A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULÃO DE HISTÓRIA 7 anos Profa. Ana Cláudia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULÃO DE HISTÓRIA 7 anos Profa. Ana Cláudia."— Transcrição da apresentação:

1 AULÃO DE HISTÓRIA 7 anos Profa. Ana Cláudia

2 TEMA: A REFORMA RELIGIOSA
COC 02 CAPÍTULO 03

3 IDADE MODERNA Novo estilo de vida; homem como o centro do universo;
racionalismo substituiu a fé; nobreza ameaçada pela burguesia; poder espiritual cedeu espaço ao poder temporal.

4 FATORES DA REFORMA Capitalismo necessitava de uma nova ética religiosa, incluindo a prática da usura. Clero: necessitando de dinheiro vendia relíquias sagradas e as indulgências, isto é, o perdão dos pecados e a passagem para o céu.

5 REFORMA NA ALEMANHA Princípios básicos da teoria luterana:
A salvação se alcança pela fé e não pela compra de indulgências. O crente não necessita de intermediários para se chegar a Deus. Todo crente é capaz de compreender e interpretar a Bíblia por meio da fé. O batismo e a eucaristia são os únicos sacramentos e a missa deve ser rezada na língua nacional. O fim do celibato clerical.

6 DIETA DE ESPIRRA: os príncipes luteranos, em nome da liberdade religiosa, protestaram contra a imposição católica e passaram a ser conhecidos como protestantes. PAZ DE AUGSBURGO: concedeu liberdade religiosa aos príncipes e a partir dessa data os súditos deveriam professar a fé de seus senhores.

7 REFORMA NA SUÍÇA João Calvino e a Teoria da Predestinação: o homem já nasce predestinado à salvação ou à condenação. A prova de benção divina é o enriquecimento material por meio do trabalho. A pobreza era vista como manifestação de “preguiça”, um insulto a Deus, e portanto, condenada ao inferno.

8 REFORMA NA INGLATERA Realizada pelo rei Henrique VIII, interessado em confiscar bens, anexar as riquezas da Igreja Católica no país e afastar a interferência papal. Foi excomungado pelo Papa, quando casou-se com Ana Bolena.

9 A CONTRARREFORMA Movimento em que a Igreja católica tomou uma série de medidas para combater a expansão do protestantismo.

10 CONCÍLIO DE TRENTO Cardeais se reuniram para discutir os rumos da Igreja católica e ficou estabelecido: A reafirmação dos sete sacramentos. A criação do Index. A reafirmação do valor das indulgências. A reafirmação do celibato clerical. A reafirmação da infalibilidade do papa. Criação de seminários para a formação do clero.

11 COMPANHIA DE JESUS Fundada por Inácio de Loyola; os jesuítas consideravam-se soldados de Cristo e deveriam combater os hereges e levar a fé católica para os quatro cantos do mundo. Jesuítas no Brasil: Manuel da Nóbrega e José de Anchieta.

12 TEMA: ESTADO MODERNO COC 03 CAPÍTULO 04

13 ESTADOS MODERNOS Aliança Rei-burguesia contra o inimigo comum: a nobreza. (Rei+ burguesia)X nobreza= Estado Moderno.

14 NICOLAU MAQUIAVEL Autor de O Príncipe
Propõe um governo forte, livre da influência da Igreja, sem confrontá-la. Propôs a separação entre estado e Igreja.

15 THOMAS HOBBES Principal obra: Leviatã
Justificava o poder absoluto do rei como a única forma de promover a paz entre os homens e a segurança dos governados. “O homem é o lobo do homem”.

16 JEAN BODIN E JACQUES BOSSUET
Teoria do Direito Divino: a autoridade real é a expressão da vontade divina. Assim como Deus paira sobre o universo o rei paira sobre os homens e presta conta apenas a Deus. Desobedecer o rei era desobedecer a Deus.

17 ABSOLUTISMO NA FRANÇA Luís XIV, o rei Sol. “O Estado sou eu”
Palácio de Versalhes: gigantesca estrutura que abrigava toda a nobreza palaciana, entretendo-os com festas e jogos, para assim controlá-los e tê-los sempre à sua disposição.

18 ABSOLUTISMO NA INGLATERRA
Guerra da Duas Rosas: devem o seu nome aos símbolos das duas famílias: uma rosa branca para a Casa de York, uma vermelha para a Casa de Lancaster. Ato de Supremacia: Henrique VIII confiscou os bens e as riquezas eclesiásticas e enriqueceu os cofres nacionais. Elizabeth I: Corsários a seu serviço que roubavam navios em alto mar.

19 MERCANTILISMO Política econômica do Estado Absolutista: intervenção do Estado na economia. Balança de comércio favorável. Metalismo. Sistema colonial. Intervencionismo Estatal. Protecionismo alfandegário.

20 PACTO COLONIAL As colônias só poderiam fazer comércio com sua metrópole.

21 EXCELENTE PROVA!!!


Carregar ppt "AULÃO DE HISTÓRIA 7 anos Profa. Ana Cláudia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google