A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Existência e Sobrevivência do Espírito

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Existência e Sobrevivência do Espírito"— Transcrição da apresentação:

1 Existência e Sobrevivência do Espírito
Módulo IV Existência e Sobrevivência do Espírito

2 Objetivo Geral Propiciar o conhecimento a respeito da existência e da sobrevivência do Espírito Perispírito: conceito; Origem e natureza do Espírito; Provas da existência e sobrevivência do Espírito; Progressão dos Espíritos.

3 Perispírito: Conceito

4 Perispírito | Conceito
Significado Ideia, objeto concebido pelo espírito ou adquirido por ele, e que permite organizar as percepções e os conhecimentos. Koogan/Houssais – Enciclopédia e Dicionário Ilustrado

5 Perispírito | Conceito
Significado Origem da palavra Do grego peri (em torno) e do latim spiritus (alma, espírito).

6 Partes essenciais do Ser Humano
Alma ou Espírito encarnado. Perispírito. Corpo físico. RIVAS, Luis Hu. Doutrina Espírita para principiantes. Brasília, DF: CEI, p.56

7 Perispírito: outras denominações
Corpo espiritual ou psicossoma (Espírito André Luiz) Corpo fluídico (Leibniz) Mediador plástico (Cudworth) Modelo organizador biológico (Ernani G. Andrade) ZIMMERMANN, Zalmino. Perispírito. 2. ed. Campinas: Centro Espírita Allan Kardec, Cap. 1 (Conceito e natureza), p

8 LE: Questão 93 O Espírito propriamente dito vive a descoberto, ou, como pretendem alguns, envolvido por alguma substância?

9 Resposta dos Espíritos
“O Espírito é envolvido por uma substância que é vaporosa para ti, mas ainda bastante grosseira para nós; suficientemente vaporosa, entretanto, para que ele possa elevar-se na atmosfera e transportar-se para onde quiser.”

10 Comentário de Kardec “Como a semente de um fruto é envolvida pelo perisperma, o Espírito propriamente dito é revestido de um envoltório que, por comparação, se pode chamar perispírito.”

11 LE: Questão 95 O envoltório semimaterial do Espírito tem forma determinadas e pode ser perceptível?

12 Resposta dos Espíritos
“Sim, uma forma ao arbítrio do Espírito; e é assim que ele vos aparece algumas vezes, seja nos sonhos, seja no estado de vigília, podendo tomar uma forma visível e mesmo palpável.”

13 O perispírito é formado com o fluido universal de cada globo
Origem dos materiais que formam o Perispírito O perispírito é formado com o fluido universal de cada globo

14 De onde tira o Espírito o seu envoltório semimaterial?
LE: Questão 94 De onde tira o Espírito o seu envoltório semimaterial?

15 Resposta dos Espíritos
“Do fluido universal de cada globo. É por isso que ele não é o mesmo em todos os mundos; passando de um mundo a outro, o Espírito muda o envoltório, como mudais de roupa.”

16 LE: Questão 94-a Dessa maneira, quando os Espíritos de mundos superiores vêm até nós, tomam um perispírito mais grosseiro?

17 Resposta dos Espíritos
“É necessário que eles se revistam da vossa matéria, como já dissemos.”

18 Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Introdução. Item 6
Pontos para nossa reflexão O laço ou perispírito, que prende o Espírito ao corpo, é uma espécie de envoltório semimaterial. A morte é apenas a destruição do invólucro mais grosseiro [corpo físico] do Espírito. O Espírito conserva o perispírito, que lhe constitui um corpo etéreo, invisível para nós no estado normal. Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Introdução. Item 6

19 Origem e Natureza do Espírito

20 Origem e Natureza do Espírito Objetivos Específicos:
Informar a respeito da origem e da natureza do Espírito, segundo a Doutrina Espírita; Explicar, em linhas gerais, como se processa a evolução do princípio inteligente.

21 DEUS A Trindade Universal MATÉRIA ESPÍRITO
Assim, Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Existem dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito (...) e, acima de tudo, Deus, o criador, o pai de todas as coisas. (Le:27).

22 DEUS - Criação Princípio Espiritual ou Princípio Inteligente Universal
Princípio Material ou Fluido Universal O Princípio Inteligente Universal é o elemento primitivo espiritual, cuja natureza desconhecemos. É suscetível de elaboração e desenvolvimento evolutivo, para a formação de individualidades inteligentes, em união com a matéria. O fluido universal é a substância primitiva (matéria elementar) onde residem todas as forças e a partir do qual são feitas todas as coisas, pois é suscetível de inúmeras combinações (GE, VI:7, 10 e 17).

