A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES"— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES
Profa. Uyguaciara V. C. Branco Prof. Paulo H. Nakamura

2 TEMA Planejamento de pesquisa Etapas iniciais Enfoque qualitativo
Planejamento, revisão da literatura, surgimento de hipóteses e pesquisa de campo Amostragem Coleta e análise de dados: instrumentos Desenhos da investigação Enfoque misto Planejamento Revisão da literatura Hipóteses Coleta e análise de dados

3 Planejamento do problema investigado:
Considerar os objetivos, as perguntas de investigação, a justificativa e a viabilidade, explorar as lacunas no conhecimento e definir o contexto. Propor uma amostra inicial: definindo quem serão os participantes e em que lugares os dados serão coletados (não-probabilística). Primeiro contato com o campo: explorar o contexto selecionado e considerar a conveniência e acessibilidade ao ambiente.

4 Revisão da literatura:
É importante para detectar palavras-chave ou descritores; Dá ideias sobre métodos de coleta e de análise de dados; Considera erros cometidos em outros estudos; Possibilita conhecer diferentes maneiras de abordagem do problema; Melhora o entendimento dos dados e aprofunda as interpretações.

5 Investigação qualitativa
Processo: indutivo, interpretativo , interativo e recorrente. Os objetivos devem sugerir um trabalho exploratório: razões, motivações , busca, indagação, consequências, etc. Os verbos que indicam ações para compreender ou explorar o fenômeno, com abertura e flexibilidade. Aplicação em um número reduzido de casos, não há manipulação de variáveis (selecionam-se conceitos ou categorias teóricas), os significados são extraídos dos sujeitos e os dados não se reduzem a valores numéricos. Entendimento do fenômeno em todas as suas dimensões, internar e externas, passadas e presentes. Passos: 1) escolher verbo que sintetize sua intenção (explorar, entender, identificar, aprofundar, descrever, compreender, examinar, analisar o significado, etc. – Taxonomia de Bloom) e um fenômeno ou tema; 2) especificar casos, participantes, eventos, etc.; 3) determinar o ambiente , contexto ou lugar para realizar o estudo.

6 Outras características:
Hipóteses de trabalho: amplas ou gerais, flexíveis e contextualizadas; Ingresso no ambiente de trabalho: tarefa de responder as perguntas de investigação e explorar o contexto – observar eventos, estabelecer vínculos com os participantes, modificar ou adaptar conceitos a partir do conhecimento do ambiente, fazer anotações e descrever o ambiente Anotações ou registros de campo: anotações completas e fazer legenda de abreviaturas; registrar tempo (data e hora), lugares ou bibliografia; transcrever as notas ou diário de campo ou usar meios digitais (tablets, computador, etc) . Anotação de observação direta; anotações interpretativas (significados, emoções, reações, interações percebidas); anotações temáticas (ideias, hipóteses, perguntas, etc.); anotações pessoais; e anotações da reação dos participantes.

7 Síntese: Acesso ao contexto ou ambiente: escolher o local, avaliar vínculos, ter acesso, contatar pessoas que controlam o acesso, realizar imersão no contexto, conseguir o consentimento dos participantes, planejar quais os dados ou fontes serão coletadas, escolher ou desenvolver os instrumentos de coleta (roteiro de entrevista, guias de observação, etc.). Observações: assumir papel de observador e registrar o que foi selecionado (observador: não participante, passivo, moderado, ativo e completo). Entrevistas iniciais: planejar, preparar equipamento e coletar dados de entrevista com anotações e fatos relevantes. Documentos: selecionar acervo e local, obter permissão por escrito, preparar equipamento para escanear ou fotografar, questionar o valor do documento e sua autenticidade. Diários de bordo ou de campo: já documentado ou feito pelos participantes ou pelo pesquisador. Materiais ou objetos: vídeos, fotografias, biografias ou histórias de vida, anotações, artefatos ou objetos, etc.

8 Instrumentos – entrevistas:
Perguntas: de opinião (você acha que...), de expressão de sentimentos (como se sente, como descreve...), de conhecimento (quais, que razões, o que provoca....), sensitivas (relativas ao sentido – o que viu, o que gosta, etc.), de antecedentes (há quanto tempo, depois de que evento...) e de simulução (suponha que...). Ordem: perguntas fáceis ou gerais  perguntas complexas  perguntas sensíveis  perguntas finais ou agradecimentos. Cuidados tomados antes, no início, durante, ao final e depois da entrevista (p. 423 – Figura 14.3)

9 Enfoque misto: La meta de la investigación mixta no es reemplazar a la investigación cuantitativa ni a la investigación cualitativa, sino utilizar las fortalezas de ambos tipos de indagación combinándolas y tratando de minimizar sus debilidades potenciales. Roberto Hernández Sampieri

10 Características: Coleta, análise e integração de dados quantitativos e qualitativos. Geram inferências quantitativas e qualitativas ou mistas. Utilizam amostras probabilísticas ou guiadas por propósitos. Vantagens: perspectivas mais ampla e profunda, maior teorização, dados mais ricos e variados, maior solidez e rigor. O pesquisador define o número de fases e o que tem maior peso (quantitativo ou qualitativo).


Carregar ppt "MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google