A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Estadual Ernesto Solon Borges Aluna: Dyuli Tainá de oliveira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Estadual Ernesto Solon Borges Aluna: Dyuli Tainá de oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Estadual Ernesto Solon Borges Aluna: Dyuli Tainá de oliveira
Professor: Vanderley Matéria: Matemática Tema: Cone

2 1) Explique o q que é cone em matemática.
Cone é o sólido gerado pela rotação completa de um triângulo retângulo em torno de um de seus catetos. Sua base é circular. Entre o vértice e o centro da base se mede a altura de um cone circular reto. A geratriz do cone corresponde à medida lateral. Ou seja, fazendo-se um corte vertical no cone, forma-se um triângulo isósceles; a geratriz é a medida dos lados iguais (hipotenusa do triângulo retângulo que girando gera o cone).

3 2) Explique o que é tronco de cone.
Se um cone sofrer a intersecção de um plano paralelo à sua base circular, a uma determinada altura, teremos a constituição de uma nova figura geométrica espacial denominada Tronco de Cone.

4

5 3) Explique o que é tronco de pirâmide:
O tronco de pirâmide é obtido ao se realizar uma secção transversal numa pirâmide, como mostra a figura:

6

7 O tronco da pirâmide é a parte da figura que apresenta as arestas destacadas em vermelho.
É interessante observar que no tronco de pirâmide as arestas laterais são congruentes entre si; as bases são polígonos regulares semelhantes; as faces laterais são trapézios isósceles, congruentes entre si; e a altura de qualquer face lateral denomina-se apótema do tronco.

8 4) Explique o que é uma esfera em matemática:
A esfera pode ser definida como "uma sequência de pontos alinhados em todos os sentidos à mesma distância de um centro comum". É tida também como um sólido geométrico formado por uma superfície curva contínua, cujos pontos estão equidistantes de um outro fixo e interior, chamado centro; ou seja: é uma superfície fechada de tal forma que todos os pontos dela estão à mesma distância de seu centro; ou ainda: de qualquer ponto de vista de sua superfície, a distância ao centro é a mesma. A esfera pode ser obtida através do movimento de rotação de um semicírculo em torno de seu diâmetro.

9 Uma esfera é um objeto tridimensional perfeitamente simétrico
Uma esfera é um objeto tridimensional perfeitamente simétrico. Na matemática, o termo se refere à superfície de uma bola. Na física, esfera é um objeto (usado muitas vezes por causa de sua simplicidade) capaz de colidir ou chocar-se com outros objetos que ocupam espaço.

10

11 5) Explique o que é seção de uma esfera:
Toda seção plana de uma esfera é um círculo. Sendo r o raio da esfera, d a distância do plano secante ao centro e s o raio da seção, vale a relação

12

13 Se o plano secante passa pelo centro da esfera, temos como seção um círculo máximo da esfera.

14 6) Explique o que é fuso esférico:
O fuso esférico é uma parte da superfície esférica que se obtém ao girar uma semi-circunferência de um ângulo em torno de seu eixo. Conceito: Considerando uma reta s e um semicírculo com diâmetro contido em s, chama-se de esfera o conjunto dos pontos formado pela rotação completa do semicírculo em torno de s. Dessa forma, todos os pontos da esfera distam do ponto médio do diâmetro (centro da esfera) contido em s uma medida igual ou menor a do raio do semicírculo, raio esse que será o raio da esfera .

15

16 7) Explique o que é cunha esférica:
Note que, quanto maior for o ângulo, maior será o fuso correspondente; a área do fuso é diretamente proporcional a . Note que quanto maior for o ângulo, maior será o volume da cunha correspondente; o volume da cunha é diretamente proporcional a.

17

18


Carregar ppt "Escola Estadual Ernesto Solon Borges Aluna: Dyuli Tainá de oliveira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google