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Os desejos de consumo dos brasileiros em 2012

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Apresentação em tema: "Os desejos de consumo dos brasileiros em 2012"— Transcrição da apresentação:

1 Os desejos de consumo dos brasileiros em 2012
Radar ACREFI – DATA POPULAR Os desejos de consumo dos brasileiros em 2012 MARÇO 2012

2 O DATA POPULAR foi a primeira empresa brasileira a se especializar no mercado de baixa renda
Após conduzir inúmeras pesquisas sobre o mercado popular, liderar processos de inovação de produtos, auxiliar no desenvolvimento de marcas e planos de marketing para companhias nacionais e multinacionais, o DATA POPULAR é hoje referência absoluta no desenvolvimento de pesquisas e estratégias de negócio para as classes C, D e E

3 O Data Popular atende as maiores e mais exigentes empresas que atuam no Brasil.
A diversidade de áreas de atuação nossos clientes trouxe para empresa a capacitação e experiência de atuar no estudo e desenvolvimento de estratégias de negócio na grande maioria dos segmentos da economia nacional

4 Radar Acrefi – Data Popular
Os desejos de consumo dos brasileiros em 2012 Fonte: Pesquisa Data Popular realizada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012 com entrevistados de 71 cidades em todo o país Março de 2012

5 Limites de renda per capita Média de renda das famílias
Critério de Classificação Social Calculado a partir da renda domiciliar per capita mensal de todas as fontes Classes Limites de renda per capita Média de renda das famílias Classe E Até R$ 79,00 R$ 273,00 Classe D De R$ 79,00 até R$ 323,00 R$ 940,00 Classe C De R$ 324,00 até R$ 1.387,00 R$ 2.295,00 Classe B De R$ 1.388,00 até R$ 2.886,00 R$ 6.070,00 Classe A Acima de R$ 2.886,00 R$ ,00 Fonte: Data Popular, 2011; elaborado a partir de dados da PNAD-IBGE

6 HÁ DEZ ANOS QUE O DATA POPULAR AJUDA O BRASIL A ACOMPANHAR UMA DAS MAIS PROFUNDAS MUDANÇAS SOCIAIS DE SUA HISTÓRIA Elite Nova Classe Média Base da Pirâmide 2001 2012

7 MUDANÇA DA PIRÂMIDE POPULACIONAL
181 milhões 193 milhões 197 milhões Fonte: Projeção Data Popular à partir dos microdados da PNAD – IBGE

8 Crescimento da nova classe média por regiões
+35% +50% +29% +21% +16% Crescimento da nova classe média por regiões 3 de cada 10 pessoas que entraram na Nova Classe Média são nordestinas Crescimento da nova classe média por tipo de área Contribuição de cada região para o crescimento da classe média Contribuição de cada tipo de área para o crescimento da classe média O maior crescimento relativo da Classe Média se deu nas áreas rurais

9 As regiões do Brasil 39% 64% NORTE Habitantes:15,8 milhões NORDESTE
Classe % Pop. E 4% D 41% C 47% B 6% A 2% Classe % Pop. E 8% D 47% C 39% B 4% A 2% Brasil 2010: 190 milhões de Habitantes CENTRO-OESTE Habitantes: 14,0 milhões SUDESTE Habitantes: 80,3 milhões Classe % Pop. E 1% D 25% C 58% B 10% A 6% Classe % Pop. E 1% D 20% C 63% B 11% A 5% Classe % Pop. E 1% D 18% C 64% B 12% A 5% SUL Habitantes: 27,3 milhões 9

10 DISTRIBUIÇÃO POR CATEGORIA
A classe C e o consumo 2011 DISTRIBUIÇÃO POR CATEGORIA Lar 31,55% R$ 1,03 trilhão* Serviços** 23,16% Alimentação e Bebidas 18,49% Saúde e Beleza 8,32% Transporte 8,17% Vestuário 5,12% Educação 2,07% Entretenimento 1,60% * Valor que considera a renda total somada ao crédito das famílias **Serviços prestados esporadicamente: Cabeleireiros, manicures, lavanderias, sapateiros, empregados domésticos, cartórios etc. Viagens 1,52% Fonte: Projeção Data Popular, Julho de (à partir dos dados do IBGE)

