A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fisioterapia Dermatofuncional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fisioterapia Dermatofuncional"— Transcrição da apresentação:

1 Fisioterapia Dermatofuncional
Prof. Kemil Rocha Sousa

2 Especialidade Reconhecida pelo COFFITO

3 Você já ouviu ou viu isso?
Criolipólise Ultracavitação Lipocavitação Peeling Carboxiterapia Massagem modeladora Manthus Dermomassagem Endermoterapia Eletrolifiting Peeling diamante Drenagem Esfoliação Massagem relaxante Massagem facial Echus Eletroestimulação Corrente russa Vacuoterapia Eletrolipólise Depilação a laser

4 E disso? Cirurgia plástica Lipoaspiração Gordura localizada Flacidez
Rugas Queimadura Dermatite Obesidade Celulite Estrias

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16 Noções de Citologia e Histologia
Células agrupadas, similares quanto à estrutura, função e e origem embrionária, e que são unidas por quantidade variadas de material intercelular, são chamadas de tecidos. Existem apenas quatro tipos básicos: epitelial, conjuntivo, muscular e o nervoso.

17 Tecido Epitelial Pode ser agrupado em duas categorias:
Membranas de cobertura ou revestimento Glandular São formados por células intimamente unidas, com quantidade mínima de material intercelular. Formam uma barreira que reveste as superfícies do corpo e tubos e ductos que se comunicam com a superfície. Revestem as cavidades naturais: boca, fossas nasais e condutos auditivos.

18 Composição As membranas epiteliais são compostos unicamente por células. Suas bordas são unidas pelas junções celulares. Podem ter espessura variável, podendo ser de até uma célula.

19 Funções Revestimento das superfícies Absorção Secreção Sensorial

20 Nutrição e Inervação Com raras exceções os vasos sanguíneos não penetram nos epitélios, de modo que não há contato direto de suas células com as paredes dos vasos. A nutrição é feita por difusão dos nutrientes através da membrana basal, que é a conexão ao tecido conjuntivo. São inervados, recebendo terminações nervosas livre que, às vezes, formam uma rica rede intra-epitelial.

21 Classificação Quanto ao número de camadas: Epitélio simples (escamoso)
Epitélio estratificado (pavimentoso ou cilíndrico) Pseudo estratificado

22 Classificação Quanto à forma das células: Epitélio pavimentoso
Epitélio cúbico Epitélio cilíndrico

23 Renovação São tecidos lábeis
Estão em contínua renovação graças a atividade mitótica contínua Nos epitélios estratificados, em geral, as mitoses ocorrem nas células situadas junto à lâmina basal. As células neoformadas são empurradas em direção à superfície onde substituem as células mais antigas.

24 Tecido Conjuntivo Apresentam diversos tipos de células, separadas por abundante material intercelular, que é sintetizado por elas e representado pelas fibras do conjuntivo e pela substância fundamental amorfa. Banhando este material e também as células há pequena quantidade de fluido, o líquido intersticial.

25 Classificação Tecido Conjuntivo propriamente dito:
É aquele onde não há predomínio de nenhum dos elementos constituintes e as suas fibras não apresentam um arranjo organizado. T. conjuntivo frouxo T. conjuntivo denso T. conjuntivo de propriedades especiais

26 T. conjuntivo frouxo Tecido em que há lacunas entre seus elementos (areolar). Apoia e nutre as células epiteliais, sendo encontrado na pele, nas mucosas e nas glândulas. Fibroblastos e macrófagos É um tecido de consistência delicada, flexível e pouco resistente às trações. Ex: tec. subcutâneo.

27 T. conjuntivo denso Há predominância de fibras colágenas.
Fibroblastos. Os feixes colágenos formam uma trama tridimensional, conferindo-lhe resistência às trações em qualquer direção. Ex: derme.

28 T. conjuntivo de propriedades especiais
Adiposo, elástico, reticular e mucoso, cartilaginoso e ósseo.

29 Substância fundamental Amorfa
Preenche os espaços entre as células e as fibras do conjuntivo e, sendo viscosa, oferece uma barreira à penetração de partículas estranhas no interior dos tecidos. Gel-fluido a gel semi-sólido. É o elemento não fibroso da matriz, na qual as células e outros componentes estão mergulhados.

30 Substância fundamental Amorfa
É incolor, transparente e opticamente homogênea. Proteoglicanas, ácido hialurônico e glicoproteínas.

31 Fibras colágenas Mais frequentes
Arcabouço extracelular para todos os organismos pluricelulalres Proteína mais abundante do corpo humano (30%) 70 % do peso seco da pele. Tipo I: pele, tendão, osso, parede dos vasos Tipo II: Cartilagem hialina Fornece resistência e integridade estrutural

32 Fibras Elásticas Delgadas, sem estriações longitudinais, ramificando-se de forma semelhante a rede de malha irregular. Amarelada Elastina Escleroproteína muito resistente Suas fibras deformam facilmente mas retornam a forma original Encontrada em pequena quantidade na pele (4%) Distensibilidade (100 a 140%)

33 Fibras reticulares Anastomosadas umas às outras
Arcabouço interno das glândulas Curtas finas e inelásticas Reticulína

34 Fibroblastos Célula mais comum no tecido conjuntivo
Responsável pela formação das fibras e do material intercelular amorfo Particularmente ativos no processo de reparação

35 Macrófagos Célula mesenquimatosa indiferenciada Mastócitos (heparina, histamina, serotonina) Plasmócitos Leucócitos Célula adiposa

36


Carregar ppt "Fisioterapia Dermatofuncional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google