A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Química Telúrica Escola: Colégio São Francisco Cidade: Passos (MG) Categoria: Tecnologias Educacionais Professor responsável: Pedro Henrique Severino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Química Telúrica Escola: Colégio São Francisco Cidade: Passos (MG) Categoria: Tecnologias Educacionais Professor responsável: Pedro Henrique Severino."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Química Telúrica Escola: Colégio São Francisco Cidade: Passos (MG)
Categoria: Tecnologias Educacionais Professor responsável: Pedro Henrique Severino Ferreira.

4 Natureza do projeto O uso de smartphones, tablets e computadores fazem parte do cotidiano dos alunos, e videoaulas não são novidade e podem ser localizadas facilmente através de uma simples busca pela internet e diante a uma grande quantidade de resultados o aluno pode se perder ao tentar encontrar uma aula que se assemelhe com a metodologia utilizada pelo professor em sala de aula. A química telúrica nasce da necessidade do professor em criar um ambiente que facilite o processo de aprendizado do aluno utilizando como recurso o YouTube para publicação de videoaulas que foram vinculadas as aulas digitais publicadas no classbuilder disponível a partir do site do COC. Para atender as necessidades dos alunos, o professor utilizou de recursos digitais para a produção das videoaulas e a criação de um canal no YouTube para publicação das mesmas.

5 Objetivos Estimular o hábito do estudo dos 53 alunos matriculados no 2º ano do ensino médio; Incentivar o acesso as aulas digitais publicadas no ClassBuilder; Criar um banco de aulas separado por setor para os alunos da 2º série do ensino médio, para facilitar o acesso do aluno ao conteúdo de química desejado; Ampliar os resultados obtidos em avaliações; Possibilitar ao aluno ausente a chance de aprender o conteúdo com auxilio do professor; Respeitar o tempo de aprendizagem do aluno, garantindo ao professor a possibilidade de verificar o crescimento individual de cada aluno em conteúdos específicos.

6 Fases de implementação
1º fase: Pesquisa com os alunos do 2º ano do ensino médio sobre a utilização de videoaulas no processo de aprendizagem. Com o intuito de conhecer melhor como se dá a relação dos alunos com o uso de videoaulas, além de verificar o interesse e o tipo videoaulas que se enquadra no perfil dos alunos, fizemos o uso de um questionário que foi respondido pelas duas turmas do 2º ano do ensino médio do colégio. A pesquisa foi realizada utilizando o formulário do google, sendo o link enviado para o e grupo de sala no facebook.

7 Fases de implementação
2º fase: Resultados da pesquisa. Dos 53 alunos matriculados na 2º série do ensino médio, apenas 26 responderam ao questionário. A análise dos questionários nos permitiram realizar a seguinte interpretação. Quanto ao uso YouTube para assistir a videoaulas, 85% dos alunos afirmam fazer acesso. Quanto a frequência com a qual fazem o uso de videoaulas, 55% afirmam utilizar quando apresentam dificuldade na compreensão de algum conteúdo, 26% utilizam para complementar os estudos, 16% fazem o acesso antes da avaliação bimestral e 3% relatam não fazer o uso de videoaulas do YouTube. O que chama a atenção nesses resultados e que 15% dos alunos de acordo com a primeira questão afirmam não fazer o uso do YouTube para assistir videoaulas, entrando em conflito com os dados obtidos na segunda questão, pensamos que na primeira pergunta faltou uma opção de resposta intermediária, o que gerou esse conflito das informações. Em relação ao tempo máximo de duração de uma videoaula, a maioria dos alunos (59%) optam por aulas de curta duração, 5 a 10 minutos.

8 Fases de implementação
2º fase: Resultados da pesquisa. Gráfico 1.

9 Fases de implementação
2º fase: Resultados da pesquisa. Gráfico 2.

10 Fases de implementação
2º fase: Resultados da pesquisa. Gráfico 3.

11 Fases de implementação
3º fase: Criação das aulas. As aulas criadas contemplam o conteúdo do segundo bimestre do 2º ano do ensino médio: termoquímica, estequiometria e introdução ao estudo da química orgânica. Para produção das aulas foi utilizado os seguintes recursos, mesa gráfica, microfone e os softwares, Audacity, Movie Maker e aTube, para edição do áudio, vídeo e captura de imagem respectivamente.

12 Fases de implementação
3º fase: Criação das aulas.

13 Fases de implementação
4º fase: Criação de um canal no YouTube para hospedar as videoaulas e página no facebook para divulgação. Clique na imagem para acessar o canal. Clique na imagem para acessar a página.

14 Fases de implementação
5º fase: Publicação das aulas nas plataformas. O canal Química Telúrica foi lançado no YouTube no dia 27 de abril, quando foram divulgadas duas videoaulas, seguindo um cronograma de duas videoaulas por semana até o dia 26 de maio, semana que antecedia a avaliação bimestral de química.

