A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arte rupestre Do francês rupestre, o termo designa gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a técnica empregada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arte rupestre Do francês rupestre, o termo designa gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a técnica empregada."— Transcrição da apresentação:

1 Arte rupestre Do francês rupestre, o termo designa gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a técnica empregada.

2 Breve histórico Paleolítico: período da pedra lascada, que vai desde o surgimento dos primeiros hominídeos até aproximadamente a.C Neste período, o homem era caçador e coletor: caçava animais para se alimentar e produzir vestimentas com suas peles para se proteger do frio; coletava frutos e raízes para complementar sua alimentação.

3 O homem do paleolítico Paleolítico inferior: o Australopithecus surgiu no sul da África há 2 ou 3 milhões de anos. Já fabricava instrumentos, por isso é conhecido como Homo faber ou Homo habilis. Paleolítico médio: o homem de Neanderthal, considerado o 1º homo sapiens, surgiu há cerca de 100 mil anos. Também produzia os mais diversos instrumentos, habitavam em cavernas, conheciam o fogo e demonstravam os primeiros sinais de linguagem articulada. Paleolítico superior: entre 40 e 18 mil anos atrás, o homem de Cro-Magnon produzia seus instrumentos com sílex, um pedra duríssima, cujas lâminas utilizava como faca. É neste período que surgem as primeiras manifestações do que chamamos arte.

4 Arte rupestre Convenciona-se chamar de "arte" essas expressões plásticas que fornecem acessos valiosos para o estudo de várias fases da história da humanidade. Os sítios arqueológicos mais importantes, como o de Altamira (Espanha) e Lascaux (França) foram descobertas nos séculos XIX e XX Considerada a expressão artística mais antiga da humanidade, a arte rupestre é realizada em cavernas, grutas ou ao ar livre.

5 Técnicas empregadas Pintura: mais antiga que as gravuras . Os traços podem ser feitos com os dedos ou com a ajuda de utensílios; as cores, obtidas do carvão (preta), do óxido de ferro (vermelha e amarela) e, às vezes, com cera de abelha. Substâncias líquidas - água, clara de ovo, sangue etc. - são empregadas nas pinturas. Às diferentes técnicas e cores (muitas vezes superpostas) são atribuídos sentidos variados. Gravura: quando a forma é obtida pela retirada de matéria ou por incisões

6 Representação Era quase sempre de animais: mamutes, bisões, cervos; cenas de caça. Indicam o desejo inconsciente de dominar mais facilmente a presa e, assim capturá-la. Esta arte "afirma uma presença" (indicando uma forma de dizer "estive" ou "estivemos aqui") por meio da representação de mãos, pés e figuras; e em outra que tem o sentido de "testemunho", na medida em que representa visualmente narrativas, eventos, cenas e mitos.

7 Sítio arqueológico de Altamira, na Espanha. Descoberto em 1879, por D
Sítio arqueológico de Altamira, na Espanha. Descoberto em 1879, por D. Marcelino Sanz Sautuola

8 Sítio arqueológico de Altamira, na Espanha.
Para conhecer a história da descoberta deste sítio, procure o site:

9 Sítio arqueológico de Altamira, na Espanha.
Estas pinturas foram feitas há aproximadamente anos.

10 Sítio arqueológico em Lascaux, França Descoberto em 1942

11 Sítio arqueológico em Lascaux, França
Você pode fazer uma visita à gruta através do site:

12 Sítio arqueológico Lascaux, França.
Acredita-se que estas pinturas tenham sido feitas há anos.

13 Sítio arqueológico em Chauvet, França Descoberto em 1994

14 Sítio Arqueológico de Chauvet, França
Lá encontram-se representações de mamutes, ursos, panteras, cavalos, hienas, rinocerontes

15 Sítio arqueológico de Faz-côa, Portugal
É o maior sítio arqueológico ao ar livre conhecido até hoje. Aqui se vê um animal gravado na rocha

16 Vênus de Willendorf – a 20000 Encontrada na Áustria, é uma pequena escultura que representa a fertilidade. É considerada a escultura mais antiga que se tem conhecimento.

17 Arte rupestre no Brasil
No Brasil, as pinturas e gravuras mais antigas, que chegam a ter anos, foram encontradas no Parque Nacional da Serra da Capivara, região de São Raimundo Nonato (Piauí). São desenhos e esboços de animais, pessoas, plantas e objetos. Muitas vezes mostram cenas da vida cotidiana e cerimônias de culto. Em Minas Gerais, na região de Lagoa Santa, existem mostras de arte rupestre também muito antigas, de cerca de anos. São cenas de caça com uso de flechas e de armadilhas para apanhar animais, redes grandes com peixes, retratando a dinâmica do dia-a-dia de povos antigos. Destacam-se também a Toca da Esperança, região central da Bahia, Naspolini e Florianópolis, no estado de Santa Catarina. No Rio Grande do Norte, diversos sítios foram encontrados, principalmente nas regiões do Seridó e na chapada do Apodi, com destaque para o Lajedo de Soledade.

18 Sítio arqueológico da Serra da Capivara, Piauí

19 Sítio arqueológico da Serra da Capivara, Piauí

20 Pintura no painel de Pedra Pintada, em Barão de Cocais, MG

21 Pinturas encontradas em Florianópolis, SC

22 Arte rupestre e grafite
Se considerarmos que a arte rupestre é a arte feita em paredes de grutas, cavernas ou ao ar livre, em paredes rochosas, podemos traçar um paralelo com a atual prática do grafite, que nada mais é do que um pintura feita em paredes da cidade, com o consentimento de seus proprietários e devido valor estético. Um exemplo desta prática é o trabalho da dupla paulista Os gêmeos

23 Os Gêmeos Os Gêmeos são irmãos, nascidos em 1974, em São Paulo. Otávio e Gustavo Pandolfo se tornam grafiteiros em 1987 e com o tempo conquistaram fãs e adeptos, tornando-se uma das maiores influências paulistanas e nacional. Começaram nos muros, assim como todos os outros, mas atualmente já grafitam também em murais como outdoors e até mesmo fazem exposições, passando seus desenhos para bonecos “reais” espalhado por todo Brasil, e agora nos Estados Unidos e na Europa (Tate Moderm em Londres).

24 Grafite em um muro de São Paulo

25 Galeria Fortes Vilaça, São Paulo, 2006

26 Kelburn Castle, Trabalho realizado na Escócia

27

28

29 Obra no Trensurb em Porto Alegre, 2005

30 A principal característica do trabalho da dupla é o TRAÇO INCONFUNDÍVEL.
Você pode pesquisar mais sobre os artistas em:


Carregar ppt "Arte rupestre Do francês rupestre, o termo designa gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a técnica empregada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google