A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novas práticas de tutoria e

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novas práticas de tutoria e"— Transcrição da apresentação:

1 Novas práticas de tutoria e
mediação pedagógica em EaD

2 Jacqueline Lameza Coordenadora da mesa-redonda Economista e administradora. Mestra em Economia pela PUC-SP. Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI-MG). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Experiência de 12 anos em EaD, tendo atuado em todos os papéis, incluindo a gestão de EaD de grandes universidades. Coordenadora do Departamento de Educação a Distância da Belas Artes.

3 Agradecimentos Em nome dos integrantes da mesa, agradeço à ABED a oportunidade de participar deste evento, um momento rico e extremamente importante para refletir, promover e fortalecer a EaD no Brasil e, por que não dizer, no mundo, já que se trata de um congresso internacional.

4 Agradecimentos Ao prof. Fabrício, que, numa apresentação virtual, me fez acreditar em amor à primeira vista pelo EaD da Unicesumar. Desde esse dia, sou sua fã de carteirinha. À profa. Gladis, que dividirá conosco sua experiência em comandar um exército de Tutores EaD, já que ela conta com alunos em sua IES. À Rebecca, minha amiga superpoderosa, pois comandar 800 Tutores EaD em regime home office não é pra qualquer um. Ao Roberto, até então meu amigo virtual, pois nossos contatos sempre foram por . Já era para ele ter participado da mesa-redonda desde o ano passado. Enfim, consegui!

5 Caso você queira fazer uma pergunta, o que você deve fazer?
As perguntas devem ser formuladas por escrito, com clareza e objetividade, e devem ser entregues à recepcionista, presente no auditório, para que possam ser respondidas no fim da apresentação. Regras de etiqueta desta sessão: Caso seja necessário sair antes do fim da mesa-redonda, saia discretamente. Desligue os aparelhos eletrônicos. Evite conversas paralelas.

6 Proposta Esta mesa-redonda tem como objetivo discutir os modelos de tutoria e mediação pedagógica em EAD adotados pelas instituições de ensino superior. Serão apresentadas as práticas utilizadas com vistas à obtenção de excelência na aprendizagem dos alunos.

7 via Fabrício Ricardo Lazilha

8 via Fabrício Ricardo Lazilha UniCesumar Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Maringá, especialização em Análise de Sistemas pelo Centro Universitário de Maringá, especialização em Educação a Distância pelo SENAC-PR e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É diretor de Planejamento de Ensino do Núcleo de Educação a Distância do Centro Universitário de Maringá - UniCesumar.

9 Gladis Salete Linhares Toniazzzo

10 Gladis Salete Linhares Toniazzzo
UNESA Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua na curadoria/diretoria de Suporte ao Ensino da Estácio de Sá.

11 NOVAS PRÁTICAS DE TUTORIA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EAD- ESTACIO
Gladis Linhares Águas de Lindóia, 21 de setembro de 2016

12 TUTOR ONLINE E PRESENCIAL
Número de polos: 264 credenciados Modelo online Caracterização: Aspectos pedagógicos: tutor online Aspectos acadêmico/administrativo: tutor presencial

13 TUTOR ONLINE Docente alocado em disciplina com aderência
- Fórum de Discussão: Interação no prazo de 48 horas após a postagem do aluno; - Qualificar as postagens segundo as métricas definidas; - Resposta às mensagens na Central de Mensagens dentro do mesmo prazo estipulado para os Fóruns e, incluindo as solicitações de revisão de pontos de participação nos fóruns e/ou questões de provas.

14 TUTOR ONLINE - Gabaritos Comentados ou Dúvidas comentadas: Gravação semanal  na quantidade e modelagem indicadas. - BDQ: Elaborar questões para as disciplinas na quantidade e modelagem solicitadas pelos Validadores e/ou Coordenadores.

15 TUTOR PRESENCIAL Orientar o processo de estudos dos discentes e esclarecer suas dúvidas de procedimentos de acesso e sobre a metodologia de ensino; Atender o discente de forma presencial e individual, conforme agendamento prévio, ocorrendo em sala de estudos apropriada, no polo de apoio presencial; Interagir academicamente com o tutor a distância/online para questões relacionadas ao conteúdo, e, com o coordenador de curso para questões relacionadas à metodologia e à progressão acadêmica do curso;

16

17 Rebecca Villagrán Seoane

18 Rebecca Villagrán Seoane
FGV Possui graduação em Letras - Português/Latim pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) - bacharelado e licenciatura. É especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas-FGV-RJ e coordenadora de tutoria da FGV On-line.

