A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA"— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA

2 Arranjos Produtivos Locais
Os APLs são concentrações de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas, que, sob uma estrutura de governança comum, mantém vínculos de articulação, interação, aprendizagem e cooperação entre si e com outras entidades públicas e privadas.

3 Arranjos Produtivos Locais
Interação, cooperação Aprendizagem Vínculos de articulação

4 Arranjos Produtivos Locais
Desenvolvimento a partir das condições econômicas, sociais e institucionais locais; Explorar as potencialidades locais; Fortalecer as empresas já existentes; Fomentar o empreendedorismo e a inovação; Empregar formas descentralizadas de promoção do desenvolvimento.

5 Programa Estadual de Fomento e Apoio aos APLs
Financia projetos estratégicos com o objetivo de consolidar arranjos e produtivos como importantes fatores para o desenvolvimento econômico integrado. Objetivos: - Desenvolver as cadeias produtivas paulistas; - Aumentar a competitividade das micro, pequenas e médias empresas; - Estimular o empreendedorismo, baseado na interação e na cooperação; - Descentralizar o desenvolvimento produtivo para fortalecer a economia regional; - Fomentar projetos de desenvolvimento produtivo nos APLs paulistas. Onde os recursos podem ser aplicados: - Aquisição de equipamentos e maquinários; - Programas de capacitação, treinamento e transferência de tecnologia; - Pequenos ajustes de infraestrutura e adaptação; - Estudos de viabilidade técnica e econômica.

6 APLs de TI no Estado de SP
Cidade Setor Marília* Tecnologia da Informação Presidente Prudente Software Ribeirão Preto São José do Rio Preto São José dos Campos *Reconhecimento pelo Governo de SP em 06 de setembro de 2016.

7 Caracterização do APL TI Marília
O APL TI MARÍLIA é composto por empresas atuantes no ramo de Tecnologia da Informação, por instituições de ensino públicas e privadas, por entidades sem fins lucrativos, associações de classe, comunidades científicas, órgãos de fomento e órgãos públicos, localizados em Marília e cidades circunvizinhas, todos trabalhando em parceria para crescimento e desenvolvimento empresarial, social e econômico da região do centro-oeste do Estado de São Paulo.

8 Caracterização do APL TI Marília
+200 empresas de TI ~2.500 empregos diretos e indiretos > 9% (crescimento 1º semestre de 2016) Marília e Região - Assis - Bauru - Birigui - Gália - Garça - Lins - Marília - Novo Horizonte - Osvaldo Cruz - Ourinhos - Pompeia - Santa Cruz do Rio Pardo - Tupã

9 Caracterização do APL TI Marília

10 Reconhecimento

11 Marcos Importantes do APL TI Marília

12

13

14 Agentes Atuantes Fomento e Apoio aos APLs
Políticas Públicas e Leis de Incentivo Apoio ao Empreendedorismo Apoio à Inovação

15 Agentes Atuantes Formação e atualização de mão de obra
Apoio a projetos de P&D&I Apoio ao PMEs Integração com outras industrias

16 Agentes Atuantes

17 Governança do APL TI Marília

18 Ações de Apoio a Empresas
Promoção de eventos e encontros de negócios; Participação na Convenção Coletiva de Trabalho; Ações de cursos e capacitações técnicas e de gestão; Apoio na prospecção de talentos; Ações de divulgação da área em nível regional e estadual; Apoio em ações de incentivo ao empreendedorismo e inovação; Representatividade do setor no âmbito sindical e governamental.

19 TI em Marília Incubadora de Empresas de Base Tecnológica credenciada ao Governo de SP; Centro de Inovação Tecnológica credenciada ao Governo de SP; Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação; Instituições de ensino com cursos de TI; Incentivo fiscal do ISS (2%); Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Projeto de Lei Municipal de Incentivo à Inovação; Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação reconhecido pelo Governo de SP.

20 TI em Marília e por fim

21 Setor que lidera o projeto do Parque Tecnológico de Marília!
TI em Marília Setor que lidera o projeto do Parque Tecnológico de Marília!

22 Por seu papel no cenário da Tecnologia da Informação e da inovação, o APL TI Marília é o reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo de uma área de vocação cada dia mais expressiva na cidade de Marília, representante de uma indústria promissora e de alta capacitação profissional, geradora de produtos e serviços de alto valor agregado, condizente com as demandas sociais e econômicas do país apoiada pela integração dos atores envolvidos no desenvolvimento de inovações tecnológicas e de acesso a novos negócios.

23 www.asserti.org.br Prof. Dr. Elvis Fusco www.inovamarilia.org.br
Presidente da ASSERTI


Carregar ppt "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google