A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cetose – aula prática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cetose – aula prática."— Transcrição da apresentação:

1 Cetose – aula prática

2

3 CETOSE Cetose é uma doença muito comum em fazendas de gado de leite.
Ela ocorre quando uma vaca tenta responder ao déficit de energia na célula (balanço energético negativo, BEN), causada pela grande demanda energética no início da lactação não atendida pela baixa capacidade de consumo neste período e/ou por dietas de transição inadequadas. Depois do parto, todas as vacas apresentam algum grau de BEN.

4 CETOSE Mobilização de gordura do tecido adiposo, com consequente perda de peso. Mobilização excessiva de gordura, o cenário para desenvolvimento de cetose está montado. O fígado não é capaz de metabolizar completamente todos os ácidos graxos não esterificados provenientes pelo tecido adiposo, liberando corpos cetônicos na corrente sanguínea em alta concentração e acumulando gordura em si, sofrendo da chamada “SÍNDROME DO FÍGADO GORDUROSO”. A doença, em alguns casos, aparentemente silenciosa, gera perdas produtivas. Nos casos graves, pode levar a sinais neurológicos.

5 SINAIS CLÍNICOS - CETOSE
Diminuição da produção de leite Perda de apetite (pode chegar a 50%) Rápida perda de condição corporal e desidratação  Odor de acetona no hálito e urina. Em casos severos, o quadro pode progredir para cetose neurológica e os sinais são: sonolência, olhar fixo, cambaleio, ataxia, andar em círculos, espasmos e a cegueira parcial são comuns. Alguns autores falam ainda em fezes secas e firmes, depressão moderada, relutância em se movimentar, motilidade ruminal reduzida se o animal apresentar anorexia (falta de apetite) por muitos dias. Em alguns casos, foram observados depravação de apetite e odor de acetona até mesmo no leite.

6 Testes diagnósticos - CETOSE
GLUKETUR- TESTE FITA REAGENTE PARA CLICOSE E CORPOS CETÔNICOS

7 Cetose 1 – Tira de papel usada na urina:
 Mergulhe a tira de papel na urina do animal e preste atenção para mudança de cor. Se a tira mudar para roxo é um indicativo de cetose. O teste da urina é o mais barato deles, entretanto apresenta baixa sensibilidade (alguns animais positivos não serão detectados).

8 CETOSE 2 – Tira de papel usada no leite:
 A tira utilizada no leite mede a concentração de beta-hidroxibutirato (BHBA, principal corpo cetônico formado). O teste é mais caro que o teste da urina, mas é mais sensível. Para realizar o teste é necessário coletar leite em uma vasilha limpa, mergulhar a tira pelo tempo recomendado e comparar a mudança de cor com a indicação do fabricante.

9 CETOSE - 3 – Tira de papel usada no sangue:
 Este é o mais sensível dos testes. Este medidor é usado em humanos com diabetes, portanto mede níveis de corpos cetônicos e glicose. Você deve inserir a tira no equipamento, colocar uma gota de sangue do animal e o aparelho fornecerá a concentração de BHBA no animal. O valor normal é abaixo de 1.3. A vantagem do teste com sangue é a sensibilidade e a capacidade de detectar cetose subclínica, entretanto o preço da amostra pode ficar muito caro.

10 Diagnosticar cetose subclínica

11 Recomendações para o teste - CETOSE
Todas as vacas recém-paridas (mais de uma semana de parida) devem ser checadas para cetose. Comece com o teste da urina. Se positivo, trate. Se negativo, confirme com o teste do leite ou do sangue. Um protocolo que pode ser adotado é testar todas as vacas depois de uma semana de parida. Isto pode ajudar na detecção de cetose subclínica, onde ainda não se podem observar sintomas. Assim você poderá começar a tratar os animais e reduzir a incidência de casos clínicos.

12 Conforto para o momento do parto

13 Prevenção - CETOSE Como a regra número 1 é prevenção, seguem algumas recomendações: Preste atenção no consumo de matéria seca durante a transição. Em hipótese alguma o cocho desses animais pode estar vazio; – Pelo menos 30 cm de espaço de cocho por animal na transição; – Nunca coloque mais animais que a instalação suporta. - Pelo menos 10 m² por animal; – Preste atenção na condição corporal ao parto. 3,5

14 CETOSE A cetose é uma doença pouco diagnosticada, provocada, principalmente, pelo balanceamento inadequado da dieta animal durante o período de transição, o que agrava o balanço energético negativo e consequentemente predispõem o animal a esta e outras doenças metabólicas.

15 Site interessante


Carregar ppt "Cetose – aula prática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google