A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Administração Introdução

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Administração Introdução"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Administração Introdução
HSP-0289 2 o Semestre 2017 Profa Aylene Bousquat

2

3 Inserção da disciplina no bacharelado de Nutrição

4

5

6 O eixo Trabalho, Ciência e Cultura tem como objetivo propiciar oportunidades de aprendizagem ao estudante, por meio de diferentes disciplinas, que visam integrar 15 os conhecimentos apreendidos, vinculando-os às diferentes áreas da prática profissional.

7 Conteúdo do trabalho em grupos

8 Elementos introdutórios de administração
Fundamentos Conceitos

9 Administrar Historicamente Estrutura formal de ação Igreja Católica
Organizações militares

10 Administrar Filosofia
Platão (democracia e adminstração dos negócios públicos) Aristóteles: organização do Estado e três tipos de administração pública Bacon: essencial e acessório Descartes (cartesesianismo) Rousseau Marx (teoria da origem do Estado)

11 Conceitos de Administração

12 Tecnicamente, a administração constitui fazer as coisas da maneira mais adequada possível, com o mínimo de recursos – humanos, financeiros e materiais – com o intuito de alcançar objetivos.

13 O conceito de administração representa uma governabilidade, gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam administradas com planejamento, organização, direção, e controle. O ato de administrar é trabalhar com e por intermédio de outras pessoas, na busca de realizar objetivos da organização, bem como de seus membros.

14 Princípios para administrar
Planejar Organizar Dirigir Controlar

15 Planejamento Significa estabelecer planos, métodos e processos que irão guiar as ações e os objetivos da organização. Tais procedimentos são as linhas mestras que definirão: O que? Quando? Quem? Como? serão feitas as coisas. Por quê?

16 Exemplo: SNH

17 Organização processo de alocar, arrumar e/ou distribuir tarefas, responsabilidades e recursos entre os membros da organização. Significa adequar a estrutura da organização aos objetivos propostos, isso porque objetivos distintos requerem adaptações diferentes.

18 Direção liderar, influenciar e motivar as pessoas a realizarem tarefas essenciais à obtenção dos resultados. Ao contrário de planejar e organizar, dirigir é uma atividade concreta, uma vez que envolve trabalhar com pessoas. Sua função essencial é criar uma atmosfera adequada para o exercício de todas as funções.

19 Controle/Avaliação verificar, constatar ou certificar-se da realização das atividades e objetivos conforme estabelecido. Enfim, controlar visa medir o desempenho das pessoas com relação aos objetivos previstos para manter a empresa no caminho certo.

20

21 Funções Administrativas
Fixar objetivos. Analisar, conhecer os problemas. Solucionar os problemas. Organizar e alocar os recursos, tanto financeiros, quanto tecnológicos e humanos.

22 Funções Administrativas
Liderar, comunicando, dirigindo e motivando as pessoas. Negociar. Tomar decisões. Controlar, mensurando e avaliando.

23

24 Dez Papéis do administrador

25

26 Habilidades necessárias
Técnica Humana Conceitual

27 Técnica utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas espe- cíficas, através de sua instrução, experiência e educação

28 Humana consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.

29 Conceitual compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Esta habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo imediato.

30 Retornar ao trabalho dos grupos

31 Nossa disciplina


Carregar ppt "Fundamentos de Administração Introdução"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google