A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Gêneros Textuais” Disciplina: Inglês Técnico Professora: Ellen Ikeda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Gêneros Textuais” Disciplina: Inglês Técnico Professora: Ellen Ikeda"— Transcrição da apresentação:

1 “Gêneros Textuais” Disciplina: Inglês Técnico Professora: Ellen Ikeda

2 Gêneros Textuais são tipos de textos, cuja função comunicativa é reconhecida social e culturalmente por uma determinada comunidade.

3 Além de terem essa função comunicativa específica, os gêneros textuais se caracterizam por organização, estrutura gramatical e vocabulário específico – assim como pelo contexto social em que ocorrem.

4 Reconhecer o gênero de um texto significa ter conhecimento de seu layout (formato), isto é, das características próprias a ele, as quais o distinguem de outros gêneros.

5 A seguir, observe com atenção os textos em inglês:

6 A)

7 B)

8 C)

9 D) English Pronunciation: /ˈɪŋglɪʃ/ adjective
Pronunciation: /ˈɪŋglɪʃ/ adjective relating to England or its people or language. noun 1 [mass noun] the language of England, now widely used in many varieties throughout the world. 2 (as plural noun the English) the people of England. English is the principal language of Great Britain, the US, Ireland, Canada, Australia, New Zealand, and many other countries. There are some 400 million native speakers, and it is the medium of communication for many millions more: it is the most widely used second language in the world. It belongs to the West Germanic group of Indo-European languages, though its vocabulary has been much influenced by Norman French and Latin.

10 E) Inglês no mundo contemporâneo:
ampliando oportunidades sociais por meio da educação Luiz Paulo da Moita Lopes (Universidade Federal do Rio de Janeiro - CNPq) “A intenção não é rejeitar o inglês, mas reconstituí-lo em termos inclusivos, éticos e democráticos, e assim trazer à tona as resoluções criativas para [os] conflitos lingüísticos e outros na periferia.” (Canagarajah, 1999: 2) “Também acredito na força das relações entre as pessoas para a soma de esforços no sentido da reinvenção das gentes e do mundo.” (Freire, 2001: 53) ABSTRACT: In view of the role played by English as the language of empire and of globalization in the present, I argue that it is paramount that learning English becomes one of the crucial concerns on the part of governmental and non-governmental agencies in order to foster social mobility. There is a need for investment in research and projects in critical language education, particularly in English, at a time when discourse has become fundamental to live, to work and to learn in the highly semiotized societies in which we live. English can be used as a common language through which we can read the world critically and participate in its construction. Resumo: Em virtude do papel desempenhado pelo inglês como a língua do império e da globalização no presente, argumento ser essencial que a aprendizagem do inglês se torne um dos interesses cruciais de agências governamentais e não-governamentais para promover a mobilidade social. Há uma urgência de investimento em pesquisa e projetos de educação lingüística crítica, particularmente na área de inglês, uma vez que o discurso se tornou fundamental para viver, trabalhar e aprender nas sociedades altamente semiotizadas em que vivemos. O inglês pode ser usado como a língua comum por meio da qual podemos ler criticamente o mundo e participar em sua construção. Tradução do original em inglês: “The intention is not to reject English, but to reconstitute it in inclusive, ethical and democratic terms, and so bring about the creative resolutions to [the] linguistic conflicts and others in the periphery.”

11 F) The Sitter is an upcoming American comedy directed by David Gordon Green and produced by Michael De Luca. The plot is about a male student who, after being suspended from college, is lured into a babysitting gig for which he is woefully unprepared. This movie studio is Michael De Luca Productions and a Twentieth Century Fox joint venture. It is being distributed by Twentieth Century Fox, the film was set to be released in cinemas on January, 20, Recently there has been a trailer released of the movie with the Rise of the Planet of the Apes film.