15 Fases de implementação
6º fase: Divulgação do canal no colégio. A divulgação do projeto foi realizada no dia 26 de abril durante as aulas de química nas duas turmas do 2º ano do ensino médio e através da página do facebook, na ocasião foi utilizado o perfil pessoal do professor para convidar os alunos a curtirem a página Química Telúrica.

16 Fases de implementação
7º fase: Resultados obtidos. Do total de 53 alunos das duas turmas do 2º ano do ensino médio, apenas 50 fizeram a avaliação bimestral. Após a aplicação da avaliação bimestral que é composta por 10 questões dissertativas que abordou os conceitos de termoquímica, estequiometria e introdução ao estudo da química orgânica, os alunos que fizeram a prova foram convidados a responder um questionário, com o objetivo de avaliar a contribuição das videoaulas no processo de aprendizagem.

17 Fases de implementação
7º fase: Resultados obtidos.

18 Fases de implementação
7º fase: Resultados obtidos.

19 Fases de implementação
7º fase: Resultados obtidos.

20 Fases de implementação
7º fase: Resultados obtidos.

21 Fases de implementação
7º fase: Resultados obtidos.

22 Fases de implementação
7º fase: Resultados obtidos.

23 Fases de implementação
7º fase: Resultados obtidos.

24 Fases de implementação
7º fase: Resultados obtidos.

25 Fases de implementação
7º fase: Análise dos resultados. O retorno do questionário aplicado demonstrou uma grande aceitação dos alunos quanto a utilização das videoaulas, demonstrando que muitos já utilizavam para os estudos. Com relação aos resultados obtidos na avaliação bimestral, e notável o crescimento das notas, que nos revela que as videoaulas motivaram os alunos a estudarem a partir do canal Química Telúrica.

26 Fases de implementação
8º fase: Conclusão Concluímos que, nós, os educadores, temos que aprender a usar as tecnologias a nosso favor, sendo a videoaula um importante recurso que vem para apoiar o professor ajudando-o a investir em melhorias para o processo ensino aprendizagem. O projeto Química Telúrica irá se estender para os próximos bimestres e também irá contemplar aulas para o 1º ano e 3º ano do ensino médio.

27 Cronograma Ação Data Esboço do projeto Fevereiro e Março/16
Realização da pesquisa Abril/16 Criação das plataformas (canal Youtube, página facebook) Criação das aulas Abril até Dezembro/16 Divulgação das plataformas Abril/2016 Análise dos resultados obtidos Maio à Junho/2016

28 Especificação do gasto
Custo previsto Especificação do gasto Valor Microfone 100,00 Arte para plataformas 150,00 TOTAL 250,00

29 Anexos Link para acesso Facebook: https://goo.gl/9udrWK
Canal do YouTube:

30 Questionário aplicado após a avaliação bimestral
Anexos Questionário aplicado após a avaliação bimestral 1. Com qual frequência você sente dificuldade em compreender a matéria apresentada pelo professor em sala ou contida no livro didático? ( ) Muito ( ) Ás vezes ( ) Pouco ( ) Nenhuma 2. Você considera que os recursos tecnológicos (lousa digital, vídeos, classbuilder) utilizados pelo professor química contribuem para sua compreensão do conteúdo? 3. Como caracteriza uma aula de química com uso de tecnologias: ( ) Desinteressante ( ) um pouco atrativa ( ) atrativa ( ) muito atrativa. 4. Você utiliza o YouTube para assistir videoaulas? ( ) Muito ( ) Ás vezes ( ) Pouco ( ) Nunca 5. Você utilizou o canal Química Telúrica para estudar para prova de química do segundo bimestre? ( ) Sim, assisti a todas as aulas publicadas pelo professor. ( ) Não assisti a nenhuma aula publicada pelo professor. ( ) Sim, mas assisti apenas os conteúdos nas quais tive dificuldade. 

31 Anexos 6. As videoaulas do canal Química Telúrica contribuíram para um melhor desempenho na avaliação? ( ) Não ( ) Pouco ( ) Indiferente ( ) Muito ( ) Não assisti as videoaulas 7. A avaliação do segundo bimestre apresentou o mesmo nível de questões (dificuldade) em relação ao primeiro bimestre? ( ) a avaliação estava mais difícil. ( ) a avaliação estava mais fácil. ( ) a avaliação estava equivalente a do primeiro bimestre. 8. O professor de química deve continuar com o canal no YouTube para o compartilhamento das videoaulas? ( ) Sim, pois elas complementam os estudos. ( ) Indiferente. ( ) Não, pois eu nunca assisto.

32 Obrigado!


Carregar ppt "Química Telúrica Escola: Colégio São Francisco Cidade: Passos (MG) Categoria: Tecnologias Educacionais Professor responsável: Pedro Henrique Severino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google