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UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhorar a atenção à saúde dos Hipertensos e/ou Diabéticos na UBS Santa Luzia, Ribeirão Pires/SP Magda Versalli Lupi Orientadora: Lilian Zielke Hesler

2 INTRODUÇÃO HAS: caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial e está associada ao aumento de risco cardiovasculares. DM: caracterizada por hiperglicemia crônica, causada pela deficiência da secreção e/ou da ação da insulina. Equipes de Atenção Básica: tem papel fundamental na detecção clínica, permanecendo atentos aos sintomas das doenças e seus fatores de risco; O atendimento clínico, apoio ao usuário e ações de promoção a saúde, são eficazes para diminuir as complicações causadas pela HAS e DM.

3 INTRODUÇÃO Ribeirão Pires/SP Aproximadamente 113.068 habitantes
Localiza-se a 40 km de São Paulo 02 hospitais 09 UBS 01 Centro de Especialidade Odontológica 01 Unidade de Pronto Atendimento 02 Centros de Especialidades Médicas 05 Residências terapêuticas.

4 INTRODUÇÃO UBS – Santa Luzia População - 17.899 habitantes Zona urbana
hipertensos - 672 diabéticos População habitantes Zona urbana Modelo de atenção tradicional Estrutura física adequada Sem vínculo com instituição de ensino Equipe de saúde Não contamos com odontólogo e ACS - 1 médico pediatra - 2 clínicos gerais - 2 ginecologista/obstetra - 1 enfermeiro - 3 técnico de enfermagem - 2 auxiliar de escritório - 1 coordenadora - 1 psicólogo.

5 INTRODUÇÃO Situação da ação programática na UBS Santa Luzia antes da intervenção: Baixa cobertura de hipertensos e/ou diabéticos Baixa qualidade dos registros Poucas atividades de educação em saúde Ausência de busca ativa aos usuários faltosos Não realizava-se encaminhamento dos usuários hipertensos e diabéticos ao serviço de odontologia Reunião de equipe – inexistente na UBS

6 Objetivo Geral Melhorar a atenção à saúde de hipertensos e/ou diabéticos da Unidade Básica de Saúde Santa Luzia, município de Ribeirão Pires, São Paulo

7 METODOLOGIA Ação programática – Saúde de Hipertensos e Diabéticos
Duração – 4 meses (set/2013 a jan/2014) Ações nos 4 eixos temáticos: Monitoramento e Avaliação Organização e Gestão de Serviço Engajamento Público Qualificação da Prática Clínica

8 METODOLOGIA Ações Realizadas:
Reunião para apresentar o projeto de intervenção para equipe e coordenação Capacitação da equipe Acolhimento e Cadastramento dos hipertensos e/ou diabéticos Atendimento Clínico Busca ativa Grupos de Educação em Saúde Encaminhamento para o serviço de odontologia Monitoramento da avaliação

9 METODOLOGIA LOGÍSTICA:
Caderno de Atenção Básica: hipertensos e diabéticos (Ministério da Saúde, 2013) Ficha espelho (registro específico) Planilha de coleta de dados (monitoramento da intervenção) Pastas suspensas – meses do ano Acolhimento hipertensos e diabéticos

10 RESULTADOS Ampliar a cobertura à hipertensos e/ou diabéticos
Cadastrar 60% dos hipertensos da área de abrangência da UBS Total de HAS: 2.722 Mês (5,7%) Mês (11,4%) Mês (15,5%) Mês (19,8%)

11 RESULTADOS Ampliar a cobertura à hipertensos e/ou diabéticos
Cadastrar 60% dos diabéticos da área de abrangência da UBS Total de DM: 672 Mês (11,6%) Mês (21,3%) Mês (48,7%) Mês (72,2%)

12 Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa
RESULTADOS Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na UBS Total de HAS faltosos as consultas: 19 Alcançamos a meta proposta de buscar 100% dos hipertensos faltosos as consultas.

13 Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa
RESULTADOS Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na UBS Total de DM faltosos as consultas: 06 Alcançamos a meta proposta de buscar 100% dos hipertensos faltosos as consultas.

14 RESULTADOS Melhorar a qualidade do atendimento ao hipertenso e/ou diabético realizado na UBS Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos Total de HAS: 539 Mês (100%) Mês (99,7%) Mês (99,8%) Mês (99,8%)

15 RESULTADOS Melhorar a qualidade do atendimento ao hipertenso e/ou diabético realizado na UBS Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos Total de DM: 485 Mês (100%) Mês (100%) Mês (61,8%) Mês (52,8%)

16 Melhorar o registro das informações
RESULTADOS Melhorar o registro das informações Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na UBS Total de HAS: 539 Meta alcançada: 539 hipertensos (100%)

17 Melhorar o registro das informações
RESULTADOS Melhorar o registro das informações Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na UBS Total de DM: 485 Mês (100%) Mês (100%) Mês (61,8%) Mês (52,8%)

18 Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular
RESULTADOS Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na UBS Total de HAS: 539 Meta alcançada: 539 hipertensos (100%)

19 Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular
RESULTADOS Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na UBS Total de DM: 485 Mês (100%) Mês (100%) Mês (61,8%) Mês (52,8%)

20 RESULTADOS Promoção da Saúde
Garantir avaliação odontológica a 100% dos pacientes hipertensos Total de HAS: 539 Mês (55,8%) Mês (77,8%) Mês (83,6%) Mês (87,2%)

21 RESULTADOS Promoção da Saúde
Garantir avaliação odontológica a 100% dos pacientes diabéticos Total de DM: 485 Mês (60,3%) Mês (78,3%) Mês (52,3%) Mês (46,4%)

22 DISCUSSÃO Melhoramos a atenção à saúde dos hipertensos e/ou diabéticos na UBS Santa Luzia Ampliação da meta de cobertura para o programa de atenção ao diabético na UBS Implantação de registros específicos Atendimento clínico qualificado Encaminhamento dos usuários para o serviço de odontologia Impacto positivo para os usuários e comunidade Implantar a intervenção na UBS que estou trabalhando atualmente

23 Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem
Consegui adquirir uma visão diferente, mais acolhedora e humanizada diante das divergências e dificuldades encontradas na UBS. Percebi que podemos mudar a realidade no serviço de saúde que atuamos investindo no desenvolvimento de ações voltadas a melhoria da atenção à saúde dos usuários.

24 OBRIGADA!


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