Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Complemento do nome
2
Complemento do nome O complemento distingue-se do modificador por ser selecionado pelo nome. Há nomes (como há verbos, também) cuja referência não fica completa sem um complemento.
3
Exemplos A participação foi elevada. (participar em) – participação em quê?
4
Exemplos A participação foi elevada. (participar em) – participação em quê? A compra foi feita em boa altura. (comprar alguma coisa) compra de quê?
5
Exemplos A participação foi elevada. (participar em) – participação em quê? A compra foi feita em boa altura. (comprar alguma coisa) compra de quê? A entrega decorreu numa bonita cerimónia. (entregar alguma coisa) entrega de quê?
6
Exemplos A participação foi elevada. (participar em) – participação em quê? A compra foi feita em boa altura. (comprar alguma coisa) compra de quê? A entrega decorreu numa bonita cerimónia. (entregar alguma coisa) entrega de quê? A constatação foi feita pelo lesado. (constatar alguma coisa) constatação de quê?
7
Exemplos A participação foi elevada. (participar em) – participação em quê? A compra foi feita em boa altura. (comprar alguma coisa) compra de quê? A entrega decorreu numa bonita cerimónia. (entregar alguma coisa) entrega de quê? A constatação foi feita pelo lesado. (constatar alguma coisa) constatação de quê? A pesca faz-se ao largo dos Açores. (pescar alguma coisa) pesca de quê?
8
Exemplos A participação foi elevada. (participar em) – participação em quê? A compra foi feita em boa altura. (comprar alguma coisa) compra de quê? A entrega decorreu numa bonita cerimónia. (entregar alguma coisa) entrega de quê? A constatação foi feita pelo lesado. (constatar alguma coisa) constatação de quê? A pesca faz-se ao largo dos Açores. (pescar alguma coisa) pesca de quê? Comi um bocado. (um bocado de alguma coisa) - bocado de quê?
9
Exemplos 1. A participação na votação foi elevada. 2. A compra dos livros foi feita em boa altura. 3. A entrega dos prémios decorreu numa bonita cerimónia. 4. A constatação de que o carro lhe foi roubado foi feita pelo lesado. 5. A pesca da baleia (=baleeira) faz-se ao largo dos Açores. 6. Comi um bocado. (um bocado de alguma coisa) - bocado de quê? Os complementos de nome são normalmente desempenhados por grupos preposicionais ou por adjetivos, (oracionais).
10
Situações que exigem complemento do nome
Nomes abstratos que tenham de ser relativizados: o ódio a tudo o que seja egoísmo; a justiça social, o amor ao próximo;
11
Situações que exigem complemento do nome
Nomes abstratos que tenham de ser relativizados: o ódio a tudo o que seja egoísmo; a justiça social, o amor ao próximo; Nomes deverbais (nomes que têm a ideia de ação, formados a partir de verbos transitivos): construir > construção;
12
Situações que exigem complemento do nome
Nomes abstratos que tenham de ser relativizados: o ódio a tudo o que seja egoísmo; a justiça social, o amor ao próximo; Nomes deverbais (nomes que têm a ideia de ação, formados a partir de verbos transitivos: construir > construção; Nomes derivados de outros nomes ou de adjetivos: arte > artista de teatro; belo> beleza da criança;
13
Situações que exigem complemento do nome
Nomes abstratos que tenham de ser relativizados: o ódio a tudo o que seja egoísmo; a justiça social, o amor ao próximo; Nomes deverbais (nomes que têm a ideia de ação, formados a partir de verbos transitivos: construir > construção; Nomes derivados de outros nomes ou de adjetivos: arte > artista de teatro; belo> beleza da criança; Nomes de autoria ou posse, agente, tema: o carro da Maria; o quadro de Malhoa;
14
Situações que exigem complemento do nome
