A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Organismo Humano… …em Equilíbrio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Organismo Humano… …em Equilíbrio"— Transcrição da apresentação:

1 O Organismo Humano… …em Equilíbrio
A interação dos vários sistemas de órgãos, no sentido de responderem às necessidades do organismo em cada momento…

2 Manter a vida humana, em todas as suas dimensões, implica…
…a coordenação entre os vários sistemas de órgãos. Na coordenação do organismo intervêm: - o Sistema Nervoso - o Sistema Hormonal

3 No Sistema Nervoso as mensagens são transmitidas ao longo de células nervosas – os neurônios, até aos diferentes órgãos. No Sistema Hormonal existem mensageiros químicos – os hormônios, elaborados em órgãos específicos, que circulam na corrente sanguínea até aos órgãos – alvo.

4 O Sistema Nervoso: Tem a capacidade de: receber, transmitir, elaborar
armazenar informações.

5 O Sistema Nervoso: Permite ao indivíduo relacionar-se com o meio ambiente e dar respostas adequadas aos estímulos recebidos. ○ As variações do meio externo são apreciadas de forma consciente. ○ As variações do meio interno são percebidas de forma inconsciente.

6 Relações com o meio - atividade nervosa
Em resposta às condições do meio - aos estímulos , podem realizar-se: Atos voluntários – desencadeados por vontade própria. Atos involuntários – conjunto de movimentos coordenados que executamos de forma automática ( pestanejar, espirrar…).

7 Os estímulos… São sinais físicos ou químicos que impressionam os órgãos dos sentidos: luz, sons, variações de temperatura e de pressão…

8 Os órgãos dos sentidos…
Contem estruturas nervosas – receptores sensoriais, sensíveis a estímulos. O conhecimento do mundo depende, em grande parte, das mensagens nervosas originadas nos receptores sensoriais pelos estímulos.

9 A estimulação dos receptores sensoriais…
… desencadeia, nos receptores, mensagens nervosas que são conduzidas ao cérebro… …depois de analisadas, podem ser elaboradas novas mensagens… … depois, são retransmitidas, que efetuam a resposta.

10 O funcionamento do Sistema Nervoso depende da circulação das mensagens numa rede complexa de neurônios

11 neurônios… São células especializadas na condução de mensagens eletroquímicas, a alta velocidade de uma parte do corpo para outra. juntos num feixe, formam os nervos.

12 Constituição de um neurônio:

13 Os neurônios diferem: de acordo com a sua função: ▫ sensitivos
■ no tamanho, ■ no número de dendritos, ■ no comprimento do axônio . de acordo com a sua função: ▫ sensitivos ▫ de associação ▫ motores.

14 Função: conduzir mensagens nervosas – impulsos nervosos.
Quando recebe um estímulo, modifica as suas características elétricas, o que produz uma pequena corrente elétrica que circula num único sentido: dos dendritos para o corpo celular e deste para o axônio.

15 Os impulsos nervosos passam de um neurônio para outro em ligações especializadas – as sinapses, que ocorrem entre os dendritos de um neurônio e os dendritos ou o corpo celular de outro.

16 Condução do impulso nervoso
Nas extremidades dos neurônios existem vesículas com substâncias químicas – neurotransmissores, que são libertadas na fenda sináptica. Os neurotransmissores vão ligar-se a receptores existentes nas dendritos, fazendo passar o impulso nervoso ao outro neurônio.

17 Condução do impulso nervoso…

18 O Sistema Nervoso é constituído pelo: Sistema Nervoso Central (S.N.C.)
Sistema nervoso Periférico.

19 O Sistema Nervoso Central:

20 O Sistema Nervoso Central:
Medula Espinhal Cérebro Encéfalo ( localizado na caixa craniana): Cérebro Cerebelo Bolbo Raquidiano Medula Espinhal ( no interior da coluna vertebral). Bolbo Raquidiano Cerebelo

21 O Encéfalo Cérebro: Cerebelo: Bolbo Raquidiano:
Controla as atividades: sensoriais ( visão, audição…) motoras Intelectuais ( inteligência, memória, emoções…) Cerebelo: Coordenação dos movimentos do corpo Manutenção do equilíbrio Bolbo Raquidiano: Coordenação dos reflexos ( funções involuntárias: batimentos cardíacos, movimentos respiratórios e a digestão)

22 Medula Espinhal via de comunicação: centro para muitos reflexos
das sensações para o encéfalo das ordens que este envia para todo o organismo centro para muitos reflexos

23 O Sistema Nervoso Periférico

24 Sistema Nervoso Periférico…
Nervos cranianos Sistema Nervoso Autônomo (coordena os órgãos internos de modo automático e inconsciente): Simpático ( mobiliza as energias para um aumento de actividade) Parassimpático ( conserva as energias corporais) Sistema Nervoso Somático (coordena funções que nos relacionam com o meio externo - movimentos voluntários): nervos do sistema muscular, do esqueleto e dos órgãos dos sentidos Nervos Raquidianos Nervos Ciáticos

25 Sistema Hormonal… …tem uma estreita relação com o sistema nervoso, através do hipotálamo. …e o Sistema Nervoso interagem entre si através do: eixo hipotálamo-hipófise.

26 Eixo hipotálamo - hipófise
Condução de factores hipotalâmicos até à hipófise

27 O hipotálamo… …é a região do cérebro capaz de transformar impulsos nervosos recebidos de várias regiões do S.N.C. em sinais hormonais, enviados para a hipófise.

28 O hipotálamo… …participa no controlo:
do ritmo cardíaco, da digestão, … é também responsável pela sensação de sede, de fome, calor, sensações emocionais entre outras.

29 A mensagem hormonal… …realiza-se por via química, através das hormônios.

30 Os Hormônios … … são moléculas produzidas por glândulas endócrinas;
…são lançadas no sangue, que as transporta; …atuam em quantidades muito pequenas; …têm uma ação específica sobre as células-alvo; …regulam processos celulares, estimulando ou inibindo a sua atividade; … têm, em regra, uma ação duradoura.

31 Principais áreas de ação hormonal…

32 Concluindo… Quer o Sistema Nervoso, quer o Sistema Hormonal:
respondem a estímulos recebidos por receptores enviam mensagens para órgãos que executam as respostas adequadas

33 Concluindo… O Sistema Nervoso dá resposta a estímulos internos e externos. O Sistema Hormonal apenas dá resposta a estímulos internos.

34 No organismo humano há dois sistemas de coordenação…


Carregar ppt "O Organismo Humano… …em Equilíbrio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google