A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Que relação existe entre a ocorrência de doenças e a ação de agentes patogénicos ambientais, biológicos, físicos e químicos? Agentes patogénicos biológicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Que relação existe entre a ocorrência de doenças e a ação de agentes patogénicos ambientais, biológicos, físicos e químicos? Agentes patogénicos biológicos."— Transcrição da apresentação:

1 Que relação existe entre a ocorrência de doenças e a ação de agentes patogénicos ambientais, biológicos, físicos e químicos? Agentes patogénicos biológicos Microrganismos como por exemplo fungos ou bactérias. Um exemplo muito frequente da ação destes agentes é a contaminação de alimentos, por exemplo, leite não pasteurizado.

2 Que relação existe entre a ocorrência de doenças e a ação de agentes patogénicos ambientais, biológicos, físicos e químicos? Agentes patogénicos físicos Fatores como a radioatividade são considerados agentes patogénicos físicos. Exemplos de doenças causadas após a exposição a níveis de radiação elevada são as queimaduras na pele, as cataratas, os distúrbios gastrointestinais e as doenças do sangue, como a leucemia.

3 Que relação existe entre a ocorrência de doenças e a ação de agentes patogénicos ambientais, biológicos, físicos e químicos? Agentes patogénicos químicos São agentes patogénicos químicos substâncias usadas como herbicidas e como pesticidas e os metais pesados provenientes da indústria, que são capazes de provocar doenças como lesões na pele, no fígado, nos rins, no sangue, entre outras.

4 Que relação existe entre a ocorrência de doenças e a ação de agentes patogénicos ambientais, biológicos, físicos e químicos? Agentes patogénicos ambientais Estes agentes apresentam uma ação indireta e continuada, provocando doenças. São exemplo destes agentes patogénicos, o smog e a diminuição da camada de ozono, entre outros.

5 De que modo processos de coevolução resultam da interação entre parasita e hospedeiro?
Evolução simultânea de duas ou mais espécies que têm uma interação biótica próxima. Cada uma das espécies envolvidas na interação atua sobre a outra, condicionando o seu desenvolvimento. Coevolução parasita e hospedeiro A pode considerar-se uma coevolução antagónica. A seleção que a natureza exerce favorece o parasita que, desta forma, evolui de modo a ficar mais apto a invadir o hospedeiro. Por sua vez, o hospedeiro evolui, no sentido de impedir a ação do parasita.

6 Os antibióticos são totalmente ineficazes contra os vírus.
De que modo o uso indevido de antibióticos pode levar à resistência bacteriana? Antibióticos Substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que têm a capacidade de impedir a multiplicação de bactérias ou de as destruir, sem ter efeitos tóxicos para o ser humano ou animal. Os antibióticos são totalmente ineficazes contra os vírus. Resistência bacteriana Processo pelo qual uma bactéria se torna resistente a um dado antibiótico.


Carregar ppt "Que relação existe entre a ocorrência de doenças e a ação de agentes patogénicos ambientais, biológicos, físicos e químicos? Agentes patogénicos biológicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google