A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Everton da silva correa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Everton da silva correa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everton da silva correa
Sociologia Prof. Everton da silva correa

2 Émile Durkheim Ética e mercado

3 Os seres humanos são naturalmente egoístas, e é a vida em sociedade que os obriga a respeitar os interesses alheios e as instituições. Por isso mesmo, Durkheim acreditava fortemente que o bem-estar coletivo não pode vir da satisfação egoísta dos interesses individuais. São as regras morais que podem garantir à sociedade um princípio de justiça.

4 Pergunta Se a família e a religião não são mais eficazes como instituições integradoras, pois os indivíduos passam grande parte de seu tempo longe delas, o que fazer? Segundo Durkheim, devemos voltar a atenção para o mercado de trabalho e de trocas. Afinal, é ali que homens e mulheres passam a maior parte do seu dia.

5 Cooperação E se todos precisam trocar bens e serviços para garantir sua sobrevivência, é ali que irão perceber mais claramente como é impossível viver sem a cooperação de todos. O mercado, adverte Durkheim, precisa de uma ética que deverá ser mais forte do que a pura lógica econômica.

6 Deixado sem freio, sem regra, sem norma, o mercado não tem limite
Deixado sem freio, sem regra, sem norma, o mercado não tem limite. Tudo se vende e tudo se compra, se houver quem compre. O papel de regulador da ética do mercado deveria ser desempenhado, nos sugere Durkheim, pelas corporações profissionais. Ou seja, pela unificação das diferentes categorias no processo de produção.

7 FIM


Carregar ppt "Prof. Everton da silva correa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google