A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de conclusão de curso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de conclusão de curso"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de conclusão de curso
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Modalidade a Distância Aluna: Andrieli Daiane Zdanski de Souza Orientador: Marcos Fábio Turra Turma 4 Melhoria da Atenção à Saúde do Adolescente de 12 a 18 anos na UBS Sítio Floresta, Pelotas/RS

2 Qual a importância de trabalhar com a Saúde do Adolescente ?

3 Introdução A cidade de Pelotas/RS é um município de porte médio localizado na região sul. A população estimada de habitantes. (IBGE, 2009). UBS  1 equipe; Bairro; Estrutura física.  Escola Independência. -

4 Antes da Intervenção Antes da Intervenção

5 Iniciando a Intervenção
Ficha - espelho

6 Objetivo Geral Objetivo Geral
Melhorar a qualidade da atenção à saúde do adolescente escolar na Unidade de Saúde Sítio Floresta, no município de Pelotas-RS

7 Metodologia: O projeto foi desenvolvido no período de 04 meses na UBS Sítio Floresta. Protocolo Manual do Programa Saúde na Escola do Ministério de Saúde de 2013; Caderneta do Adolescente do ano de 2012; Estatuto da Criança e do Adolescente.

8 Qualificação da Prática Clínica; Prevenção e Promoção em Saúde
Metodologia: Qualificação da Prática Clínica; Engajamento Público; Saúde do Adolescente Prevenção e Promoção em Saúde

9 Metas e Resultados

10 Objetivo 1:Ampliar a cobertura de acompanhamento do escolar adolescente; Meta 1: Ampliar para 90% a cobertura dos adolescentes de 12 a 18 anos da escola com acompanhamento na unidade de saúde; Resultado:84,4%. Figura 2 - Cobertura do programa de atenção à saúde do escolar adolescente na unidade de saúde.

11 Objetivo 2:Melhorar a adesão dos adolescentes ao Programa de Atenção à Saúde do Escolar Adolescente; Meta 2:Fazer busca ativa de 90% dos adolescentes faltosos às consultas; Resultado:85,7%. Figura 3 - Proporção de busca ativa realizada aos adolescentes faltosos às consultas.

12 Objetivo 3: Melhorar a qualidade da atenção ao adolescente na unidade de saúde. Meta 3: Realizar exame físico em 100% dos adolescentes (peso, altura, medida de PA); Resultado:44,5%. Figura 4. Proporção de adolescentes em que foram realizados exames físicos.

13

14 Objetivo 4:Ampliar a aplicação de Imunobiológicos aos adolescentes na escola. Meta 4: Atualizar a aplicação de Imunobiológicos em 100% dos adolescentes na escola. Resultado:49,8%. Figura 5. Proporção de adolescentes com calendário vacinal atualizado.

15

16 Objetivo 4: Melhorar a avaliação da saúde bucal; Meta 5: Realizar avaliação da saúde bucal em 100% dos  adolescentes cadastrados no programa; Resultado:24,2%. Figura 6. Proporção de adolescentes com avaliação da saúde bucal.

17 Objetivo 4: Melhorar registros das informações
Objetivo 4: Melhorar registros das informações. Meta 6: Manter registro específico de 100% dos adolescentes. Resultado: 44,5%. Figura 7. Proporção de adolescentes com registro da ficha-espelho em dia.

18 Objetivo 4: Melhorar registros das informações
Objetivo 4: Melhorar registros das informações. Meta 7: Distribuir a Caderneta de Saúde do adolescente a 100% dos adolescentes cadastrados. Resultado: 93,4% Figura 8. Proporção de adolescentes com Caderneta de Saúde do Adolescente.

19 Objetivo 5: Mapear adolescentes em situação de risco;
Meta 8: Realizar avaliação de risco em saúde bucal em 90 % dos adolescentes; Resultado:56,9%. Figura 9: Proporção de adolescentes com avaliação de risco em saúde bucal em dia.

20 Objetivo 5: Mapear adolescentes em situação de risco; Meta 9: Classificar conforme o IMC de 100% dos adolescentes; Resultado: 42,2%. Figura 10- Proporção de adolescentes em situação de sobrepeso e obesidade.

21 Objetivo 5: Mapear adolescentes em situação de risco;
Meta 10: Classificar conforme a pressão arterial 100% dos adolescentes; Resultado:27,7%. Figura 11- Proporção de adolescentes em situação de risco para desenvolver Hipertensão Arterial Sistêmica.

22 Objetivo 5: Mapear adolescentes em situação de risco
Objetivo 5: Mapear adolescentes em situação de risco. Meta 11:Proporção de gestantes identificadas no primeiro trimestre de gestação. Resultado: 100%. Figura 12- Proporção de gestantes identificadas no primeiro trimestre de gestação.

23

24 Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente
Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente. Meta 12: Garantir orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis a 100% dos adolescentes. Resultado: 59,2%. Figura 13- Proporção de adolescentes que receberam orientação nutricional para hábitos saudáveis.

25 Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente
Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente. Meta 13: Realizar orientações coletivas sobre higiene corporal a 100% dos adolescentes. Resultado: 86,7%. Figura 14- Proporção de adolescentes orientados com relação a hábitos saudáveis e higiene.

26 Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente
Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente. Meta 14: Garantir orientação para a prática de atividade física regular a 100% adolescentes. Resultado: 24,6%. Figura 15- Proporção de adolescentes que receberam orientação sobre prática de atividade física regular.

27 Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente
Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente. Meta 15: Garantir orientações individuais sobre higiene bucal para 100% dos adolescentes cadastrados com primeira consulta odontológica programática. Resultado: 25,5%. Figura 16-Proporção de adolescentes com orientação individual de cuidados de saúde bucal em dia.

28 Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente
Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente. Meta 16: Garantir orientações de educação sexual e prevenção da gravidez na adolescência para 100% dos adolescentes. Resultado: 86,3%. Figura 17- Proporção de adolescentes com orientação em educação sexual e prevenção da gravidez

29

30 Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente
Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente. Meta 17: Garantir orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis para 100% dos adolescentes cadastrados na unidade. Resultado: 85,8%. Figura 18- Proporção de adolescentes com orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis.

31 Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente
Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente. Meta 18: Garantir orientações coletivas sobre a prevenção da violência contra o adolescente e bullying a 100% dos adolescentes. Resultado: 13,7%. Figura 19- Proporção de adolescentes com orientação sobre violência e bullying.

32 Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente
Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente. Meta 19: Garantir orientação sobre prevenção do uso de drogas e álcool para 100% dos adolescentes. Resultado:89,6%. Figura 20- Proporção de adolescentes com orientação sobre prevenção do uso de drogas e álcool.

33

34 Oficinas para a Comunidade

35 Discussão Intervenção para a equipe; Intervenção para o serviço;
Intervenção para a comunidade; Viabilização da Intervenção.

36 A especialização: Expectativas Iniciais;
Significado para a prática profissional; Aprendizados mais relevantes.

37 Muito Obrigada!


Carregar ppt "Trabalho de conclusão de curso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google