12 Familiarização com o texto
De acordo com os recortes apresentados, identifique os diferentes tipos de texto:

13 A) Uma carta

14 Uma receita B)

15 C) Uma história em quadrinhos

16 D) Definição de palavra em dicionário English Pronunciation: /ˈɪŋglɪʃ/
Pronunciation: /ˈɪŋglɪʃ/ adjective relating to England or its people or language. noun 1 [mass noun] the language of England, now widely used in many varieties throughout the world. 2 (as plural noun the English) the people of England. 3 [mass noun] North American spin or side given to a ball, especially in pool or billiards: put more English on the ball English is the principal language of Great Britain, the US, Ireland, Canada, Australia, New Zealand, and many other countries. There are some 400 million native speakers, and it is the medium of communication for many millions more: it is the most widely used second language in the world. It belongs to the West Germanic group of Indo-European languages, though its vocabulary has been much influenced by Norman French and Latin. Definição de palavra em dicionário

17 E) Inglês no mundo contemporâneo:
ampliando oportunidades sociais por meio da educação Luiz Paulo da Moita Lopes (Universidade Federal do Rio de Janeiro - CNPq) “A intenção não é rejeitar o inglês, mas reconstituí-lo em termos inclusivos, éticos e democráticos, e assim trazer à tona as resoluções criativas para [os] conflitos lingüísticos e outros na periferia.” (Canagarajah, 1999: 2) “Também acredito na força das relações entre as pessoas para a soma de esforços no sentido da reinvenção das gentes e do mundo.” (Freire, 2001: 53) ABSTRACT: In view of the role played by English as the language of empire and of globalization in the present, I argue that it is paramount that learning English becomes one of the crucial concerns on the part of governmental and non-governmental agencies in order to foster social mobility. There is a need for investment in research and projects in critical language education, particularly in English, at a time when discourse has become fundamental to live, to work and to learn in the highly semiotized societies in which we live. English can be used as a common language through which we can read the world critically and participate in its construction. Resumo: Em virtude do papel desempenhado pelo inglês como a língua do império e da globalização no presente, argumento ser essencial que a aprendizagem do inglês se torne um dos interesses cruciais de agências governamentais e não-governamentais para promover a mobilidade social. Há uma urgência de investimento em pesquisa e projetos de educação lingüística crítica, particularmente na área de inglês, uma vez que o discurso se tornou fundamental para viver, trabalhar e aprender nas sociedades altamente semiotizadas em que vivemos. O inglês pode ser usado como a língua comum por meio da qual podemos ler criticamente o mundo e participar em sua construção.  Um resumo de obra acadêmica

18 F) The Sitter is an upcoming American comedy directed by David Gordon Green and produced by Michael De Luca. The plot is about a male student who, after being suspended from college, is lured into a babysitting gig for which he is woefully unprepared. This movie studio is Michael De Luca Productions and a Twentieth Century Fox joint venture. It is being distributed by Twentieth Century Fox, the film was set to be released in theaters on August 5, 2011, but was pushed back to December 9, Recently there has been a trailer released of the movie with the Rise of the Planet of the Apes film. Uma sinopse de filme

19 2- O que nos permite identificá-los. ( ) o formato (layout)
2- O que nos permite identificá-los? ( ) o formato (layout). ( ) os recursos tipográficos (negrito, itálico, etc). ( ) as palavras características de cada tipo de texto. ( ) as figuras.

20 Familiarização com o texto
Observe os recortes e identifique os diferentes tipos de texto: A) Uma carta. B) Uma receita de culinária. C) Um cartoon. (história em quadrinho). D) A definição de uma palavra (dicionário). E) Um resumo de uma obra acadêmica. F) Sinopse de um filme.

21 Com base nos diferentes textos, liste o que você encontra em cada um deles: A) _______________________________. B) Lista de ingredientes e modo de fazer. C) _______________________________. D) _______________________________. E) _______________________________. F) _______________________________.

22 Bibliografia básica: SOUZA, A. , ABSY, C. COSTA, G. MELLO, L
Bibliografia básica: SOUZA, A., ABSY, C. COSTA, G. MELLO, L. Leitura em língua inglesa: Uma abordagem instrumental. 2ªed. São Paulo: DISAL, 2005.


Carregar ppt "“Gêneros Textuais” Disciplina: Inglês Técnico Professora: Ellen Ikeda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google