A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho e cooperação: o trabalhador coletivo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho e cooperação: o trabalhador coletivo"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho e cooperação: o trabalhador coletivo

2 É absolutamente primordial, nos dias atuais, trabalhar em equipe para que a empresa ou qualquer espaço de trabalho funcione da melhor maneira possível. E a palavra-chave de toda e qualquer empresa que se preze é Cooperação entre seus membros. Cooperar é interagir, é conseguir que os resultados almejados sejam trabalhados em equipe.

3 Mas como conseguimos construir a cooperação?
O que impede que ela ocorra? - Os valores individualistas e o modelo liberal O que faz com que os indivíduos mudem suas perspectivas individualistas para uma perspectiva coletivista?

4 Então, como trabalhar em equipe cooperando uns com os outros, mesmo com pensamentos diferentes, sem comprometer o resultado final?

5 Mudança de valores: O papel das instituições A valorização do grupo e não dos indivíduos Construção de uma cultura institucional coletivista

6 Na prática, como valorizar o grupo em detrimento dos indivíduos
1. Cada um da equipe deve entender que todos estão ali para resolver problemas e não para valer suas imposições e suas vaidades pessoais. 2. Ouvir bem para que nenhum assunto seja entendido mal e nem interpretado ao bel-prazer de cada participante. 3. Admitir que o outro tem uma idéia melhor é uma demonstração de humildade e grandeza. 4. E a mais importante dica de todas é que após o final de uma reunião, todos colaborem com a pessoa que lançou uma idéia nova e que foi aprovada pela maioria.

7 A cooperação faz-se necessária em todo e qualquer trabalho, entretanto, no cenário atual, faz-se cada dia mais difícil a construção de objetivos coletivos. A cooperação é fundamental e o trabalho em equipe é um desafio e ao mesmo tempo uma maneira de solucionar problemas e fazer com que os resultados positivos aconteçam. A perspectiva cooperativa e coletivista é contrária ao modelo individualista do capitalismo e propõe o desenvolvimento para os grupos sociais, principalmente aqueles de trabalhadores em condições de exploração pelo sistema.

8 Pensar na cooperação e no trabalho coletivo é reconhecer o trabalho como sendo um direito e desta forma os trabalhadores adquirem maior poder de negociação além de maior estabilidade perante as empresas e os capitalistas. O trabalho ou a falta dele deixa de ser um problema individual e passa a ser um problema da coletividade.

9 Comunidade e Democracia: A experiência da Itália Moderna – Robert Putnam
O que faz com que algumas comunidades sejam virtuosas e outras não? As regras formais? Leis? A cultura? Expressa sob a conduta dos indivíduos? São os cidadãos que promovem o desenvolvimento de uma sociedade? São as regras que influenciam no comportamento virtuoso dos cidadãos?

10 A análise da Itália a partir de mudanças institucionais na década de setenta.
A comparação entre a Itália do norte e a Itália do sul. O papel das instituições – regras formais na organização social – desenvolvimento social. O papel da cultura na promoção de uma sociedade virtuosa. O conceito de capital social.

11 O capital social consiste na capacidade de desenvolver atividades visando à coletividade e não os aspectos e interesses individuais. Sociedades com mais capital social são mais virtuosas, possuem Estados mais capazes de promover do desenvolvimento para suas sociedades e também a qualidade de vida. São as sociedades virtuosas que conseguem construir Estados virtuosos e aquelas que não são, como fazer para romper com os ciclos negativos? As instituições podem promover o capital social e o espírito coletivo, mas a cultura local é bastante forte e precisa querer mudar para que a mudança ocorra para o bem da sociedade.


Carregar ppt "Trabalho e cooperação: o trabalhador coletivo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google