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UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 7 Melhoria da atenção à saúde das gestantes e puérperas na UBS José Valdemiro de Mesquita, Ielmo Marinho/RN. Orientando: Yuleisy Torres Valiente Orientadora: Daniela Nunes Cruz Junho, 2015 

2 INTRODUÇÃO IMPORTÂNCIA DO PROJETO
Uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal. A atenção pré-natal e puerperal é sem dúvidas um dos mais importantes programas do Ministério da Saúde já que abarca um grupo populacional muito sensível. O MUNICÍPIO População de habitantes 5 UBS (4 UBS tradicionais e uma mista) NASF Não dispõe de CEO Especialidades - Ginecologia e Psiquiatria. Não tem serviço hospitalar.

3 INTRODUÇÃO A UBS Encontra-se na zona Urbana.
Foi inaugurada em Fevereiro de 2014 Unidade de tipo mista. População de habitantes mulheres (54%) e homens (46%). Uma equipe de SF (um médico, um dentista, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, um assistente de dentista, oito agentes de saúde, um técnico assistente de farmácia e duas técnicas de laboratório). Presta-se atendimento de 24 horas para urgências e emergências.

4 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL
Melhorar atenção ao pré-natal e puerpério das gestantes da UBS José Valdemiro de Mesquita, do município de Ielmo Marinho, RN. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ampliar a cobertura do pré-natal e puerpério Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério Melhorar a adesão ao pré-natal e puerpério Melhorar o registro do programa de pré-natal e puerpério Realizar avaliação de risco das gestantes Promover a saúde no pré-natal e no puerpério

5 METODOLOGIA AÇÕES Embasada nos 4 eixos pedagógicos do curso;
Ocorreu no período de fevereiro a abril de 2015; Adotamos o Manual Técnico de Pré-natal e Puerpério do Ministério da Saúde, 2006; Utilizamos a ficha espelho e planilha de coleta de dados disponível pelo curso da UFPEL; Consultas organizadas e programadas; Realizamos atividades com a comunidade, escolas e empresas; Realizamos visitas, busca de faltosas a consulta, teste rápido de gravidez, capacitações à equipe e atualização do esquema de vacinação.

6 Figura.1: Proporção de gestantes cadastradas no Programa de Pré-natal
METAS E RESULTADOS PRÉ-NATAL Meta: Alcançar 80% de cobertura das gestantes cadastradas no programa de Pré-natal da unidade de saúde 15 (88,2%) 14 (82,4%) 8 (47,1%) Figura.1: Proporção de gestantes cadastradas no Programa de Pré-natal

7 METAS E RESULTADOS PRÉ-NATAL
Meta: Garantir a 100% das gestantes o ingresso no Programa de Pré-natal no primeiro trimestre de gestação. Meta: Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes. Meta: Realizar pelo menos um exame de mamas em 100% das gestantes.

8  100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO
METAS E RESULTADOS PRÉ-NATAL Meta: Garantir a 100% das gestantes a solicitação de exames laboratoriais de acordo com protocolo. Meta: Garantir a 100% das gestantes a prescrição de sulfato ferroso e ácido fólico conforme protocolo. Meta: Garantir que 100% das gestantes estejam com vacina antitetânica em dia. Meta: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das gestantes durante o pré-natal.  100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO

9 Figura. 2. Proporção de gestantes com vacina contra hepatite B em dia
METAS E RESULTADOS PRÉ-NATAL Meta: Garantir que 100% das gestantes estejam com vacina contra hepatite B em dia. 14(93,3%) 13 (92,9%) 2 (25%) Figura. 2. Proporção de gestantes com vacina contra hepatite B em dia

10 consulta odontológica programática
METAS E RESULTADOS PRÉ-NATAL Meta: Garantir a primeira consulta odontológica programática para 100% das gestantes cadastradas. 13 (92,9%) 13 (86,7% ) 6 (75%) Figura 3. Proporção de gestantes com primeira consulta odontológica programática

11 que receberam busca ativa
METAS E RESULTADOS PRÉ-NATAL Meta: Realizar busca ativa de 100% das gestantes faltosas as consultas de pré-natal. 4 (100%) Figura 4. Proporção de gestantes faltosas as consultas que receberam busca ativa

12 METAS E RESULTADOS PRÉ-NATAL
Meta: Manter registro na ficha de acompanhamento/espelho de pré-natal em 100% das gestantes. Meta: Avaliar risco gestacional em 100% das gestantes. Meta: Garantir a 100% das gestantes orientações nutricional durante a gestação. Meta: Promover o aleitamento materno junto a 100% das gestantes.