Nomes abstratos que tenham de ser relativizados: o ódio a tudo o que seja egoísmo; a justiça social, o amor ao próximo; Nomes deverbais (nomes que têm a ideia de ação, formados a partir de verbos transitivos: construir > construção; Nomes derivados de outros nomes ou de adjetivos: arte > artista de teatro; belo> beleza da criança; Nomes de autoria ou posse, agente, tema: o carro da Maria; o quadro de Malhoa; Nomes que relacionam parte/todo: a perna da mesa;
15
Situações que exigem complemento do nome
Nomes abstratos que tenham de ser relativizados: o ódio a tudo o que seja egoísmo; a justiça social, o amor ao próximo; Nomes deverbais (nomes que têm a ideia de ação, formados a partir de verbos transitivos: construir > construção; Nomes derivados de outros nomes ou de adjetivos: arte > artista de teatro; belo> beleza da criança; Nomes de autoria ou posse, agente, tema: o carro da Maria; o quadro de Malhoa; Nomes que relacionam parte/todo: a perna da mesa; Nomes de topónimos, ou que indicam origem: a cidade do Porto o café do Brasil;
16
Situações que exigem complemento do nome
Nomes abstratos que tenham de ser relativizados: o ódio a tudo o que seja egoísmo; a justiça social, o amor ao próximo; Nomes deverbais (nomes que têm a ideia de ação, formados a partir de verbos transitivos: construir > construção; Nomes derivados de outros nomes ou de adjetivos: arte > artista de teatro; belo> beleza da criança; Nomes de autoria ou posse, agente, tema: o carro da Maria; o quadro de Malhoa; Nomes que relacionam parte/todo: a perna da mesa; Nomes de topónimos, ou que indicam origem: a cidade do Porto o café do Brasil; Nomes que indicam parentesco ou relações institucionais ou de amizade: o pai de Ícaro é Dédalo; Presidente da República;
17
Situações que exigem complemento do nome
Nomes abstratos que tenham de ser relativizados: o ódio a tudo o que seja egoísmo; a justiça social, o amor ao próximo; Nomes deverbais (nomes que têm a ideia de ação, formados a partir de verbos transitivos: construir > construção; Nomes derivados de outros nomes ou de adjetivos: arte > artista de teatro; belo> beleza da criança; Nomes de autoria ou posse, agente, tema: o carro da Maria; o quadro de Malhoa; Nomes que relacionam parte/todo: a perna da mesa; Nomes de topónimos, ou que indicam origem: a cidade do Porto o café do Brasil; Nomes que indicam parentesco ou relações institucionais ou de amizade: o pai de Ícaro é Dédalo; Presidente da República; Nomes icónicos: fotografia da minha amiga; retrato de Vasco da Gama.
18
Complemento do adjetivo
Complemento selecionado por um adjetivo; pode ser constituído por um grupo preposicional, oracional ou não. Ex: A minha avó é fácil de contentar.
19
Exercícios: modificador ou complemento?
O herói de Memorial do convento, que são todos os trabalhadores, é um herói coletivo. O Rei não estava interessado em desenvolver o país. A construção do mosteiro da Batalha também deu origem a uma narrativa. A ideia de que Saramago sempre foi querido em Mafra é errada.
20
Construa uma frase que obedeça à seguinte estrutura:
Sujeito+ modificador apositivo do nome + verbo + complemento oblíquo + modificador do grupo verbal
21
Construa uma frase que obedeça à seguinte estrutura:
Sujeito+ modificador apositivo do nome + verbo + complemento oblíquo + modificador do grupo verbal Camões, grande poeta, foi para a Índia de livre vontade.
22
Construa uma frase que obedeça à seguinte estrutura:
Sujeito+ modificador apositivo do nome + verbo + complemento oblíquo + modificador do grupo verbal Camões, grande poeta, foi para a Índia de livre vontade. Sujeito + complemento do nome + verbo + modificador restritivo do nome + complemento direto
23
Construa uma frase que obedeça à seguinte estrutura:
Sujeito+ modificador apositivo do nome + verbo + complemento oblíquo + modificador do grupo verbal Camões, grande poeta, foi para a Índia de livre vontade. Sujeito + complemento do nome + verbo + modificador restritivo do nome + complemento direto A escrita do romance divulgou o belíssimo monumento.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.