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O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil

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Apresentação em tema: "O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística 9 de março de 2017 14h às 17h

2 Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística
Mestrado criado em 1972 Doutorado criado em 2004 ÁREA DE ESTUDOS LITERÁRIOS: 3 LPs Corpo Docente: 15 professores ÁREA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS: 5 LPs Corpo Docente: 24 professores

3 Equipe Prof. Wilson José Flores Júnior – coordenador Profa. Elena Ortiz Preuss – vice-coordenadora Consuelo Costa – Assistente administrativa Bruno Calassa – Assistente administrativo Ana Paula R. S. Velasco Vinhal – Secretária executiva

4 Sistema Nacional de Pós-Graduação
Objetivos do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG): Formação pós-graduada de docentes para todos os níveis de ensino; Formação de recursos humanos qualificados para o mercado não-acadêmico; Fortalecimento das bases científica, tecnológica e de inovação. Sistema Nacional de Pós-Graduação

5 Documentos básicos Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG 2011/2020 (CAPES) Documento da Área Letras e Linguística da CAPES mais recente (09/12/2013) (CAPES) Ficha de Avaliação do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística Triênio (CAPES) Resolução CEPEC nº 1403 Programas de Pós-Graduação da UFG Nova Resolução CEPEC: Regulamento do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da UFG

6 Documentos complementares
Resolução CEPEC nº 1210/2013: Regulamento do Estágio Docência na Graduação na UFG Resolução CONSUNI nº 07/2015: estabelece a política de ações afirmativas para pretos, pardos e indígenas na Pós-graduação stricto sensu da UFG Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES Programa de Estudante-Convênio de Pós-graduação (PEC-PG) da CAPES

7 Normativas internas em elaboração
Bolsas e acompanhamento discente Prorrogação de prazos Mudança de nível Integração com a graduação

8 Obrigações básicas discentes
Desenvolver a pesquisa Cumprir os créditos em disciplinas com conceito mínimo C e não havendo mais do que dois conceitos C Cumprir os créditos em atividades complementares Cumprir os prazos de avaliação do projeto (M:6m; D:12m) qualificação (M: 18m; D:36m) e defesa (M:24m; D:48m) Apresentar trabalho em eventos acadêmicos Publicar textos completos em periódicos, livros e anais de eventos Apresentar a pesquisa no Seminário de Teses e Dissertações em Andamento (M: segundo ano; D: terceiro ano) Manter o Lattes permanentemente atualizado e enviado ao CNPQ Propor melhorias para a avaliação do Programa

9 Obrigações básicas de bolsistas
Todas as obrigações discentes + Realizar estágio docência ANTES da qualificação Apoiar atividades ordinárias e eventos extraordinárias do Programa (matrícula de novatos, inscrição e realização do PS, seminários, palestras, etc.)

10 Atividades complementares Mestrado – 4 cr
I – Apresentação oral (1 cr) (máximo 2) II – Trabalho completo em anais de evento (inter)nacional (2 cr) III – Artigo em periódico (B3 a B5) (2 cr) IV – Artigo em periódico (A1 a B2) (3 cr) V – Capítulo em livro (3 cr) VI – Livro completo (3 cr)

11 Atividades complementares Doutorado – 6 cr
I – Apresentação oral (1 cr) (máximo 1) II – Trabalho completo em anais de evento (inter)nacional (2 cr) (máximo 1) III – Artigo em periódico (B3 a B5) (2 cr) (máximo 1) IV – Artigo em periódico (A1 a B2) (3 cr) V – Capítulo em livro (3 cr) VI – Livro completo (3 cr)

12 Tudo deve ser imediatamente lançado no Lattes
CURSO MESTRADO Estrutura Curricular 20 créditos: - 16 créditos em disciplinas 4 créditos em atividades complementares Obs.: Aproveitamento de disciplinas: até 4 créditos Duração Mínima: 18 meses Máxima: 24 meses Em casos de excepcionalidade a defesa pode se dar em menor tempo. Atividades complementares *cr=crédito Tudo deve ser imediatamente lançado no Lattes - 4 créditos I - Apresentação oral (1 cr) [aceito até o limite de 2] II - Trabalho completo em anais em evento (inter)nacional (2 cr) III - Artigo em periódico (B3 a B5) (2 cr) IV - Artigo em periódico (A1 a B2) (3 cr) V - Capítulo em livro (3 cr) VI - Livro completo (3 cr) Estágio de Docência Obrigatório para bolsistas até a qualificação (regulamentação específica) Prazos * SDTA=Seminário de Dissertações e Teses em Andamento Avaliação do projeto: ao final de 6 meses - (até 09/2017) SDTA: até o 2º ano do curso - (até 02/2019) Qualificação: até 18 meses de curso - (até 09/2018) Defesa: até 24 meses de curso - (até 02/2019)

13 Tudo deve ser imediatamente lançado no Lattes
CURSO DOUTORADO Estrutura Curricular 30 créditos: - 24 créditos em disciplinas (destes 8 créditos devem ser em Seminário de Orientação) 6 créditos em atividades complementares Obs.: Aproveitamento de disciplinas: até 8 créditos Duração Mínima: 24 meses Máxima: 48 meses Em casos de excepcionalidade a defesa pode se dar em menor tempo. Atividades complementares *cr=crédito Tudo deve ser imediatamente lançado no Lattes - 6 créditos I - Apresentação oral (1 cr) [aceito até o limite de 1] II - Trabalho completo em anais em evento (inter)nacional (2 cr) [aceito até o limite de 1] III - Artigo em periódico (B3a B5) (2 cr) [aceito até o limite de 1] IV - Artigo em periódico (A1 a B2) (3 cr) V - Capítulo em livro (3 cr) VI - Livro completo (3 cr) Estágio de Docência Obrigatório para bolsistas até a qualificação (regulamentação específica) Prazos * SDTA=Seminário de Dissertações e Teses em Andamento Avaliação do projeto: ao final de 12 meses - (até 02/2018) SDTA: até o 3º ano do curso - (até 02/2020) Qualificação: até 36 meses de curso - (até 02/2020) Defesa: até 48 meses de curso - (até 02/2021)

14 Documentos para matrículas de veteranos(as)
Ficha de matrícula Relatório semestral de atividades discentes Currículo Lattes atualizado Aprovação do projeto de pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa, se for o caso.


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