13  100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO
METAS E RESULTADOS PRÉ-NATAL Meta: Orientar 100% das gestantes sobre os cuidados com o recém-nascido Meta: Orientar 100% das gestantes sobre anticoncepção após o parto. Meta: Orientar 100% das gestantes sobre os riscos do tabagismo e do uso de álcool e drogas na gestação. Meta: Orientar 100% das gestantes sobre higiene bucal.  100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO

14 Figura 5. Proporção de puérperas com consulta até 42 dias após o parto
METAS E RESULTADOS PUERPÉRIO Meta: Garantir a 80% das puérperas cadastradas no programa de pré-natal e Puerpério da unidade de saúde consulta puerperal antes dos 42 dias após o parto. 1 (100%) 9 (90%) 7 (31,8% ) Figura 5. Proporção de puérperas com consulta até 42 dias após o parto

15  100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO
METAS E RESULTADOS PUERPÉRIO Meta: Examinar as mamas em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta: Examinar o abdome em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta: Realizar exame ginecológico em 100% das puérperas cadastradas no programa.  100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO

16  100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO
METAS E RESULTADOS PUERPÉRIO Meta: Avaliar o estado psíquico em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta: Avaliar intercorrências em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta: Prescrever a 100% das puérperas um dos métodos de anticoncepção.  100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO

17  100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO
METAS E RESULTADOS PUERPÉRIO Meta: Manter registro na ficha de acompanhamento do Programa 100% das puérperas. Meta: Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa sobre os cuidados do recém-nascido. Meta: Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa sobre aleitamento materno exclusivo. Meta: Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa sobre planejamento familiar.  100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO

18 DISCUSSÃO A intervenção permitiu uma maior união da equipe, além, do trabalho integrado do médico, enfermeira, da auxiliar de enfermagem e da recepção. Impacto em outras atividades no serviço como a atenção odontológica para grávidas e puérperas. Prioridades no atendimento do laboratório clínico para a população alvo da intervenção.

19 DISCUSSÃO A intervenção reviu as atribuições da equipe viabilizando a atenção a um maior número de pessoas. A comunidade participou desde o inicio da intervenção, reconhecendo como muito bom já que formaram parte da intervenção e apoiaram para os resultados finais. As gestantes e puérperas demonstram satisfação com a prioridade no atendimento.

20 DISCUSSÃO A população apresenta reconhecimento dos profissionais e funcionários da UBS pelo apoio ofertado a intervenção. A intervenção forma parte da rotina diária do serviço. A equipe planeja a partir do próximo mês implementar o programa dos hipertensos e diabéticos de nossa área de abrangência já que um número importante da população encontra-se afetada pela doença.

21 REFLEXÃO CRÍTICA Conhecer mais sobre a realidade da saúde do Brasil e da UBS onde trabalho. Atingi esses objetivos e superei minhas expectativas já que durante o curso alcancei um nível de conhecimento muito alto sobre a situação da saúde do Brasil e na minha área de abrangência. Também foi muito importante para o conhecimento de protocolos e estratégias de trabalho na saúde o que favoreceu a prestação de serviço na comunidade da forma preconizada pelo MS.

22 REFLEXÃO CRÍTICA Consegui aplicar os conhecimentos que já tinha sobre Atenção Primaria na Saúde, acrescentando-os com minha experiência no dia a dia na UBS. Incorporar novos conhecimentos e experiência pessoal como profissional da saúde e como pessoa ao conviver com culturas e costumes distintos ao meu. Permitiu um maior e melhor conhecimento da população da área e uma interação direta com eles, o que permitiu melhorar a qualidade do atendimento na UBS.

23 DIVULGAÇÃO DO PROJETO COM A EQUIPE

24 DIVULGAÇÃO DO PROJETO COM A COMUNIDADE

25 ATENDIMENTO A GRÁVIDA

26 OBRIGADO!


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