: importadores de água potável. Conflitos que envolvem esse bem natural: O caso dos rios Tigre e Eufrates O caso da Bacia do Rio Jordão

18 O caso dos rios Tigre e Eufrates
Projeto da Grande Anatólia (1980) A Turquia construiu barragens, canais de irrigação e hidrelétricas, principalmente, no curso do Rio Eufrates, com o intuito de transformar o sudeste do país numa área de produção agrícola e de geração de energia. No entanto, a Síria e o Iraque constataram a diminuição do volume de água nos trechos que atravessam seus territórios. Protestos, contratos diplomáticos e ameaças: tensão entre esses países.

19

20 O caso da Bacia do Rio Jordão
A Bacia do Rio Jordão abrange as áreas d Síria, do Líbano, da Jordânia, da Cisjordânia e de Israel. Rio Jordão separa Israel da Síria e a Cisjordânia da Jordânia e deságua no Mar Morto. Quatro rios formam o Jordão: Dan, Yarmouk, Banias e Hasbani. Rio de pequeno volume devido aos baixos índices pluviométricos e elevada evaporação.

21 Israel ocupou as Colinas de Golã, na Síria, durante a Guerra do Seis Dias, em 1967, e mantém a ocupação até os dias atuais. Objetivo: 60% da água utilizada por Israel vem do Jordão, sendo utilizada na irrigação agrícola. A Síria pretendia construir um canal derivação. A Guerra do Seis Dias pode ser entendida como uma guerra pela água.

22

23 O Oriente Médio e o petróleo

24 1. Golfo Pérsico: o “golfo do petróleo”
A exploração de petróleo e gás natural: principal fonte de renda. Pouco profundo (cerca de 30 metros): comunica-se com o Golfo de Omã e com o Oceano Índico. Estreito de Ormuz. Formado por um mar epicontinental

25

26

27 Bordas do Golfo Pérsico
Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Barein, Kuait, Iraque e Irã.

28 Oriente Médio: as maiores reservas de petróleo
Processo geológico de deposição de micro-organismos marinhos animais e vegetais – chamados plânctons. Concentra 60% das reservas mundiais de petróleo. Arábia Saudita: 21% Irã: 11%

29

30 Escoamento Portos Oleodutos Gasodutos
Desertos, Mar Vermelho e ao Mar Mediterrâneo.

31

32 A busca por alianças Europa Ocidental, os Estados Unidos, a China e o Japão: maiores consumidores de petróleo, dependem do fornecimento da região e por isso procuram manter alianças. Arábia Saudita. Governo autocrático. EUA tem presença em todo Oriente Médio, exceto no Irã. Os EUA treinam forças militares, fornecem material bélico e instalam bases militares.


Carregar ppt "Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google