A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geração de Alternativas e Análise de Decisão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geração de Alternativas e Análise de Decisão"— Transcrição da apresentação:

1 Geração de Alternativas e Análise de Decisão

2 Pontos que serão abordados
Geração de alternativas Geração de soluções Seleção entre alternativas

3 Necessidade do projeto
Todo projeto é finito e apresenta um ciclo de vida. Nasce -> Desenvolve-se -> Finaliza Assim possui uma dinâmica que é demostrada por um ciclo de vida através de um fluxo

4 Dinâmica das ações Dinâmica de ações ao longo do ciclo de vida de um projeto.

5 Ambiente do projeto Ambiente auxilia na definição das necessidades do cliente. Ambientes são:interno e externo Projetos crescem dentro dos ambientes Projetos crescem dentro de Organizações Projetos crescem dentro de unidades de trabalho.

6 Necessidades X Soluções
Existe uma correlação entre as necessidades e as possíveis soluções. Emergência da necessidade Reconhecer a necessidade Articular a necessidade Estabelecer requisitos funcionais Articular requisitos técnicos

7 Procedimentos de reconhecimento
Dois procedimentos de reconhecimento são complementares e importantes: 1º Certifica-se de que foi corretamente compreendida a real necessidade do cliente. 2º Gerar várias alternativas de solução para resolver o mesmo desafio.

8 Seleção do projeto Fatores que interferem na seleção do projeto:
Fatores de produção Fatores mercadológicos Fatores financeiro. Fatores Humanos Fatores Administrativos.

9 Mecanimos para seleção de projetos
Formulas para seleção: formulas que espelhem benefícios, probabilidade de sucesso. Análise de custo: (Uso de ranking), foco em elementos mensuráveis e importantes, variável tempo. Tabela de pontuação Amostral do Projeto: fatores técnicos de mercado financeiro e outros. Custo de Oportunidade: Avalia o custo de não aproveitar a oportunidade.

10 Mecanimos para seleção de projetos
Análise de Valor Presente: técnica que considera o valor atual de todo investimento que for feito durante o projeto (Trazer o fluxo de caixa de todo o projeto para a data de hoje). Análise de Fluxo de caixa Descontado: Considera a dispersão do fluxo de caixa pelo tempo em que o capital deve ser empregado. Taxa Interna de retorno: Considera que embora o projeto tenha despesas ele pode antecipar benefícios. Medida de retorno de investimento.

11 Mecanimos para seleção de projetos
Técnicas de Orçamento de Investimento: Monta-se tabela na qual é possível comparar, para vários projetos existentes seus custos, retornos, valores líquidos a cada período (meses). Técnicas de parametrização: Consiste em um grupo de técnicas que estabelece previamente parâmetros que devam ser utilizados para selecionar projetos.

12 Método Kepner e Tregoe Método americano.
Baseia-se no uso do Brainstorming. Conceito: tendo-se um conjunto de solições (projetos) que devem ser priorizados, ou identificados qual deles deve ser conduzido, parte-se para o estabelecimento dos critérios de decisão.

13 Método Kepner e Tregoe Existem dois tipos de critérios de decisão.
Must ou deveres: estabelecem limites para as coluções alternativas apontadas; deveres que, se as alternativas não atenderem não serão considerados na etapa seguinte; Wishes ou desejos: critérios que permitirão aos envolvidos no processo de seleção diferenciar qualitativamente as alternativas.

14 Método Kepner e Tregoe

15 Formulário de apoio a tomada de decisão

16 Case: Escolha de um CPO (Chief Project Officer)


Carregar ppt "Geração de Alternativas e Análise de Decisão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google