23 DEUS - Criação Princípio Material ou Fluido Universal Fluido Cósmico
Princípio Espiritual ou Princípio Inteligente Universal Princípio Inteligente Princípio Material ou Fluido Universal Fluido Cósmico O Princípio Inteligente provém do Princípio Espiritual e sua individualização resulta na formação do espírito, que em contínuo processo evolutivo, virá a ser o Espírito Imortal. O Fluido Cósmico é a primeira e maior decorrência do Fluido Universal, o qual, além de gerar todos os universos, macros e micros (Jacob Melo), contém os demais campos que dão origem às matérias mais densas.

24 Princípio Inteligente Fluido Cósmico
O princípio vital ativado é a força motriz dos corpos orgânicos Fluido Vital Matéria e Energia (passivas) Princípio vital ativado Princípio vital inativo O Fluido Vital, quando “combinado” com as derivações do fluido cósmico (matéria e energia), através do agente Princípio Vital, segundo padrões muito especiais, é responsável pela Vida (Jacob Melo). O Princípio Inteligente se utiliza da matéria, em seu processo de individualização, durante sua escalada evolutiva em direção ao Espírito Consciente e responsável.

25 Princípio Inteligente Fluido Cósmico
O princípio vital ativado é a força motriz dos corpos orgânicos Fluido Vital Matéria e Energia (passivas) Princípio vital ativado Princípio vital inativo V I D A (Matéria e Energia + Fluido Vital + Princípio Vital Ativado) E S P Í R I TO A palavra Espírito é empregada aqui para designar as individualidades dos seres extracorpóreos e não mais o elemento inteligente universal (Le:76-AK). A Vida decorre da ação produzida pelo princípio vital sobre a matéria sob o comando do princípio inteligente ou do Espírito.

26 Princípio Espiritual (PE) Princípio Material (PM)
D E U S - Criação Princípio Espiritual (PE) Princípio Material (PM) E S P Í R I TO Fluido Cósmico (FC) Fluido Vital (FV) + Princípio Vital Inativo (PVi) Princípio Vital Ativado (PVa) Matéria e Energia (ME) (passivas) V I D A (ME+FV+PVa) Inteligente (PI)

27 Questionamento Os Espíritos são imateriais?
Imaterial não é bem o termo; incorpóreo seria mais exato, pois sendo uma criação, o Espírito há de ser alguma coisa. É matéria quintessenciada, tão etérea que escapa inteiramente ao alcance dos nossos sentidos (LE:82)

28 Questionamento Como podemos definir os Espíritos?
Podemos dizer que os Espíritos são os seres inteligentes da Criação. Eles povoam o Universo, além do mundo material. (LE: 76)

29 Existe diferença entre princípio inteligente e Espírito?
Questionamento Existe diferença entre princípio inteligente e Espírito? O princípio inteligente é o elemento inteligente universal, ainda em processo de individualização, enquanto que o Espírito já é uma individualidade, consciente de sua existência e responsável pela sua evolução.

30 Provas da Existência e Sobrevivência do Espírito

31 citar provas da existência e da sobrevivência do Espírito
Provas da existência do Espírito Objetivos Específicos: citar provas da existência e da sobrevivência do Espírito

32 Provas da Existência do Espírito
Objetivas Subjetivas DENIS Leon, O Problema do Ser, do Destino e da Dor, 18. ed., Rio de Janeiro: FEB, 1995, p. 58

33 Provas da existência do Espírito
Objetivas Materialização Desdobramento Fotografia transcendente Transfoto Exteriorização de sensibilidade Subjetivas Sensação de integridade Percepção extracorpórea Vidência DENIS Leon, O Problema do Ser, do Destino e da Dor, 18. ed., Rio de Janeiro: FEB, 1995, p. 58

34 Materialização Na multifária ocorrência ectoplásmica, os fenômenos que dizem com a chamada materialização de Espíritos atraem destaque particular. ("Materializar" - ensina EMMANUEL, por Francisco Cândido XAVIER - " é adensar, reconverter valores fluídicos, tangibilizar o que é sutil e indefinível ainda ao quadro dos conhecimentos terrestre” - V. RANIERI, R. A. "Materializações Luminosas". 5. ed., São Paulo: FEESP, 1995, p. 247: Cap. VIII). Nesse processo - tão delicado, quão complexo - pode surgir a formação do corpo inteiro do Espírito manifestante (materialização total) ou, apenas, de partes do corpo (materialização parcial).

