A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Universidade Federal de Pelotas-RS Especialização em Saúde da Família - UNASUS Qualificação da atenção à saúde bucal dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Três Arroios, Três Arroios/RS. Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos

2 TRES ARROIOS/RS Município de Três Arroios RS Área 148,667 km²
População hab. Densidade 19,2 hab./km²

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12 Objetivo Geral: Melhorar a atenção à saúde bucal de escolares de 6 a 12 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, Três Arroios/RS.

13 Objetivos Específicos:
Ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal dos escolares das faixas etárias entre 6 e 12 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso; Melhorar a adesão ao atendimento em saúde bucal dos escolares;

14 Melhorar a qualidade da atenção em saúde bucal dos escolares;
Melhorar o registro das informações; Promover a saúde bucal dos escolares.

15 Metodologia Para contemplar os objetivos propostos e as metas assumidas foram desenvolvidas ações em quatro eixos centrais: Monitoramento e Avaliação, Organização e Gestão do Serviço, Engajamento Público e Qualificação da Prática Clínica.

16 RESULTADOS Meta: Ampliar a cobertura de ação coletiva de exame bucal com finalidade epidemiológica para estabelecimento de prioridade de atendimento em 100% dos escolares de 6 a 12 anos.

17 Meta: Ampliar a cobertura de primeira consulta, com plano de tratamento odontológico, para 100% dos alunos de 6 a 12 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso da área de abrangência da UBS.

18 Meta: Realizar primeira consulta odontológica em 100% dos escolares de 6 a 12 anos da Escola Municipal Maurício Cardoso classificados como alto risco para doenças bucais.

19 Meta: Fazer busca ativa de 100% dos alunos de 6 a 12 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, com primeira consulta programática, faltosos às consultas. Mês 1: 0 buscas; Mês 2: 02 buscas; Mês 3: 07 buscas; Mês 4: 0 buscas.

20 Meta: Realizar a escovação supervisionada com creme dental em 100% dos escolares de 6 a 12 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso Mês 1: 62,2% (28 escolares); Mês 2: 84,4% (38 escolares) ; Meses 3 e 4: 100% (45 escolares)

21 Meta: Realizar a aplicação de gel fluoretado com escova dental em 100% dos escolares de 6 a 12 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso de alto risco para doenças bucal. Mês 1: 95,2% (20 escolares); Meses 2, 3 e 4: 100% (14, 10 e 10 escolares por mês, respectivamente).

22 Meta: Concluir o tratamento dentário em 100% dos escolares de 6 a 12 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso com primeira consulta odontológica. Mês 1: 51,1% (23 escolares); Mês 2: 57,8% (26 escolares); Mês 3: 66,7% (30 escolares); Mês 4: 93,3% (42 escolares).

23 Meta: Manter registro atualizado em planilha e/ou prontuário clínico de 100% dos alunos de 6 a 12 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso.

24 Meta: Fornecer orientações sobre higiene bucal para 100% dos alunos de 6 a 12 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso.

25   Meta: Fornecer orientações sobre cárie dentária para 100% das crianças de 6 a 12 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso.

26 Meta: Fornecer orientações nutricionais para 100% das crianças de 6 a 12 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso.

27 Discussão Metas alcançadas; Aprimoramento dos registros dos escolares;
Reconhecimento dos serviços prestados à comunidade; Saúde Bucal controlada.

28 Engajamento entre a equipe de saúde e a comunidade;
Aprimoramento de ações para outros grupos populacionais; Nova forma de marcação de consultas; Dificuldade de implantar novas ações dentro da unidade básica de saúde; Qualificação profissional obtida com o Curso de Especialização;

29 AGRADECIMENTOS Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos; A família, a namorada; Equipe de profissionais da UBS, direção da escola e alunos.

30 Bibliografia BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de atenção básica - Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, n°11. Brasília-DF, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica – Saúde Bucal, n.º 17. Brasília-DF, p.

31 BRASIL. Ministério da Saúde. Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde
BRASIL. Ministério da Saúde. Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde. 2° edição, Brasília-DF, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Básica - Acolhimento à Demanda Espontânea, nº28, volume 1. Brasília-DF, p.

32 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia de Recomendações para Uso de Fluoretos no Brasil. Brasília-DF, p. BRASIL. Código de Ética Odontológica – Resolução CFO – 118/2012.

33 Obrigado pela atenção!


Carregar ppt "Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google