A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COM A JUVENTUDE FAZEMOS OPÇÕES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COM A JUVENTUDE FAZEMOS OPÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 COM A JUVENTUDE FAZEMOS OPÇÕES

2 As Bem-Aventuranças Ser bem-aventurado é ser feliz. Não qualquer felicidade mas aquela que brota da vida plena anunciada por Jesus. É uma opção, um Projeto de Vida, cuja centralidade é Cristo. As Bem-Aventuranças são apresentadas no Sermão da Montanha. Elas são para todos nós que desejamos participar do anúncio da alegria.

3 As Bem-Aventuranças São divididas em quatro: 1 - Atitude inicial
2 - Opções fundamentais 3 - Realidade a ser assumida 4 - Consequência

4 “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.”
1 - Atitude inicial “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.” Ser pobre em espírito é a porta de entrada para as Bem-Aventuranças. Ser acolhedor e, muitas vezes, superar preconceitos e moralismos para poder abraçar e amar a juventude verda- deiramente como ela é.

5 2 - Opções fundamentais “Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.” - A compaixão, a pureza de coração e a promoção da paz são opções em defesa da vida, fundamentais no seguimento a Jesus Cristo.

6 2 - Opções fundamentais As opções exigem a negação de todas as formas de escravidão, violência, agressões, extermínio e exploração, especialmente, dos jovens. A partir delas criamos um estilo de vida que nos conduz ao cuidado com a vida e a dignidade humana.

7 3 - Realidade a ser assumida
“Felizes os aflitos, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.” Jesus apresenta o cenário dos aflitos, dos mansos e dos que têm fome e sede de justiça como realidade a ser transformada.

8 3 - Realidade a ser assumida
Essa transformação nos exige uma prática coerente com o Evangelho, com a vida e deve chegar às “periferias sociais e existenciais”. Entre as respostas que, nós como cristãos, somos chamados à dar, estão: a solidariedade, a promoção da justiça, a comunhão e a partilha. É necessário aproximar-se, chegar aos espaços onde a juventude se encontra e a eles dedicar boas palavras ou apenas os ouvidos para acolher os seus anseios e sonhos.

9 4 - Consequência “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim.” A perseguição é o termômetro da nossa fidelidade ao Reino de Deus.

10 4 - Consequência Na missão muitas vezes nos vemos “nadando contra a corrente” pelos confrontos com os padrões impostos ao povo. É urgente sermos profetas de uma Vida Nova assumindo com consciência o Projeto de Jesus Cristo.

11 As Bem-Aventuranças... ... nos provocam à pobreza de espírito, à escolha das opções fundamentais e à assumir a realidade como espaço de construção do Reino de Deus até as últimas consequências. É ser testemunho vivo para e com a juventude mesmo diante das limitações e desafios que a Missão nos apresenta.


Carregar ppt "COM A JUVENTUDE FAZEMOS OPÇÕES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google