A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPERIO CAROLÍNGIO SÉCULO V AO SÉCULO IX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPERIO CAROLÍNGIO SÉCULO V AO SÉCULO IX."— Transcrição da apresentação:

1 IMPERIO CAROLÍNGIO SÉCULO V AO SÉCULO IX

2

3 FORMAÇÃO OBJETIVO: RESGATAR O ANTIGO IMPÉRIO ROMANO;
LOCAL: INICIOU-SE ONDE SERIA A FRANÇA ATUAL; PERÍODO: SÉCULO V AO IX TEM ESSE NOME EM VIRTUDE DE CARLOS MAGNO (IMPERADOR DE MAIOR REPRESENTATIVIDADE)

4 REINO DOS FRANCOS Os romanos viviam em um império centralizado e hierarquizado, enquanto que os germanos se organizavam em processo de centralização. Por volta do século VI, já haviam organizado novos reinos nos territórios ocupados. A maioria desses reinos tiveram vida curta. Apenas os francos conseguiram se estruturar e expandir seus domínios

5 Soberanos de duas dinastias
De Maior representatividade: A MEROVÍNGIA: Século V ao século VIII A CAROLÍNGIA: Século VIII ao IX Menor representatividade: CAPETÍNGIA:

6 MEROVÍNGIA Tem esse nome em decorrência de Meroveu. Avô de Clóvis, responsável por unificar várias tribos no começo do século V; Converteu-se ao cristianismo e tornou-se um poderoso aliado da igreja. Governou de 482 a 511. Teve vários sucessores e a partir de 639, a dinastia entrou em crise e o trono passou a ser governado por um alto funcionário da corte.

7 Representando a conversão de Clóvis, rei dos francos.
Responsável pelo fortalecimento do poder papal entre seu povo

8 Carlos Martel Majordomus, também conhecido como prefeito do palácio ou mordomo do paço. Um desses prefeitos foi Carlos Martel, que governou de 714 a 741 e conquistou prestígio e poder e comandou o exercito cristão que deteve o avanço dos muçulmanos sobre a Europa, na batalha de Poitiers (732)

9 BATALHA DE POITIERS (732)

10 CAROLÍNGIO Após a morte de Carlos Martel, seus poderes políticos foram herdados por seu filho Pepino, o Breve Em 751, destronou o último rei Merovíngio e fundou a dinastia Carolíngia, que governou entre os séculos VIII e IX. Pepino foi reconhecido como rei dos francos. Em troca lutou contra os lombardos, povo que ameaçava o poder da igreja católica e ficava em território Italiano.

11 As terras dos Lombardos
Pepino doou as terras dos lombardos para a Igreja Católica. Formou-se então o patrimônio de São Pedro, que tornou-se o Estado da Igreja Católica. com a morte de Pepino, sucedeu-se no trono seu filho: Carlos Magno, que governou de 768 a 814.

12 CARLOS MAGNO Os Francos comandados por Carlos Magno submeteram diversos povos germânicos e conquistaram um vasto território. Com isso Carlos Magno adquiriu prestígio e poder no mundo cristão, chegando a receber do Papa Leão III o título de Imperador do Novo Império Romano do Ocidente em 800.

13 CARLOS MAGNO

14 Coroação de Carlos Magno pelo Papa Leão III

15 O IMPÉRIO CAROLÍNGIO Não tinha uma sede fixa;
Estabeleceu uma série de normas escritas conhecidas como capitulares, que funcionavam como leis; Contou com a ajuda de nobres como: condes(responsável pelos condados) e os marqueses (responsável territórios situados nas fronteiras), isto é, as marcas. Havia os missi-dominici, inspetores do rei que viajavam pelo território para controlar os administradores locais.

16 RENASCENÇA CAROLÍNGIA
Carlos Magno dedicou-se sobretudo às atividades militares, permanecendo analfabeto até a Idade Adulta, porém preocupou-se em desenvolver a cultura. Estimulou a abertura de escolas e mosteiros, a tradução e a cópia de manuscritos antigos e protegeu artistas. Preservou e transmitiu a cultura da antiguidade clássica.

17 A LITERATURA Grande parte do conhecimento que temos hoje da literatura da antiguidade greco-romana deve-se ao trabalho de coleta e cópia desenvolvido pelos escribas do período da renascença carolíngia.

18 Imagem da Renascença Carolíngia

19 Fragmentação do Império
Depois da morte de Carlos Magno em 814, deu filho Luis I, o piedoso se manteve no poder até 840; Em 840 com sua morte, seus filhos passaram a disputar o poder: Carlos, o Calvo, Luis o Germânico e Lotário.

20 O tratado de Verdun (843) O problema da disputa territorial foi resolvida pelo tratado de Verdun que dividiu o território em 3 partes: França Ocidental: Carlos, o Calvo França Central: Lotário França oriental: Luis , o Germânico

21 TRATADO DE VERDUN

22 Dinastia Capetíngia A dissolução completa da dinastia Carolíngia na França Ocidental se deu em 987, quando os senhores feudais escolheram Roberto Hugo Capeto, conde de Paris, para ocupar o trono. Inicia-se a dinastia capetíngia

23 Novas invasões A Europa passou a receber novas invasões:
Leste: húngaros Norte: vikings Sul: (muçulmanos)


Carregar ppt "IMPERIO CAROLÍNGIO SÉCULO V AO SÉCULO IX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google