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Ferramentas do Trabalho Acadêmico

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Apresentação em tema: "Ferramentas do Trabalho Acadêmico"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas do Trabalho Acadêmico
Apresentação Márcia Regina Coelho - CRB 14/651 Alexsander Leber – CRB 14/659 Adaptado para o estágio de comércio exterior.

2 Citação Citações DIRETAS INDIRETAS CITAÇÃO DE CITAÇÃO NBR 10520:2002

3 É obrigatório indicar o número da página O autor faz parte da frase
Citação Citação Direta É aquela em que se reproduz no texto a idéia original da obra que está sendo consultada. Exemplos: Ao escolher e delimitar o tema de pesquisa o mestrando deve ter presente que “[...] quanto mais se restringe o campo, melhor e com mais segurança se trabalha.”. (ECO, 1988, p. 10). É obrigatório indicar o número da página Ao escolher e delimitar o tema de pesquisa o mestrando deve atentar para o que diz Eco (1988, p. 10): “[...] quanto mais se restringe o campo, melhor e com mais segurança se trabalha.”. O autor faz parte da frase

4 Citação As citações diretas de mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com letra na fonte Arial 10 e sem as aspas. Exemplo: Uma tese deve revelar o domínio dos conceitos utilizados e um certo conhecimento da literatura técnica. O assunto não deve estar solto no espaço, mas colocado no seu contexto. Todavia, o domínio dos conceitos se revela no seu uso ao longo da análise e não na infindável seqüência de definições de diferentes autores. (CASTRO, 1978, p. 319). margem 4 cm

5 Citação As citações diretas de mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com letra na fonte Arial 10 e sem as aspas. Exemplo: Marconi e Lakatos (2001, p.102) apresentam algumas orientações relativas à elaboração do projeto de pesquisa. Dentre elas, destaca-se a identificação do tema a ser estudado, que é reconhecido como [...] o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Pode surgir de uma dificuldade prática enfrentada pelo coordenador, da sua curiosidade científica, de desafios encontrados na leitura de outros trabalhos ou da própria teoria. Pode ter sido sugerido pela entidade responsável pela parte financeira, portanto, ‘encomendado’, o que não lhe tira o caráter científico, desde que não interfira no desenrolar da pesquisa; ou seja, se ‘encaixar` em temas muito amplos, determinados por uma entidade que se dispõe a financiar pesquisas e que promove uma concorrência entre pesquisadores, distribuindo a verba de que dispõe entre os que apresentam os melhores projetos. Uma tese deve revelar o domínio dos conceitos utilizados e um certo conhecimento da literatura técnica. O assunto não deve estar solto no espaço, mas colocado no seu contexto. Todavia, o domínio dos conceitos se revela no seu uso ao longo da análise e não na infindável seqüência de definições de diferentes autores. 4 cm

6 no estágio de comércio exterior não deve ser indicada.
Citação Citação Indireta É geralmente empregada quando se pretende apresentar, de modo reduzido ou abreviado, as idéias de um autor sem recorrer à citação direta. Paráfrase ou condensação Texto original: A fase de estabelecimento e de clarificação da problemática e do próprio problema é freqüentemente considerada como a fase crucial da pesquisa. É ela que serve para definir e guiar as operações posteriores, como uma espécie de piloto automático, uma vez que tenha sido bem planejada. (LAVILLE; DIONNE, 1999, p. 85). Citação Indireta: Considera-se que a determinação e a explicação do problema constituem operações decisivas no processo de pesquisa. Isso porque é a partir da conscientização do problema e de suas implicações que o pesquisador será capaz de planejar e desenvol-ver adequadamente as etapas subseqüentes da pesquisa. (LAVILLE; DIONNE, 1999). Na citação indireta, a indicação das páginas consultadas é opcional, porém, no estágio de comércio exterior não deve ser indicada.

7 Citação Supressões [...] A supressão serve para omitir parte da citação que não é necessária. Exemplos: Sobre o emprego de citações, Beaud (1997, p. 125) aconselha: “[...] evite fazê-lo em excesso ou desorganizadamente: uma citação, como qualquer outro material, só vale pelo lugar que ocupa, pela dinâmica que imprime à totalidade de seu raciocínio central.”. “Evite, igualmente, citações longas demais, que correm o risco de quebrar o ritmo de sua demonstração [...]”. (BEAUD, 1997, p. 125).

8 Citação Interpolações, acréscimos ou comentários [ ]
São adaptações na citação ou a inclusão de comentários para esclarecimentos. Exemplo: “Dois passos são necessários para o início da tarefa [de realizar uma pesquisa]: a formulação do problema e a elaboração do projeto de pesquisa.”. (GOLDENBERG, 1997, p. 70).

9 Citação Ênfase ou destaque
Para dar ênfase a alguma expressão ou palavra utiliza-se o sublinhado, negrito ou itálico Exemplos: “O trabalho de pesquisa deve ser instigante, mesmo que o objeto não pareça ser tão interessante. O que o verdadeiro pesquisador busca é o jogo criativo de aprender como pensar e olhar cientificamente.”. (GOLDENBERG, 1997, p. 68, grifo nosso). “A escolha de um tema que esteja ligado à área de atuação profissional, ou que faça parte da experiência profissional do estudante, torna o trabalho de desenvolvimento monográfico muito mais interessante e eficiente.”. (MARTINS; LINTZ, 2000, p. 21, grifo dos autores).