11 Expectativas

12 Desejos de compra em 2012 Individual 45,6% 54,2% 57,2% 37,0 milhões
Celular 54,4% 45,6% 37,0 milhões Pretendem comprar Número de pessoas À Vista Parcelado Formas de pagamento Notebook 45,8% 54,2% 32,4 milhões Tablet 42,8% 57,2% 25,6 milhões Os brasileiros que pretendem comprar celular em 2012, somam 37 milhões de pessoas. A intenção de compra de tablets, que vem ganhando força, é manifestada por cerca 25,6 bilhões. Quanto às formas de pagamento, a maioria prefere parcelar as aquisições de notebooks e tablets. Em relação à compra de celulares, a preferência é pelo pagamento à vista. Fonte: Pesquisa Radar Acrefi-Data Popular realizada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012 com entrevistados de todo o país Março de 2012

13 Desejos de compra em 2012 Familiar 56,1% 62,4% 47,9% 52,5% 60,7% 60,8%
Pretendem comprar Número de Famílias À Vista Parcelado Formas de pagamento TV 43,9% 56,1% 8,3 milhões Sofá 37,6% 62,4% 6,9 milhões Jogo de quarto 52,1% 47,9% 6,4 milhões Fogão 47,5% 52,5% 5,3 milhões Geladeira 39,3% 60,7% 5,1 milhões Computador 39,2% 60,8% 3,8 milhões Quando questionadas sobre a intenção de compra para 2012 de vários bens de consumo, como TV e sofá, a maior parte das famílias afirmou que pretende comprar a prazo. Apenas o jogo de quarto obteve preferência pelo pagamento à vista. Percebe-se ainda que as famílias que manifestam o desejo de comprar um computador de mesa é bastante reduzido. Resultado da competição com notebooks e tablets Março de 2012 Fonte: Pesquisa Radar Acrefi-Data Popular realizada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012 com entrevistados de todo o país

14 À VISTA “versus” A PRAZO
Expectativas 2012 Pretensão de Compra À VISTA “versus” A PRAZO A PRAZO Na média, o pagamento das potenciais compras será: À VISTA

15 Pretensão de Compra EMERGENTES 63,9% 51,0% 63,4% 59,8% 41,3% 57,5%
Formas de pagamento que serão utilizadas por quem pretende comprar entre a À VISTA PARCELADO Celular 58,7% 41,3% Notebook 49,0% 51,0% Tablet 50,0% Individual Jogo de quarto 51,5% 48,5% Sofá 36,1% 63,9% Fogão 42,5% 57,5% Geladeira 36,6% 63,4% Computador 40,2% 59,8% TV 43,8% 56,2% À VISTA PARCELADO Familiar À VISTA PARCELADO Automóvel 28,5% 71,5% Imóvel 20,9% 79,1% Moto 13,2% 86,8% Familiar As classes C e D pretendem comprar a maior parte dos bens com pagamento parcelado, em Apenas celulares e jogo de quarto são apontados como itens para os quais o pagamento à vista é o preferido Março de 2012 Fonte: Pesquisa Radar Acrefi-Data Popular realizada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012 com entrevistados de todo o país

16 Pretensão de Compra ALTA RENDA 62,0% 68,9% 59,4% 59,0% 56,1% 51,3%
Formas de pagamento que serão utilizadas por quem pretende comprar entre a TV 44,0% 56,0% Sofá 40,6% 59,4% Jogo de Quarto 53,9% 46,1% Fogão 55,2% 44,8% Geladeira 43,9% 56,1% Computador 38,0% 62,0% À VISTA PARCELADO Familiar À VISTA PARCELADO Celular 48,7% 51,3% Notebook 41,0% 59,0% Tablet 31,1% 68,9% Individual À VISTA PARCELADO Automóvel 24,7% 75,3% Imóvel 25,5% 74,5% Moto 21,6% 78,4% Familiar As classes A e B também pretendem comprar, a maioria dos bens a prazo, em Independente da compra ser feita para uso individual ou familiar. Apenas para os casos de fogão e jogo de quarto, pagamento à vista é o preferido. Março de 2012 Fonte: Pesquisa Radar Acrefi-Data Popular realizada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012 com entrevistados de todo o país

