• 0:00
    /
    0:00
    Loaded: 0%
    0:00
    Progress: 0%
    Stream TypeLIVE
    0:00
     
    1x

ENGENHARIA IV Laje Plana Protendida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA IV Laje Plana Protendida"— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA IV Laje Plana Protendida
Nomes: Adriano Ghelere, Gabriel Cardoso, Gustavo Lima, Leonardo Corrente. Docente: Elias Ramos Turma: 6º Período A Foz do Iguaçu 05 de Novembro de 2016

2 Laje plana protendida

3 Introdução O desenvolvimento da tecnologia da protensão certamente constitui-se em uma das mais importantes melhorias no campo da engenharia estrutural. E notório o seu efeito sobre a economia, o comportamento estrutural e os aspectos técnicos de uma solução em concreto. Por várias razões, porém, principalmente em edificações, o potencial contido na protensão está longe de ser aproveitado.

4 Fatores que aceleraram o desenvolvimento da laje plana protendida
A racionalização das formas e a facilidade de execução em comparação com a solução convencional de vigas e lajes. A diminuição do tempo de construção em decorrência da racionalização natural que vem ocorrendo nos métodos de execução da laje. O respaldo oferecido por grande número de pesquisas e ensaios sobre o assunto. As vantagens econômicas que o sistema oferece. A esbeltez, simplicidade e elegância da estrutura, feita com lajes planas, lisas e protendidas, e sua notável linearidade.

5 Normas Técnicas Para as lajes protendidas valem as normas usuais do concreto armado e protendido, com destaque dos capítulos dedicados às lajes. Assim, entre outras, podemos citar: NBR DIN Apêndice A ACI - ASCE Commitee 423 FIP - Recomendações para o projeto de lajes planas em concreto protendido, com e sem aderência (maio, 1980). FIP - Recomendações para o projeto de lajes e lajes-fundação protendidas (1998). FIB - CEB - FIP - Recomendações (setembro, 1999).

6 Considerações econômicas
A opção pela laje protendida supõe que existam viabilidade técnica, viabilidade econômica e conveniências arquitetônicas - funcionais e de execução. A viabilidade econômica prende-se fundamentalmente ao parâmetro “vão”. Havendo interesse no vão grande (7,0 a 12,0 m). Importante é não se comparar metro quadrado com metro quadrado, mas sim o custo final, onde se consideram também o menor tempo de execução, o melhor reaproveitamento das fôrmas, a própria aparência final da estrutura e algumas vantagens adicionais que a laje lisa pode oferecer, em relação à laje cortada por vigas.

7 PROS - CONTRAS O concreto é resistente à compressão e o aço à tração. Sua união garante peças mais esbeltas e leves; reduz os casos de rachaduras, tensões de tração e quantidade de material necessária para a construção. Ele vence grandes vãos, suporta grandes cargas e se adapta a praticamente todo tipo de forma e tamanho, além de ser resistente à água e a diversas ações do clima. No entanto, por possuir tal resistência necessita de melhor controle de execução. A colocação dos cabos deve ser feita com a maior precisão para se garantir as posições dos cálculos. As operações necessitam de profissionais e equipamentos especializados. De um modo geral, as construções realizadas com concreto protendido necessitam de atenção e controle maiores do que os necessários para o concreto armado comum. Execução local, com máximo grau de excelência Espessura entre 5cm e 25cm

8 LAJE PROTENDIDA MACIÇA
As lajes de concreto protendido se diferem das lajes de concreto tradicionais por suas armações. Ao invés de gaiolas e vergalhões comuns de aço, as lajes protendidas são armadas com cordoalhas, mais resistentes à tensões. Na construção, a protensão ajuda a resolver problemas de deformação. o sistema permite melhor uso da área de concreto, reduzindo a espessura da laje para 20 a 25 cm, comparada aos 31 a 35 cm das lajes convencionais. Isso possibilita a cobertura de vãos maiores e de um número menor de vigas, quando necessárias.  FLEXIBILIDADE DE GEOMETRIA – LAJES PLANAS MACIÇAS PROTENDIDAS – EDIFICIO GIARDINO D’ITALIA – HAUER CONSTRUÇÕES CIVIS LTDA. – CURITIBA-PR

9 LAJE PROTENDIDA MACIÇA
Os cabos de protensão são cortados de acordo com a especificação de projeto e possuem identificação própria ao serem entregues, facilitando a localização dos mesmos durante a montagem da laje. A operação de protensão é realizada por um macaco hidráulico que, apoiado na borda da laje estica as cordoalhas até que estas atinjam a força especificada no projeto. A imagem demonstra uma edificação sendo construída com a estrutura montada, demonstrando pilares afastados em alguns pontos, essa técnica é utilizada para diminuir a quantidade de pilares na edificação assim podendo ter uma planta mais livre onde o peso é dividido pelo vão. RECENTEMENTE , A EMPRESA ARCOS ENGENHARIA LTDA, EXECUTOU UMA LAJE PROTENDIDA DE M2 NO MUNICIPIO DE FUNDÃO, ESPIRITO SANTO.

10 VANTAGENS E DESVANTAGEM DA LAJE PROTENDIDA
• Redução e até eliminação do escoramento; • Menor consumo de concreto e mão de obra no capeamento; • Facilidade de montagem, sem necessidade de uso de equipamentos especiais; • Menor custo final em relação à laje treliçada; • Apresenta baixo peso próprio, reduzindo as reações de apoio; • Menor mão-de-obra na montagem; • Economia de tempo de montagem especialmente em edifícios de múltiplos pavimentos; • Melhor isolamento termo acústico utilizando enchimento de EPS (Isopor); • Maior economia no custo final da obra, possibilitando a redução de colunas e pilares; • Redução do prazo de execução da obra; • Vãos longos mais econômicos e melhor controle das flechas; • Resistência superior. • Custo elevados para pequenos vãos • Nível de detalhamento de projeto elevado • Maiores cuidados na execução • Custo para mudanças no projeto, como deslocamento de um pilar

11 CONCLUSÃO Grandes vãos em pisos pedem soluções estruturais que apliquem os materiais mais resistentes e menos deformáveis, em tipologias adequadas à forma arquitetônica e que organizem a distribuição dos carregamentos até os apoios, preferencialmente locados de maneira modulada nas direções ortogonais. A prévia escolha da tipologia estrutural tem a importância de fornecer subsídios à representação correta da arquitetura, por meio da definição de alturas livres e, consequentemente, pés-direito adequados. Além disso, pode-se tirar proveito da linguagem estrutural para a estética da Arquitetura.

12 Pré-dimensionamento Pilares Térreo

13 Pré-dimensionamento Pilares 1 pavimento

14 Corte

15 Perspectiva Estrutural

16 Perspectiva Estrutural

17 Perspectiva Estrutural


Carregar ppt "ENGENHARIA IV Laje Plana Protendida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google