A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hospital Orthomed Center

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hospital Orthomed Center"— Transcrição da apresentação:

1 Hospital Orthomed Center
Reuniao Clínica Hospital Orthomed Center

2 Lombalgias Condições com alta prevalencia: 84% ,mas 5% gasta 75% do total Incapacitante e associada a absenteismo Altos custos nos sistemas de saúde. US$100bi/ano Terminologia e nomenclatura: inespecifica, potencialmente relacionada a compressao neurologica ; outras causas.

3 Etiologia Mecanica/ocupacional
Degeneraçao discal da idade : 70% aos 60 anos Fatores biomecanicos Habitos Familiar Mas lembrar sempre que é multifatorial.

4 Etiologia O risco relativo de filhos de pessoas com lombalgia secundaria a discopatia é de 4,14 e dos netos e bisnetos de 1,4. Fatores ocupacionais e de sobrecarga contribuem com menos de 10% das alterações de imagem.

5 Exames complementares
RX- suficiente para diagnosticar discopatias e espondiloartrose CT RNM

6 Exames complementares
O emprego de tecnologias mais caras (RNM) e imagens melhores nao está associado a melhora dos resultados clinicos do tratamento da lombalgia. Diferenciar práticas comuns e disseminadas das praticas baseadas em evidencias.

7 Antes de solicitar a RNM , considerar:
Menos de 1% das lombalgias sao associadas a metastases ou infecçoes Tratamento x (tratamento+RNM)= mesmos resultados Colunas assintomaticas tem elevada incidencia de alteracoes na RNM e há sempre ansiedade gerada no paciente. Quanto mais RNM , mais cirurgias , mas nao com resultados melhores.

8 Lombalgia inespecifica
70% dos casos agudos relacionados a trauma indireto- nao fazer a RNM antes de 6 semanas. Considerar a RNM em casos com neuropatia progressiva ou severa, ou quando considerar tto invasivo. Solicitar a RNM se suspeita de metastase ou infecçao.idade acima de 50 anos, perda de peso , dor intratavel e com mais de 1 mes

9 Evoluçao Natural Lombalgia aguda inespecifica. O clinico deve avisar o paciente:

10 Evoluçao Natural Lombalgia cronica inespecifica

11 Evolucao natural Lombalgias agudas tendem a ter melhora nas primeiras 6 semanas e raramente deixam dor residual apos 1 ano. Lombalgias cronicas melhoram bem nas primeiras 6 semanas , mas tendem a deixar dor residual apos 1 ano.

12 Recomendações Uso de analgesicos e AINEs ou opioides fracos
Nao usar relaxantes musculares Gabapentina somente nas radiculopatias e por pouco tempo. Corticoide com ou sem ciática= placebo

13 Recomendações Permaneça ativo Terapias alternativas.


Carregar ppt "Hospital Orthomed Center"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google