A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transposição do rio são francisco

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transposição do rio são francisco"— Transcrição da apresentação:

1 Transposição do rio são francisco
As obras de tranposição têm como objetivo levar as águas do "Velho Chico" para o sertão nordestino e atenuar os efeitos da seca. O eixo leste da transposição do Rio São Francisco foi inaugurado no início de março, levando as águas do “Velho Chico” para o agreste de Pernambuco e para a Paraíba.

2 Um projeto antigo e polêmico
Porque, apesar de estar sendo discutida há mais de 150 anos (a primeira vez que alguém teve a idéia de transpor o terceiro maior rio do país foi em 1847, no governo de dom Pedro 2º), não há consenso sobre se ela é a melhor maneira de acabar com a seca no Nordeste. De um lado, defensores lembram que a quantidade de água disponível por habitante no semi-árido nordestino é menos da metade do que a ONU estabelece como mínima para a vida humana. Os críticos acham que o maior problema da região é o mau uso da água existente e apontam diversos erros no projeto proposto.

3 A região hidrográfica do são francisco
Possui uma área de 638 mil quilômetros quadrados e seu principal rio é o São Francisco, com cerca de 2,7 mil quilômetros de extensão. O “Velho Chico” nasce em Minas Gerais e percorre os estados da Bahia, de Pernambuco, Alagoas e Sergipe até a foz, na divisa entre esses dois últimos estados. A área coberta pela bacia do rio São Francisco corresponde a cerca de 8% do território nacional. Compreende 504 municípios, atingindo uma população da ordem de 14 milhões de habitantes.

4 A importância do São francisco
É o maior rio totalmente localizado em território brasileiro, sendo essencial para a economia das regiões que percorre, pois permite a atividade agrícola em suas margens – grande parte localizada em região semiárida – e oferece condições para a irrigação artificial de áreas mais distantes.

5 A transposição do Rio São francisco
Iniciada em 2007, a transposição do Rio São Francisco é a principal obra do governo federal para combater os efeitos da seca. Seu objetivo é desviar algo entre 1% a 3% das águas do “Velho Chico”, por meio de dutos e canais, para o abastecimento de rios menores e açudes que secam durante o período de estiagem no semiárido nordestino. O governo acredita que a obra, orçada em 9,6 bilhões de reais, beneficiará 12 milhões de pessoas em 390 municípios e estimulará a agricultura nas áreas atingidas.

6 Os dois eixos do projeto
Para redistribuir as águas do Rio São Francisco, o projeto está dividido em dois eixos: Eixo leste: este trecho colhe as águas do Rio São Francisco em Floresta (PE), beneficiando o sertão e o agreste de Pernambuco e Paraíba. Eixo norte: irá captar as águas do “Velho Chico” em Cabrobó (PE) para levá-la ao sertão do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Sua inauguração está prevista para o fim de 2017.

7 As críticas ao projeto Os críticos do projeto acreditam que poços profundos e cisternas (que são reservatórios para a captação de água da chuva) são alternativas mais eficazes e baratas para combater a seca. Questiona-se também os impactos ambientais decorrentes da obra, como o desmatamento e os prejuízos à biodiversidade. Há, ainda, o receio de que a transposição afete a vazão do rio nas regiões mais próximas à nascente e que o desvio das águas do “Velho Chico” possa prejudicar a geração de energia hidrelétrica.

8 os defensores do Projeto
A queda é na produção de energia é irrelevante já que o que sairá diariamente equivale ao volume que evapora na represa de Itaparica a cada 10 horas, em períodos de cheia. Também há épocas em que é preciso abrir as comportas das usinas, desperdiçando água. Só a água excedente – que sobrar após o abastecimento humano e de animais – será aplicada na irrigação, agricultura ou indústria. O custo final da água será R$ 0,13 por 1000 litros (m3). Isso significa um aumento de 5% a 7% na conta (o que seria pouco, comparado ao que se paga hoje nos períodos de seca, quando o preço do m3 no carro-pipa chega a 7 reais). A maioria dos açudes da região é subutilizada porque a população teme a escassez nos períodos de seca. Os açudes ficarão sempre cheios atendendo à demanda e acabando com o medo.


Carregar ppt "Transposição do rio são francisco"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google