A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Marcelo Curado Departamento de Economia da UFPR PPGDE/UFPR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Marcelo Curado Departamento de Economia da UFPR PPGDE/UFPR"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Marcelo Curado Departamento de Economia da UFPR PPGDE/UFPR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Ciclo Diálogos Pertinentes (PRPPG/UFPR) “Globalização e seus reflexos sobre a estrutura político-administrativa brasileira” Prof. Dr. Marcelo Curado Departamento de Economia da UFPR PPGDE/UFPR

2 “Definindo Globalização”
O ponto de partida da apresentação é buscar definir o que se entender por “globalização”

3 “Definindo Globalização”
A “globalização” como um processo histórico de expansão dos fluxos de comércio, de movimentos do capital produtivo e do capital financeiro. O significado contemporâneo: 1) Brutal crescimento nos fluxos de capital (produtivo e especialmente financeiro) 2) A agenda política e ideológica neoliberal. Os governos Thatcher e Reagan. 3) “O fim da história” de Francis Fukuyama e a “Borderless Economy” de Ohmae

4 Fluxos de Capitais para os Emergentes

5 Fluxos de Capitais para os Emergentes

6 Crescimento dos Fluxos de IDE, Comércio e PNB

7 Financial and Real Wealth

8 A globalização deu certo?
As críticas ao processo de globalização e seus resultados econômicos não ficaram restritas aos radicais de esquerda. A percepção de que o processo de globalização promoveu impactos negativos difundiu-se e ganhou adeptos importantes, como por exemplo Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de economia e presidente do Conselho de Consultores Econômicos do governo Clinton.

9 Stiglitz “A globalização afeta os tipos de sociedade que estão sendo criadas por todo o mundo...temos promovido um conjunto de políticas que está aumentando a desigualdade no exterior e, em alguns casos, minando as instituições tradicionais. Há uma visão alternativa, baseada na justiça social global e num papel balanceado para o governo e mercado. É por essa visão que deveríamos lutar”. (Stiglitz, 1990: 325)

10 O Grande problema do "globalismo”: A questão distributiva

11 O Caso Brasileiro

12 A crise do “globalismo”
Além da ampliação da desigualdade, caberia ainda indicar: 1) A crise financeira global de 2008 2) A trajetória de redução nas taxas de crescimento, especialmente em alguns países desenvolvidos.

13 Reflexos desta crise Alguns temas para reflexão:
1) A eleição de Trump e os perdedores da globalização. 2) O Brexit 3) O fenômeno “Jean-Marie Le Pen” na França 4) O crescimento de partidos radicais em várias partes do mundo (Podemos na Espanha e Syriza na Grécia)

14 Impactos sobre o setor público brasileiro
1) Redução do espaço de manobra para a realização de políticas de públicas, especialmente no campo da política econômica (fiscal, monetária e cambial) Exemplo das crises cambiais dos anos 1990 nos emergentes 2) Pressão significativa da sociedade por ampliação de serviços públicos de qualidade num contexto de restrição orçamentária cada vez mais latente. Novos padrões de eficiência.

15 O Que fazer? 1) Retomar uma agenda de desenvolvimento, elegendo prioridades, especialmente a retomada do crescimento com melhoria na distribuição da renda e ampliação do acesso aos bens fundamentais (saúde e educação) 2) Ampliar a participação do Brasil em acordos internacionais a partir do fortalecimento das relações econômicas com parceiros latino-americanos


Carregar ppt "Prof. Dr. Marcelo Curado Departamento de Economia da UFPR PPGDE/UFPR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google