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O MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Profa. Bernadete de Lourdes Marinho
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CIÊNCIA E MÉTODO A Ciência só aceita como verdadeiro o que é confirmável mediante comprovação compatível com o método científico. “Processo sistemático de aquisição de conhecimento, que segue uma série de passos interdependentes”. (Tachizawa & Mendes)
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O que é pesquisa? “Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente” (Minayo); Pesquisar é procurar respostas para inquietações, ou para um problema; “...é um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico” (Gil).
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O que é o método científico?
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O que é o método científico?
Para que um conhecimento possa ser considerado científico, faz-se necessário identificar as operações mentais e as técnicas que permitam a sua verificação, ou seja, determinar o método que possibilite chegar ao conhecimento. Assim, Gil (1999), define método científico como um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento.
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A QUESTÃO DO MÉTODO Há diversos métodos que podem ser utilizados para realizar uma pesquisa, e sua escolha depende do que se deseja atingir, uma vez que cada método “(...) fornece uma perspectiva diferente do mundo social, e alguns aspectos do mundo social só podem ser atingidos com um método.” (SELLTIZ et al., 1987a, p.1).
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O PROBLEMA DA DEMARCAÇÃO
IMPORTANTE! Se houver uma declaração que não pode ser testada – está fora do âmbito da ciência. Teologia Filosofia
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O Método e métodos
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O MÉTODO E Métodos MÉTODO e Métodos situam-se em níveis claramente distintos, no que se refere à sua inspiração filosófica, ao seu grau de abstração, à sua finalidade mais ou menos explicativa, à sua ação nas etapas mais ou menos concretas da investigação e ao momento em que se situam. Na tentativa de fazer distinção entre os termos, diríamos que o MÉTODO se caracteriza por uma abordagem mais ampla, em nível de abstração mais elevado, dos fenômenos da natureza e da sociedade. Poderíamos chama-lo de método de abordagem.
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O MÉTODO E Métodos Os métodos de procedimento seriam etapas mais concretas da investigação, com finalidade mais restrita em termos de explicação geral dos fenômenos e menos abstratas. Podem também ser denominados técnicas que, pelo uso mais abrangente, se erigiram em métodos. Pressupõem uma atitude concreta em relação ao fenômeno e estão limitados a um domínio particular. Na área das ciências sociais, geralmente, são utilizados vários, Métodos concomitantemente.
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O Método Científico Definição Conjunto de etapas ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação de um fenômeno.
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Da teoria aos fatos ou dos fatos à teoria? Qual Abordagem?
Ciência Realidade Mundo da teoria Mundo dos fatos
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Da teoria aos fatos ou dos fatos à teoria?
Qual Abordagem? Ciência Realidade Método dedutivo Mundo da teoria Mundo dos fatos Método indutivo
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MÉTODOS DA CIÊNCIA Método Indutivo Gallileu, Aristóteles
Método Dedutivo Descartes Método Hipotético-Dedutivo Popper Método Dialético Hegel Método Fenomenológico Husserl
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MÉTODOS DA CIÊNCIA Método Indutivo: parte das constatações mais particulares às leis e teorias gerais (conexão ascendente) Gallileu, Aristóteles Pesquisas por amostragem utilizam o método indutivo em termos probabilísticos. Quanto maior a amostra, maior a força indutiva do argumento. Método Dedutivo: Parte das teorias, leis. Conexões lógicas. Prediz a ocorrência dos fenômenos particulares. Possui caráter demonstrativo. Descartes, Spinoza e Leibniz A conclusão dedutiva tem maior grau de certeza que a conclusão indutiva embora tenha escopo de aplicação mais reduzido.
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Método Indutivo Galileu, Aristóteles
Principais nomes: os empiristas Bacon, Hobbes, Locke e Hume O conhecimento é fundamentado na experiência, não levando em conta princípios pré-estabelecidos. A generalização deriva de observações de casos da realidade concreta O método indutivo baseia-se na constância das leis da natureza (princípio do determinismo), onde pressupõe-se que observações repetitivas de fenômenos no passado geram a expectativa de regularidade deste fenômeno no futuro. Ex.: O Sol nasce todo dia. Esperamos que nascerá amanhã Esforço de busca de uma lei teórica única. Leis deterministas a partir da observação da natureza. Justificativa: acreditamos que exista regularidade nas coisas e por esse motivo o futuro será igual ao passado. . Galileu
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MÉTODO INDUTIVO: PARTE DAS CONSTATAÇÕES MAIS PARTICULARES ÀS LEIS E TEORIAS (CONEXÃO ASCENDENTE)
Exemplo: Câncer X cigarro Paciente 1 – fumava cigarro Paciente 2 – fumava cigarro ..... Paciente n – fumava cigarro Generalização: Cigarro câncer. Exemplo: Inflação X Déficit público Alemanha 48 – alto déficit e inflação Brasil 64 – alto déficit e inflação ..... País n – alto déficit e inflação Generalização: Déficit Público inflação. Pesquisas por amostragem utilizam o método em termos probabilísticos. Quanto maior a amostra (mais representativa), maior a força indutiva do argumento.
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Método Dedutivo Descartes
Principais nomes: os racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz Só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro Parte das teorias, leis. Conexões lógicas. Prediz a ocorrência dos fenômenos particulares. O nível empírico se subordina ao teórico. Caráter demonstrativo.
