A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÚSICA PARA SER SENSIBILIZAÇÃO E VIVÊNCIAS MUSICAIS ATRAVÉS DO CORPO, DA VOZ E DAS COISAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÚSICA PARA SER SENSIBILIZAÇÃO E VIVÊNCIAS MUSICAIS ATRAVÉS DO CORPO, DA VOZ E DAS COISAS."— Transcrição da apresentação:

1 MÚSICA PARA SER SENSIBILIZAÇÃO E VIVÊNCIAS MUSICAIS ATRAVÉS DO CORPO, DA VOZ E DAS COISAS.

2 MÚSICA PARA SER OUTRO DIA recebi um link pelo Facebook de minha amiga, a Professora Márcia Visconti. Assisti e me emocionei... Não só pelo conteúdo, mas pela felicidade de estar lendo exatamente aquilo que penso sobre a Música, e por conectar-me aos que também pensam como eu.

3 ATRAVÉS DA MÚSICA podemos descortinar o mundo, e mergulhados nela podemos nos ver a nós mesmos, nos descobrindo, nos deparando com nossos talentos e limitações, com nossos sentimentos bons e ruins, com toda espécie de emoções.

4 A VIVÊNCIA MUSICAL, como todos sabemos, traz imediata evolução na qualidade de vida, tanto de quem a toma como complemento de sua Educação, como para quem faz dela profissão, paixão, a razão de sua vida. Nós, por exemplo...!  Somos então os mensageiros, os multiplicadores dessa maravilhosa obra divina que é a Música que nos permite educar tão plenamente, de forma prazerosa e gratificante. SOB MEU PONTO DE VISTA,no entanto, há uma diferença em aprender Música e aprender pela Música.

5 MEU TRABALHO SE DIRIGE a quem educa pela Música e acredito ser essa também a função da Música nas Escolas Regulares. Educar no sentido mais amplo da palavra, um educar voltado não tanto para o conteúdo formal da Música, mas também e principalmente para a formação global das pessoas através dela.

6 ENSINAR MÚSICA EM ESCOLAS REGULARES não passa necessariamente pelo viés da Teoria Musical, mas sim e principalmente pela prática. O que se prentende com a Música nas escolas, da forma como está colocada, é que através dela, se prepare o aluno para aprender melhor. Preparar alunos para que absorvam melhor o mundo e a vida, e então possam ser músicos, escritores, advogados, médicos, professores, dirigentes...

7 INICIALMENTE, NÃO IMPORTA SE O ALUNO sabe o que é semínima ou colcheia, mas sim que ele tenha percepção, coordenação, atenção e envolvimento suficientes para executar inteiros e metades, de todas as formas possíveis nos limites do corpo e da voz. ANTES DE SABER DA EXISTÊNCIA DE FIGURAS, que se executem muitos ritmos, antes de saber da existência das pautas, claves e notas, que se cantem muitas melodias.

8 COMO VILLA – LOBOS, acredito ainda mais na Iniciação da Formação pela Música, através do canto em grupo. Adicionei o corpo por tê-lo descoberto através de Ivaldo Bertazzo e Mara Behlau, como instrumento que produz a voz, e quem sem ele seria impossível construir as estruturas de uma boa entoação.

9 O TRABALHO QUE, ANTES DO TEMPO,apresento a vocês é um resumo de minhas ideias. Vivenciar a Música principalmente através do corpo e da voz, e ao mesmo tempo abordar diferentes áreas do conhecimento para que haja as conexões necessárias ao desenvolvimento global do cidadão.

10 ANSEL ADAMS (1902 —1984), um dos fotógrafos mais significativos dos EUA, nos deixou entre muitas esta frase: Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos. E assim é em todas as áreas, seja compondo uma canção ou ministrando uma aula de Matemática ou Crochê, tudo o que fazemos tem a substância do que vivemos, que é o que somos. .

11 Villa – Lobos diz: “A Música é a primeira das Artes porque tem um poder biológico”. Que seja, pois, através dela, feita a grande transformação.

