A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS Profa. Ana Cláudia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS Profa. Ana Cláudia."— Transcrição da apresentação:

1 AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS Profa. Ana Cláudia

2 MESOPOTÂMIA COC 02 CAPÍTULO 05

3 A Mesopotâmia recebeu este nome por estar banhada pelos rios Tigre e Eufrates.
Em grego significa: terra entre rios. Atualmente na região da Mesopotâmia localizam-se Iraque, parte da Síria e Kuwait. Foi cobiçada por diferentes povos devido à fertilidade de suas terras.

4 MAPA DA ANTIGA MESOPOTÂMIA
JUNTAMENTE COM O EGITO FORMA O CRESCENTE FÉRTIL.

5 POVOS DA MESOPOTÂMIA Sumérios: desenvolveram a escrita e inventaram a roda. Babilônios: Primeiro Império Babilônico e o rei mais importante foi Hamurabi. Assírios: guerreiros cruéis e ficaram conhecidos por sua extrema violência. Caldeus: principal rei Nabucodonosor, conquistou o reino de Judá, destruiu o Templo de Jerusalém e levou os hebreus como escravos para a Babilônia. Construiu os jardins Suspensos da Babilônia.

6 ESCRITA CUNEIFORME

7 SOCIEDADE MESOPOTÂMICA
Rei: representante direto dos deuses na Terra. Tinha todos os poderes. Homens livres da camada dominante: sacerdotes, nobres e oficiais do exército. Controle da riqueza, do poder e saber. Homens livres de média e baixa posição: funcionários públicos, artesãos, comerciantes, camponeses e trabalhadores urbanos. escravizados.: prisioneiros de guerra e escravos por dívida.

8

9 ECONOMIA A base era a agricultura que se desenvolveu graças ao aproveitamento das águas dos rios Tigre e Eufrates.

10 RELIGIÃO Eram politeístas, seus deuses personificavam as forças da natureza e eram apresentados com aparência humana.

11 ZIGURATES Era uma torre de tijolos com degraus que significava uma escadaria banhada de sol para se chegar aos deuses, ligando céu e Terra. Serviam de altar, observatório astronômico, ponto de observação das cheias dos rios, moradia dos sacerdotes e funcionários do templo, celeiro e oficinas de artesãos.

12 ZIGURATE

13 ZIGURATE

14 EXCELENTE PROVA!!!


Carregar ppt "AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS Profa. Ana Cláudia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google