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Método Dedutivo: Descartes
‘“O método dedutivo parte de premissas consideradas verdadeiras para definir conclusões verídicas, com alcance limitado àquilo que foi especificado nas premissas iniciais”. Usa o silogismo: Todo homem é mortal (premissa maior) João é homem (premissa menor) Logo, João é mortal (conclusão). Características A veracidade das conclusões depende da veracidade das premissas adotadas. A conclusão dedutiva tem maior grau de certeza que a conclusão indutiva embora tenha escopo de aplicação mais reduzido.
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Método Dedutivo: Descartes
Exemplo: Segundo a Teoria Quantitativa da Moeda, a emissão de moeda causa inflação. Ora, o déficit público leva à emissão de moeda. Logo, o déficit público causa inflação. Exemplo: Todo mamífero tem um coração. Ora, todos os cães são mamíferos. Logo, todos os cães têm coração. Explica o conteúdo, porém não amplia nem produz conhecimentos novos.
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Métodos: Indutivo e Dedutivo
Dedutivos Indutivos I. Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira. I. Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é provavelmente verdadeira, mas não necessariamente verdadeira. II. Toda a informação ou conteúdo fatual da conclusão já estava, pelo menos implicitamente, nas premissas. II. A conclusão encerra informação que não estava, nem implicitamente, nas premissas.
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Método Indutivo Galileu, Aristóteles
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MÉTODOS DA CIÊNCIA Método Hipotético-Dedutivo Popper Método Dialético
Verdade ou êxito de uma teoria não pode ser demonstrado, mas pode-se demonstrar o seu fracasso. (Princípio do Falseamento) Procedimento: formulação de enunciados que são submetidos a testes, por meio de observação e experimentação. Método Dialético Hegel, Marx “ O método dialético avalia soluções para um problema de forma sistêmica e contínua, estudando o objeto ou fenômeno em suas relações recíprocas com o ambiente onde está inserido”. Método Fenomenológico Husserl A realidade é construída socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado.
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Método hipotético-Dedutivo
Proposto por Popper “... Quando os conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficientes para a explicação de um fenômeno, surge um problema...” São criadas hipóteses como soluções potenciais para o problema em estudo; Procuram-se evidências empíricas para derrubar a hipótese. (Princípio do Falseamento) Popper
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Método hipotético-Dedutivo Popper
Aceitação do caráter falível da ciência, cujas verdades são parciais e provisórias. Hipóteses:podem nascer de generalizações indutivas a partir de observações. A hipótese depende de um trabalho criador do cientista. Não resultam de simples combinações de observações. Verdade ou êxito de uma teoria não pode ser demonstrado, mas pode-se demonstrar o seu fracasso. Procedimento: formulação de enunciados que são submetidos a testes, por meio de observação e experimentação. Princípio do Falseamento
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Método hipotético-Dedutivo
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Método hipotético-Dedutivo
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Método Dialético Hegel
Proposto por Hegel “ O método dialético avalia soluções para um problema de forma sistêmica e contínua, estudando o objeto ou fenômeno em suas relações recíprocas com o ambiente onde está inserido”. Os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social, político, econômico, etc. Contradições se transcendem dando origem a novas contradições que passam a requerer solução.
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Método Dialético
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Método Fenomenológico
Proposto por Husserl. Descrição direta da experiência tal como ela é. A realidade é construída socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado. Existem tantas realidades quantas forem suas interpretações e comunicações.
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PARADIGMAS OU TRADIÇÕES DE PESQUISA
Com base em material da Profa. Marlei Pozzebon
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ESTRATÉGIAS DE PESQUISA E AS TRADIÇÕES DE PESQUISA
Positivista Fenomenológica Metodologias/Técnicas associadas PESQUISA QUANTITATIVA Estudos de corte transversal Estudos experimentais Estudos longitudinais Suveys Metodologias/Técnicas associadas PESQUISA QUALITATIVA Pesquisa-ação Estudos de caso Etnografia Hermenêutica Inquirição participante Observação Transversal: obter dados sobre as variáveis em diferentes contextos simultaneamente (diferentes organizações) – ex: rotatividade das pessoas e produtividade Longitudinal: ao longo do tempo Pesquisa-ação: pesquisador influencia participa da mudança na organização (processo de consultoria). Estudo de caso: importancia do contexto Etnografia (deriva da antropologia): estudo das pessoas, sociedades e costumes. Principal método seria a observação participante – pesquisador se transforma em membro ativo do grupo estudado (ex: aluno) Hermenêutica: envolve interpretar o significado de um texto por meio de referência contínua a seu contexto – objetivo de recuperar o significado histórico de uma situação. (mais utilizada para a interpretação de textos históricos). Inquirição participante: pesquisa com pessoas ao invés de sobre pessoas – os participantes são envolvidos na coleta e análise dos dados. Rigor x Relevância Fonte: Collins e Hussey (2005, p.66)
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Bibliografia ALVES, R. Filosofia da ciência: Introdução ao jogo e suas regras. 11° edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1988. LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 6. ed., 2007, 315 p. GODOY, Schmidt Arilda. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. São Paulo: Revista de Administração de Empresas, v.35, n. 2, p , mar/abr 1995.
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