10 Citação Traduções Na tradução de citação deve ser indicado o fato com a expressão “tradução nossa” entre parênteses como mostra o exemplo abaixo. Citação Original: Yin (1993) has identified some specific types of cases studies: Exploratory, Explanatory, and Descriptive. Stake (1995) included three others: Intrinsic – when the researcher has na interest in the case; Instrumental – when the case is used to understand more than what is obvious to the observer; Collective – when a group of cases is studied. (TELLIS, 1997, p. 1). Tradução: Yin (1993) identificou alguns tipos específicos de estudos de caso: exploratório, explanatório e descritivo. Stake (1995) incluiu três outros; intrínseco – quando o pesquisador tem um interesse no caso; instrumental – quando o caso é usado para entender mais do que aquilo que é óbvio para o observador; coletivo – quando um grupo de casos é estudado. (TELLIS, 1997, p. 1, tradução nossa).

11 Não se deve colocar espaço
Citação Obras de um mesmo autor publicadas no mesmo ano Exemplos: De acordo com Chiavenato (1999a) (CHIAVENATO, 1999b) Não se deve colocar espaço

12 As datas devem ser separadas por vírgula
Citação Citações indiretas de um mesmo autor de diversos documentos, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente. Exemplos: Chiavenato (1997, 1999, 2001) (BUNGE, 1972, 1974, 1976, 1980) As datas devem ser separadas por vírgula

13 Citação Citações indiretas de diversos documentos, de vários autores
mencionados simultaneamente. Exemplo: (LAKATOS, 2001; RICHARDSON, 1999; SEVERINO, 2000; YIN, 2001) Os autores devem ser separados por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética

14 Citação Citação de citação No texto: Consulte o original!
Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser: “[...]”. Consulte o original! No rodapé da página: 1EVANS, 1987 apud SAGE, 1992, p2-3. Nota: nas referências apenas o autor da obra consultada deve ser mencionado.

15 Referências Referência NBR 6023:2002
“Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permitem sua identificação individual.”. (ABNT, 2002, p. 2). NBR 6023:2002

16 Referência Apresentação das referências
Alinhadas somente à margem esquerda do texto; Digitadas em espaço simples; Separadas por espaço duplo (PROEN recomenda 1,5 cm); utilizar o modelo do estágio; Negrito utilizado somente para destacar o elemento do título da obra ou periódico; Título (primeira palavra) destacado em letras maiúsculas quando a obra não indica autoria ou responsabilidade; Ao optar pela utilização abreviada do prenome do autor, deve-se adotar em todas as referências da lista. Nomes em ordem alfabética.

17 Sobrenome em caixa alta Retirados de outras partes da obra
Referência Autor Título Autor Subtítulo Título Subtítulo Editora Editora Sobrenome em caixa alta CARRASCOZA, João Anzanello. Título em negrito A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. Retirados de outras partes da obra São Paulo: Editora Futura, 2003.

18 Referência Autores Título Autores Título Editora Editora
Na publicação: Editora Atlas S.A. Mais de 3 autores, indica-se o primeiro e a expressão “et al” RIBEIRO, Julio et al. Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. 3. ed. São Paulo: Atlas

19 Referência Trabalhos Acadêmicos
VASCONCELOS, Rachel Cidaco de. A comunicação utilizada pelas empresas turísticas de Blumenau para posicionar a cidade como destinação para o turismo de eventos f. Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2004.

20 Referência Capítulos de livros
MELLO, Cláudio. Promoção de vendas. In: PREDEBON, José (Org.). Propaganda: profissionais ensinam como se faz. São Paulo: Atlas, Cap. 2. p

21 Referência Artigo de revista em meio eletrônico
AQUINO, Mirian de Albuquerque. Metamorfoses da cultura: do impresso ao digital, criando novos formatos e papéis em ambiente de informação. Ciência da Informação. Brasília, v. 33, n. 2, Disponível em: < abstract>. Acesso em: 18 abr 2005.

22 Referência Artigo ou matéria de jornal em em meio eletrônico
KLEBER, Klaus. Uma escola de jornalismo. JBrasil Online, Rio de Janeiro, 18 abr Disponível em: < Acesso em: 18 abr

23 Referência AUTORIA Organizador, editor e coordenador
PREDEBON, José (Org.). Propaganda: profissionais ensinam como se faz. São Paulo: Atlas, 2000.

24 Equivalente a seis espaços
Referência Várias obras do mesmo autor na mesma página Substitui-se o nome do autor das referências subseqüentes por um traço sublinear e ponto. Exemplo: RODRIGUES, Adyr Balastreri. Turismo e espaço: rumo a um conhecimento interdisciplinar. São Paulo: Hucitec, 1997a. ______. Turismo, modernidade e globalização. São Paulo: Hucitec, 1997b. Equivalente a seis espaços

25 Referência Duas editoras Três ou mais
Indicam-se ambas com os respectivos locais (cidades). Três ou mais Indica-se a primeira ou a que estiver em destaque. Exemplo: ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria; MAIA, Carlos A. (Coord.). História da ciência: o mapa do conhecimento. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura; São Paulo: EDUSP, 1995.

26 Referência Local e editora não identificados no documento
utilizam-se as expressões sine loco e sine nomine, abreviadas e entre colchetes. Exemplo: BELTRÃO III, J. Discursos do pregador. [S.l.:s.n.], 1930.

27 Referência Indicações de meses de forma abreviada no idioma original da publicação Exemplos: Maio/dez Mar Aug./Sept

28 Ordem alfabética dos nomes dos autores
Referência Ordenação das referências As referências podem aparecer no final do trabalho, do artigo ou do capítulo. Ordenação Alfabética Ordem alfabética dos nomes dos autores

29 Acesse o site da Biblioteca e clique no link do More.C
Referência MORE Acesse o site da Biblioteca e clique no link do More.C

30 Para referenciar um livro.
Referência MORE Para referenciar um livro.

31 Clicar em Gerar Referência.
MORE Clicar em Gerar Referência.

32 Clique em Gerar Citação.
Referência MORE Clique em Gerar Citação.

33 Referência MORE


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