17 R$ 1,7 milhões Pretensão de Compra
de brasileiros afirmam pretender adquirir uma MOTOCICLETA nova ou usada esse ano Entre os brasileiros que pretendem comprar uma motocicleta este ano, 57,9% pertencem às classes C e D. Já as classes A e B respondem por 42,1% dos interessados em adquirir esse tipo de bem em 2012 Março de 2012 Fonte: Pesquisa Radar Acrefi-Data Popular realizada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012 com entrevistados de todo o país

18 Afirmam ter pelo menos um automóvel em sua residência:
Posse de automóveis Alta Renda 85,5% Emergentes 41,3% Afirmam ter pelo menos um automóvel em sua residência: Proporcionalmente, de quem diz ter pelo menos um automóvel na sua residência: Entre os brasileiros que dizem ter pelo menos um carro em casa, os emergentes representam 74,1%. Março de 2012 Fonte: Pesquisa Data Popular realizada no terceiro trimestre de 2011 com entrevistados de todo o país

19 R$ 8,5 milhões Pretensão de Compra
de brasileiros afirmam pretender comprar esse ano um AUTOMÓVEL novo ou usado Entre os brasileiros que pretendem adquirir um automóvel este ano, 55,3% pertencem às classes C e D. O restante, 44,7% são representados por integrantes das classe A e B. Março de 2012 Fonte: Pesquisa Radar Acrefi-Data Popular realizada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012 com entrevistados de todo o país

20 CONFORTO O que o automóvel significa para os brasileiros: RAPIDEZ
LIBERDADE RAPIDEZ SEGURANÇA ECONOMIA Março de 2012 Fonte: Pesquisa Data Popular realizada no terceiro trimestre de 2011 com entrevistados de todo o país

21 O seu carro próprio possui seguro automotivo?
Posse de automóveis Alta Renda ,8% Emergentes 42,9% O seu carro próprio possui seguro automotivo? É comum possuir seguro de carro na alta renda. Os emergentes, porém, vão aos poucos descobrindo a sua importância: 42,9% dizem estar com os carros segurados Março de 2012 Fonte: Pesquisa Data Popular realizada no terceiro trimestre de 2011 com entrevistados de todo o país

22 Tipo de carro adquirido:
Posse de automóveis Tipo de carro adquirido: Alta Renda Emergentes Os emergentes conseguem o melhor custo benefício comprando carros usados, que representam 74% de suas compras de automóveis. Já na alta renda, seis em cada dez integrantes compraram carros novos. Março de 2012 Fonte: Pesquisa Data Popular realizada no terceiro trimestre de 2011 com entrevistados de todo o país

23 Posse de automóveis Entre os veículos adquiridos pela Alta Renda, 44,2% foi pago à vista. No caso dos Emergentes, a maior participação proporcional foi o de financiamento bancário Março de 2012 Fonte: Pesquisa Data Popular realizada no terceiro trimestre de 2011 com entrevistados de todo o país Fonte: Data Popular Online 2011 – respondentes

24 dos carros das mulheres
Posse de automóveis Curiosidade 13,1% dos carros dos homens estão licenciados em nomes de esposas 25,7% dos carros das mulheres estão licenciados em nomes dos maridos É mais comum encontrar mulheres com carros licenciados em nomes dos maridos do que o inverso Março de 2012 Fonte: Pesquisa Data Popular realizada no terceiro trimestre de 2011 com entrevistados de todo o país

25 OBRIGADO! Renato Meirelles Sócio diretor do Instituto Data Popular
Março de 2012


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