A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exercício – aula 3 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Era chamado por todos de Joca e costumava.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exercício – aula 3 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Era chamado por todos de Joca e costumava."— Transcrição da apresentação:

1 Exercício – aula 3 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Era chamado por todos de Joca e costumava sair todos os dias de noite, pois era boêmio. Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro por volta das onze horas. Como era muito conhecido por todos, bebeu, cantou e dançou. Naquela mesma noite, Joca aparentava alegria, mas estava muito triste. Ele não havia contado a ninguém que havia ganho na loteria sozinho. Por ironia do destino, o pobre homem tinha doado algumas roupas, cujo bilhete estava dentro de uma delas. Após lembrar do episódio, não suportou a falta de atenção e de sorte. Saiu do bar em direção a zona sul e chegando lá parou em frente a uma pedra. Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

2 Discurso direto, indireto e indireto livre

3 Observe os exemplos abaixo:
1) Ana disse: - Amanhã não irei à escola. 2) Ana disse que amanhã não iria à escola. Existe uma diferença entre os exemplos 1 e 2. O texto 1 é um exemplo de discurso ___________, já o 2 é um exemplo de discurso _____________.

4 Para fazer a introdução dessas vozes no texto, a voz principal ou privilegiada, o narrador, usa o que chamamos de discurso. O que vem a ser discurso dentro do texto? Discurso é a forma como as falas são inseridas na narrativa. O discurso pode ser classificado em: direto, indireto e indireto livre.

5 Observe atentamente o diálogo abaixo:
Você poderia ligar para os fornecedores e marcar uma reunião para amanhã? Claro!

6 Perceba o chefe e sua funcionária:
O chefe disse para a funcionária: - Você poderia ligar para os fornecedores e marcar uma reunião para amanhã? A funcionária respondeu: - Claro.

7 Imagine duas pessoas conversando
Imagine duas pessoas conversando. Agora, imagine esta conversa sendo escrita. Existem as marcações próprias da linguagem formal quando nos referimos as falas (que são próprias da oralidade ou da linguagem coloquial). Interrogação, dois pontos, travessão etc. Esses são alguns exemplos da marcação de uma conversa coloquial na escrita formal.

8 Você escutou o que o chefe pediu para a Zenita?
Imagine agora que dois funcionários estavam conversando próximo ao chefe e um deles não escutou, mas ficou interessado na conversa! Que fofoqueira! Ele perguntou a Zenita se ela poderia ligar para os fornecedores e marcar uma reunião para amanhã. Você escutou o que o chefe pediu para a Zenita?

9 No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem!

10 Discurso indireto livre
É um caso misto de reprodução das falas e menos comum. Nele aparecem as palavras do narrador e do personagem! (ver apostila) Não confunda discurso indireto livre com “misturar” narrador observador e narrador personagem! São informações totalmente diferentes!!

11 Transforme o discurso direto em indireto:
1) A menina disse: - Estou com fome. A menina disse que estava com fome. 2) O Afonso já fez o macarrão? Perguntou dona Magali. Dona Magali perguntou se o Afonso já havia feito o macarrão.

12 1) A menina disse: Estou com fome. (presente) discurso direto A menina disse que estava com fome. (pretérito imperfeito) discurso direto 2) O Afonso já comprou o pão? Perguntou dona Magali. (pretérito perfeito) discurso direto Dona Magali perguntou se o Afonso já havia comprado o pão. (pretérito mais que perfeito) discurso direto Ou Dona Magali perguntou se o Afonso já comprara o pão. (pretérito mais que perfeito) discurso direto

13 Imagine que o diálogo abaixo faz parte de uma entrevista de uma celebridade (Dona Lucita, professora e psicóloga) concedida à Revista ZZ em janeiro de 2011 sobre um projeto social: Revista ZZ: Qual é o propósito do projeto social da ong “menos violência” que você coordena ? Dona Lucita: Existem muitos jovens que não têm oportunidade e buscam na nossa ong uma esperança. Revista ZZ: Vocês ajudam qualquer pessoa que precisa ou existe uma seleção? Dona Lucita: Quando o jovem chega “em nossa casa”, ele tem vergonha e baixa autoestima, nós fazemos um cadastro e ele começa a frequentar o projeto. Aos poucos vai se interessando. Revista ZZ: Como vocês conseguem manter o projeto? Dona Lucita: Contamos com doações diversas e muitos jovens, como gratidão, trabalham conosco voluntariamente.

14 Agora, mudaremos o discurso direto para o indireto:
Em entrevista a revista ZZ, em janeiro de 2011, Dona Lucita, esclarece qual é o projeto da organização que coordena, se o jovem que os procura, precisa de seleção e como a professora consegue manter o projeto. A coordenadora explica que os jovens que procuram a organização não têm oportunidade e buscam uma esperança. Que os interessados fazem um cadastro e começam a frequentar o projeto. Que a “menos violência” é mantida com doações diversas e pelo trabalho de muitos voluntários.

15 MUITO IMPORTANTE! É ERRADO TRAZER INFORMAÇÕES DE “FORA DO TEXTO”, MESMO QUE A IDEIA SEJA DE MELHORÁ-LO. O DISCURSO INDIRETO É SIMPLISMENETE UMA “NOVA FORMA” DE LEITURA DE ALGUM TEXTO QUE JÁ ESTÁ PRONTO! CUIDADO COM A PESSOA DO DISCURSO!


Carregar ppt "Exercício – aula 3 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Era chamado por todos de Joca e costumava."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google