A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS FORMAS DE LOCALIZAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS FORMAS DE LOCALIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 AS FORMAS DE LOCALIZAÇÃO
EU NO MUNDO AS FORMAS DE LOCALIZAÇÃO Prof. Adriano R. – 6º Anos

2 Zonas Temperadas Norte
LOCALIZAÇÃO Zona Glacial Ártica Zonas Temperadas Norte Zona Intertropical Zonas Temperadas Sul O Brasil está localizado totalmente no hemisférios Ocidental, isto é, a oeste do meridiano de Greenwich. Além disso, 93% das terras brasileira encontram-se no hemisfério sul, isto é a sul da linha do Equador; enquanto 7% estendem-se pelo hemisfério norte, ou seja a norte da linha do Equador. + É cortada por 2 grandes paralelos: Linha do Equador e Trópico de Capricórnio; + é banhado a leste pelo Oceano Atlântico. (Setentrional é aquilo que é relativo ao norte. Meridional é aquilo que é relativo ao sul).

3 AS FORMAS DE ORIENTAÇÃO: PELOS ASTROS E POR INSTRUMENTOS
GPS ROSA DOS VENTOS CRUZEIRO DO SUL N – Norte S – Sul L – Leste O – Oeste NE – Nordeste NO – Noroeste SE – Sudeste SO - Sudoeste + A partir de observações feitas pelo ser humano, constatou-se que todos os dias o Sol surge, ao amanhecer a leste, e desaparece, ao anoitecer a oeste, e a lua também. + Baseando nessa observação, foi determinado um conjunto de pontos de referência – os pontos cardeais. + O GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global) é um aparelho que teve sua origem no Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Sua função é a de identificar a localização de um aparelho chamado de receptor GPS. + Foi desenvolvido como um aparelho bélico do exército dos EUA, usado para o direcionamento de diversos tipos de armamentos de precisão. BÚSSOLA + É um aparelho que se parece com um relógio, indicando sempre o Norte, e possui uma rosa dos ventos desenhada no fundo, o que facilita a orientação pelos pontos cardeais e colaterais.

4 LOCALIZANDO-ME: OS PARALELOS E MERIDIANOS (LATITUDE E LONGITUDE)
SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO – COORDENADAS GEOGRÁFICAS - São linhas imaginárias traçadas paralelamente ao Equador. - É a distância medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre ao Equador. - São linhas imaginárias que cortam perpendicularmente o globo e vão de um polo a outro. - É a distância medida em graus de qualquer ponto da Terra ao meridiano de Greenwich. - Coordenadas geográficas: são a combinação dos graus da latitude e da longitude, para estabelecer a posição absoluta de um ponto da superfície da Terra. + Latitude (paralelos): é a distância em graus, medida a partir de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha equatorial, cuja latitude é zero. As medidas variam do 0º até 90º para o norte ou para o sul, nas regiões polares. + Longitude (meridianos): corresponde à distância angular compreendida entre o meridiano que passa num determinado ponto da superfície terrestre e o meridiano de origem ou meridiano de 0º. É medido em graus, entre 0º e 180º, para leste ou para oeste do meridiano de Greenwich.

5 ZONAS CLIMÁTICAS DA TERRA
+ Zona Polar ou Glacial = menores temperaturas, menores incidência de raios solares, vegetação rasteira, pouca urbanização. + Zona Temperada = equilíbrio e média de temperaturas, maior incidência de raios solares que na zona polar/glacial, estações do ano bem definidas, maiores concentrações urbanas. + Zona Tropical = maiores temperaturas, maiores incidência de raios solares, grandes desertos, florestas com grande biodiversidade, significativa concentração urbana.

6 O BRASIL NO MUNDO Todo o território brasileiro está localizado a oeste do meridiano de Greenwich, portanto, sua área pertence ao hemisfério ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do país, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério norte e 93% localizado no hemisfério sul. Cortado ao sul pelo Trópico de Capricórnio, apresenta 92% do território na zona intertropical (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio); os 8% restantes estão na zona temperada do sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico).


Carregar ppt "AS FORMAS DE LOCALIZAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google