19 Novas Práticas de Tutoria e Mediação Pedagógica em EAD
Rebecca Seoane Coordenadora de Produto Varejo On-Line e Tutoria MR

20

21 Como?

22 “Na era da participação, as pessoas criam e consomem notícias, ideias e entrenimento. A nova onda de tecnologia transforma as pessoas de consumidores a prosumidores.” produtor + consumidor Kotler, Philip, Marketing 3.0

23

24 O objetivo é proporcionar a melhor experiência possível.
cultural colaborativo otimista centrado na pessoa experimental

25 O que é Design Thinking? Metodologia que usa a sensibilidade e a forma de pensar de designers para explorar diferentes possibilidades de produtos, serviços e processos, pensando nas necessidades das pessoas, equilibrando aspectos técnicos e comerciais. Tim Brown

26 O que deseja o aluno de hoje?

27

28 Empatia Observar o que as pessoas fazem (e não fazem).
Ouvir o que dizem (e não dizem). Estar no lugar do outro. Pensar como o outro. Sentir como o outro. Usar a empatia.

29 Obrigada! Rebecca Seoane rebecca.seoane@fgv.br
Coordenadora de Produto Varejo On-Line e Tutoria MR

30 Roberto Moraes Neto

31 Roberto Moraes Neto Coord. Geral Ped. de Polos Possui Graduação em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Anhembi Morumbi (2006), MBA em Marketing Geral/Produtos pela Universidade Anhembi Morumbi (2008), Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância pela Universidade Paulista (2009), Gastronomia pela Universidade Paulista (2012) e Administração de Empresas pela Universidade Anhembi Morumbi (2014). Trabalha, atualmente, como Coordenador Geral Pedagógico de Polos do EAD Laureate desde Agosto de Participa do processo de credenciamento e reconhecimento de cursos, credenciamento, abertura e treinamento das equipes de Polo e acompanhamento das visitas de comissões de avaliação do Ministério da Educação (MEC). Também atuou como Coordenador de Tutoria On-line e Presencial na Universidade Anhembi Morumbi de Janeiro de 2013 a agosto de Possui experiência como Tutor e Líder de Tutoria comprovadas pelo Departamento de Educação a Distância da Universidade Paulista de 2007 a Em julho de 2015 foi contemplado com uma bolsa de estudos intercambista na Santa Fé University of Arts and Design (USA).

32 NOVAS PRÁTICAS DE TUTORIA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EAD
Profº Roberto Moraes Neto Coord. Geral Ped. de Polos

33 Programa de Permanência Acadêmica
PAUTA 1 2 3 4 Laureate Laureate Mundo Laureate Brasil EAD Laureate Metodologia Momentos Síncronos Momentos Assíncronos Atores Pedagógicos Tutor Web Tutor Presencial PROPAC Programa de Permanência Acadêmica

34 Laureate Mundo IMAGEM DE EXEMPLO

35 Laureate Brasil

36 EAD Laureate

37

38 Encontros Presenciais
Web Conferências Avaliação Presencial Momentos Síncronos

39 Momentos Assíncronos Exploração de conteúdos
Atividades de Aprendizagem Fórum Momentos Assíncronos

40 Tutores (Web & Presencial)
Atores Pedagógicos Tutores (Web & Presencial) Docentes IMAGEM DE EXEMPLO Estudantes

41 Tutor Web Mediar discussões e dúvidas, criando pontes que direcionem o estudante ao conhecimento – pedagogia da dúvida; Estimular o espírito investigativo, desvendando o próprio saber – ritmo e tempo próprios; Incentivar os estudantes a participar dos eventos síncronos e assíncronos e demais atividades previstas nas disciplinas; Motivar os estudantes a estabelecer rotinas de estudo para o processo de aprendizagem, visando assumir com competência e responsabilidade o controle de seu estudo; Indicar materiais complementares com a supervisão e orientação dos docentes.

42 Tutor Presencial Atuar como facilitador do contato entre o estudante, a Instituição e o conteúdo, podendo mediar discussões com os docentes das disciplinas via Web Conferência; Organizar e desenvolver atividades presenciais, mantendo o devido registro via AFA (Ambiente de Formação Acadêmica); Promover interação entre os estudantes do polo de apoio presencial – grupos de estudos; Planejar, desenvolver e orientar ações pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento acadêmico do estudante; Aplicar as avaliações presenciais.

43 PROPAC Acompanhamento saúde acadêmica estudantes;
Programa de Permanência Acadêmica Acompanhamento saúde acadêmica estudantes; Auxiliar os estudantes na organização dos estudos; Datas importantes; Resgatar estudantes inativos; Fomentar Grupos de Estudos e Encontros Presenciais;

44 PROPAC Cronograma de Atividades

45 PROPAC Estudantes Ativos

46 Profº Roberto Moraes Neto
Obrigado! Profº Roberto Moraes Neto

47 Alguma dúvida? jacqueline.lameza@belasartes.br
Muito obrigada!


Carregar ppt "Novas práticas de tutoria e"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google