12

13 QUAIS SERIAM? Então vejamos: Para fazer um bolo precisamos de matéria prima, dos ingredientes.

14 FARINHA em Inglês é - - - - -
BUTTER em Português é - - -

15 Matéria prima do pintor

16 PALHAÇO O/S/T 1,00 x 1,30 cm Criado em : /2004 Gustavo Rosa nasceu em São Paulo em 1946, abandonou a carreira publicitária, em 1967, para dedicar-se a pintura. Seus quadros retratam na maioria das vezes o humor. "É muito mais difícil retratar o humor do que o drama" diz o artista.

17 E QUAIS SERIAM MÁTÉRIAS PRIMAS DE UM ESCULTOR?

18 FELÍCIA LEIRNER http://museufelicialeirner.org.br
(Varsóvia, Polônia Campos do Jordão SP 1996).

19 E PARA FAZER MÚSICA? QUAIS AS MATÉRIAS PRIMAS DO COMPOSITOR?

20 SOM RITMO E O que é som ? O que é ritmo? O que é pulsação?
O metrônomo marca a PULSAÇÃO O que é pulsação?

21 QUAIS OS SEUS SONS PREDILETOS?
ONOMATOPÉIAS

22 ? ?

23

24

25

26

27 O metrônomo marca a - - - Muitos instrumentos podem marcar a pulsação
Como está batendo seu coração? O metrônomo marca a AO CORAÇÃO DA MÚSICA CHAMAMOS PULSAÇÃO Muitos instrumentos podem marcar a pulsação

28 BUMBO PRATO CHIMBAL TON - TONS SURDO BUMBO GARRAFÃO DE ÁGUA MINERAL
CAIXA CHIMBAL SURDO PRATO PIANO DE CAUDA BUMBO VIOLA CAIPIRA GARRAFÃO DE ÁGUA MINERAL

29 . O bumbo e o ton-ton são partes da bateria, que é um INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO .
VOCÊ CONHECE OUTROS INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO?

30 PANDEIRO CAXIXI CAJÓN TAABLA CASTANHOLA TAMBORIM AGOGÔ TRIÂNGULO

31 SOM E RITMO MÚSICA É... SOM E RITMO! RITMO E SOM! PULSAÇÃO ESTÁ NO RITMO SEJA NO BUMBO OU NO TONTON

32 Som e Ritmo G MÚSICA É ... G 2 - SOM E RITMO! G MÚSICA É ... G 1/ G 2 - RITMO E SOM ! // G1/G2/G3 – PULSAÇÃO ESTÁ NO RITMO SEJA NO G2 – BUMBO OU G3 – NO TON-TON G1/ G3- PULSAÇÃO ESTÁ NO RITMO SEJA NO BUMBO OU NO TON-TON! G2 BUM BO BUM BO BUM BO BUM - BO G1/G2- PULSAÇÃO ESTÁ NO RITMO SEJA NO BUMBO OU NO TON-TON! G3 NO TON-TON TON – TON TON –TON TON-TON TON- TON – TON TON – TON – TON G1- PULSAÇÃO ESTÁ NO RITMO SEJA NO BUMBO OU NO TON-TON G2 BUM BO BUM BO BUM BO BUM- BO G3 NO TON-TON TON – TON TON –TON TON-TON TON- TON – TON TON – TON – TON

33 Música se escreve em partituras
Datação 1789 cf. MS1 Acepções ■ substantivo feminino Rubrica: música. 1 material gráfico, contendo notações impressas ou manuscritas, que mostra a totalidade das partes de uma composição musical; grade partitura IMPRIMIR

34 ESTA É A PARTITURA DE NOSSA BRINCADEIRA MUSICAL:

35


Carregar ppt "MÚSICA PARA SER SENSIBILIZAÇÃO E VIVÊNCIAS MUSICAIS ATRAVÉS DO CORPO, DA VOZ E DAS COISAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google