35 Imagens de materialização

36 Imagens de materialização

37 Progressão dos Espíritos

38 Progressão dos Espíritos https://dicionariodoaurelio.com/progresso
CONCEITO Progresso – Marcha ou movimento para diante. 2 - Adiantamento. 3 - Desenvolvimento. 4 - Movimento progressivo da civilização. 5 - Aperfeiçoamento. 6 - Marcha ou movimento para diante. 7 - Adiantamento. 8 - Desenvolvimento. Inferior ao depois

39 Progressão dos Espíritos
CONCEITO No contexto da Doutrina Espírita, progressão equivale à evolução. É o somatório dos acréscimos de qualidades morais e intelectuais obtidos pelo Espírito em cada uma de suas encarnações. Inferior ao depois

40 Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Pergunta 115.
Conteúdo Básico Ensina a Doutrina Espírita que Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem [nenhum] saber, no entanto, sujeitos ao progresso. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-lo de si. [...] Simples – Sem malícia, singelo, puro, sincero. Simples como uma criança. Ignorantes – Falta geral de conhecimento, de saber, de instrução. Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Pergunta 115.

41 Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Perguntas: 115, 117, 121, 127.
Conteúdo Básico No desempenho de sua missão, os Espíritos passam por provas e adquirem conhecimento, acertando ou errando, percorrem o caminho rumo à perfeição. Com a liberdade de que dispõem os Espíritos para decidir como realizar suas tarefas, podem escolher alternativas mais ou menos felizes, retardando ou não seu progresso. Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Perguntas: 115, 117, 121, 127.

42 São iguais os Espíritos, ou há entre eles qualquer hierarquia?
LE: Questão 96 São iguais os Espíritos, ou há entre eles qualquer hierarquia? “São de diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado.”

43 Classificação dos Espíritos
TRÊS ORDENS 3ª ORDEM – ESPÍRITOS IMPERFEITOS 2ª ORDEM – BONS ESPÍRITOS 1ª ORDEM – ESPÍRITOS PUROS

44 Características gerais
3ª Ordem – Espíritos Imperfeitos (Predominância da matéria sobre o espírito; propensão ao mal) Características gerais Cultivam a ignorância, orgulho, egoísmo e outras más paixões; Têm intuição de Deus, mas não o compreendem; Nem todos são essencialmente maus; Em alguns há mais leviandade, inconsequência e malícia do que verdadeira maldade; Uns não fazem o bem nem o mal; Podem aliar a inteligência à maldade ou à malícia; Percebem a felicidade dos bons e isso os atormentam.

45 3ª Ordem – Espíritos Imperfeitos
Classes de Espíritos Impuros Levianos Pseudo-sábios Neutros Batedores e perturbadores

46 Características gerais
2ª Ordem – Bons Espíritos (Predominância do espírito sobre a matéria; desejo do bem) Características gerais Suas qualidades e poderes para fazer o bem dependem do seu grau de adiantamento; Uns são avançados em ciência, outros em sabedoria e bondade; Os mais adiantados aliam o saber às qualidades morais; Compreendem Deus e o infinito e já gozam da felicidade dos bons; São felizes pelo bem que fizerem e pelo mal que impedem; Não experimentam ódio, rancor, inveja ou ciúme e fazem o bem pelo bem.

47 2ª Ordem – Bons Espíritos
Classes de Espíritos Espíritos benévolos Espíritos de ciência Espíritos de sabedoria Espíritos superiores

48 Características gerais
1ª Ordem – Espíritos Puros – Classe Única (Nenhuma influência da matéria) Características gerais Superioridade intelectual e moral, com relação aos Espíritos das outras ordens; Não têm que sofrer mais provas, nem expiações e não estão mais sujeitos à reencarnação; Gozam de inalterável felicidade e realizam a vida eterna no seio de Deus; São os mensageiros e ministros de Deus, cujas ordens executam para a manutenção da harmonia universal; Comandam todos os Espíritos que lhe são inferiores.

49 Os Espíritos podem degenerar?
LE: Questão 118 Os Espíritos podem degenerar? “Não; à medida que avançam, compreendem o que os distanciava da perfeição. Quando o Espírito termina uma prova, fica com o conhecimento que adquiriu e não o esquece mais. Pode permanecer estacionário, mas não retrograda.”

50 Todos os Espíritos passam pela fieira do mal para chegar ao bem?
LE: Questão 120 Todos os Espíritos passam pela fieira do mal para chegar ao bem? “Não pela fieira do mal, mas pela da ignorância.”

51 LE: Questão 121 Por que é que alguns Espíritos seguiram o caminho do bem e outros o do mal? “Não têm eles o livre-arbítrio? Deus não criou Espíritos maus; criou-os simples e ignorantes, isto é, com igual aptidão para o bem e para o mal. Os que são maus, assim se tornaram por sua vontade.”

52 Classificação dos Espíritos

53 Muita Paz!


Carregar ppt "Existência e Sobrevivência do Espírito"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google